Home > Notícias
27/11/2018 17h52min

Trabalho de ex-alunos de pós-graduação é premiado em concurso

O ex-aluno Daniel, à direita, durante a solenidade de premiação

Estudo de caso avaliou dois cenários utilizando sprinklers para prevenção de incêndio em depósitos

Promover soluções que tenham menor custo de execução e garantam sustentabilidade ambiental e nível elevado de segurança é o desafio diário dos profissionais que atuam em segurança do trabalho.

Esse foi o foco do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Daniel Henrique Miranda e Rafael Fernandes de Souza, durante a finalização da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho no Senac Jabaquara.

O elemento central do estudo de caso foi comparar dois cenários distintos de proteção contra incêndios por sprinklers (chuveiro automático para extinção do fogo) em depósitos com cargas empilhadas em até 13,10 metros.

A dupla finalizou o curso em dezembro de 2017, inscreveu o TCC no 5º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos e conquistou uma Menção Honrosa, ficando em 2º lugar entre os três projetos vencedores.

"O conhecimento no sistema de sprinklers trago de minha experiência profissional, contudo, aliar segurança à sustentabilidade ambiental foi algo promovido nas aulas do curso do Senac", destaca Daniel.

Estudo de caso
Durante o projeto, os alunos avaliaram dois cenários. No primeiro, utilizaram o conceito de proteção previsto nas normas NFPA-13 e IT-24/11, prevendo sprinklers somente no telhado. Já o segundo é delineado com base na Norma Técnica 8-9 da FM Global, que prevê sprinklers ESFR no telhado e em um nível do porta-paletes.

O trabalho considerou critérios de dimensionamento dos sistemas e exigências para higienização de reservatórios para alcançar resultados tangíveis.

Depois do estudo das normas, foram elaborados os projetos dos referidos cenários, contemplando plantas baixas, cálculos hidráulicos e lista de materiais de cada um deles.

"Ao elaborar estes projetos foi possível chegar aos resultados necessários para comparação entre os cenários, considerando os componentes do sistema e, principalmente, a quantidade de água necessária para a Reserva Técnica de Incêndio para cada um".

Ao final, a dupla verificou que, apesar de possuir um custo ligeiramente elevado em galpões de médio e grande porte, a proteção de depósitos que utiliza sprinklers no nível de porta-paletes é viável do ponto de vista da sustentabilidade e oferece redução significativa no consumo e reserva de água.

Além disso, observaram que esta solução permite aumentar a altura do depósito até 18 metros, sem aumentar consideravelmente os custos, possibilitando, assim, investir muito pouco, estocar mais alto e possuir maior sustentabilidade ambiental.

"Manter a edificação sempre protegida dentro dos níveis aceitáveis foi algo muito importante e mencionado em diversas disciplinas do curso. Apesar do foco do curso ser a segurança do trabalho propriamente dita, pudemos aplicar no projeto a filosofia e os conceitos na segurança contra incêndios", conclui Daniel.

Prevenção
Ricardo Wagner Martins, responsável pela coordenação do curso, ressalta que todas as disciplinas desta pós-graduação são capazes de proporcionar aos alunos as habilidades necessárias para assegurar o cumprimento de normas, implementar políticas ambientais e, principalmente, garantir a segurança dos colaboradores de uma organização.

Para ele, é importante que o profissional de segurança do trabalho entenda que as pessoas são componentes fundamentais e estratégicos na melhoria da produtividade das empresas, inclusive na busca pela eficiência e redução de custos por meio da diminuição de acidentes.

"A participação do engenheiro de segurança do trabalho torna-se cada vez mais essencial no mundo corporativo, podendo elevar as companhias a um outro patamar de crescimento sustentável com ideias que façam a diferença", finaliza Ricardo.

Conheça a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Senac Jabaquara.

Notícias relacionadas:
- Alunos ampliam repertório de gestão ambiental em estações de tratamento
- Alunos ampliam repertório de gestão ambiental em estações de tratamento
- Alunos acompanham impacto do trabalho de catadores na gestão de resíduos sólidos
- Alunos acompanham impacto do trabalho de catadores na gestão de resíduos sólidos


Tags: 5º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos, Senac Jabaquara, prevenção de incêndio, pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, segurança do trabalho, soluções com sprinklers, trabalho de conclusão de curso


Últimas notícias

12/12/2018
11/12/2018
11/12/2018
Professor é finalista em competição internacional com projeto de saúde inovador
11/12/2018
Centro Universitário recebe Selo Instituição Socialmente Responsável
11/12/2018
Laboratório Novas Histórias estimula desenvolvimento de roteiristas brasileiros
11/12/2018
Turma compartilha dicas sobre processo seletivo em workshop
10/12/2018
Livro, leve e solto: parceria com subprefeitura incentiva leitura na Penha
10/12/2018
Alunos do Técnico em Cozinha realizam eventos com produção em alta escala
10/12/2018
Alunos compartilham conhecimentos em jogo de tabuleiro
10/12/2018
Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019 - 1º semestre
07/12/2018
Alunos implantam projeto de logística reversa em escola estadual
06/12/2018
Rally da Ecoeficiência ensina atitudes sustentáveis a aprendizes
04/12/2018
Bolo fofinho? Confira 5 dicas para acertar na receita
04/12/2018
Turma de Cuidador Infantil cria brinquedoteca em lar escola
04/12/2018
ONU reconhece práticas inclusivas do Senac São Paulo pela 2ª vez seguida
03/12/2018
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
03/12/2018
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Garçom
30/11/2018
Senac São Paulo apoia o Dezembro Vermelho
30/11/2018
O bêabá das Pancs
30/11/2018
Alunos de segurança do trabalho vencem Prêmio DuPont pelo 5º ano seguido

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)