Home > Notícias
26/10/2018 16h08min

Projeto de alunos facilita mobilidade urbana na Vila Industrial

Alunos do Senac São José dos Campos durante caminhada realizada pela Vila Industrial

Diagnóstico e sugestões foram encaminhados para a prefeitura e já geraram resultados práticos

Tornar a cidade mais acessível, segura e inclusiva para todos faz parte do conceito de mobilidade urbana. Inspirados nessa proposta e nos princípios da Carta das Cidades Educadoras, os alunos do Técnico em Logística do Senac São José dos Campos levaram seus conhecimentos para as ruas da Vila Industrial, bairro do entorno da unidade.

Em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a turma estudou o impacto da logística na locomoção das pessoas e elaborou relatórios, plataformas e aplicativos que contribuem para esse processo.

Para começar, o docente Jair Gustavo de Mello Torres promoveu discussões em grupo sobre o tema em sala de aula e auxiliou na análise dos documentos oficiais de mobilidade da cidade.

Depois, chegou a hora de os alunos vivenciarem os conceitos pesquisados. Fizeram uma caminhada pelo bairro usando cadeiras de rodas e vendas nos olhos para entender as dificuldades encontradas por pessoas com deficiência.

Durante o percurso, também observaram deslocamentos de pessoas, segurança, infraestrutura, arborização, condições de calçadas, rampas, pavimentos e sinalizações, além da logística de cargas.

A vivência contou com a participação dos alunos do
Técnico em Administração, que buscaram compreender como a acessibilidade, comodidade e a segurança podem facilitar o fluxo de pessoas até a porta das lojas.

As turmas ouviram relatos de pessoas da comunidade e registraram tudo em fotos e vídeos.

Análises e sugestões
De volta à sala de aula, analisaram os levantamentos. A turma de administração confrontou essas informações com dados de pesquisas sobre o tema e entenderam que os consumidores preferem estabelecimentos com boas condições de acessibilidade por transporte público.

Os alunos de logística produziram relatórios fotográficos e identificaram os locais que estão de acordo com as especificações legais.

A turma listou sugestões para melhorias em pontos específicos do bairro, entre elas a adequação ou construção de rampas de acesso e calçadas, instalação de semáforo para pedestres e poda de árvores.

O diagnóstico foi apresentado ao chefe de divisão da engenharia de trânsito, Cláudio Maia; para a assessora de Educação para a mobilidade, Aline Arantes Simões e para o coordenador do setor de Educação para o Trânsito, Daniel Monteiro.

Sistemas e aplicativos
Além do relatório, a turma de logística utilizou os laboratórios de informática do Senac para a criação e produção de plataformas e aplicativos com foco na mobilidade urbana da região.

A ideia era construir ferramentas de auxílio às pessoas que visitam o bairro, principalmente pessoas com deficiência e idosos. Para isso, mostram as condições de acesso com mapa, fotos, vídeos e dicas.

Conheça os aplicativos elaborados pelos alunos:
Conscientiza São José
Ezaw
Calçada para Todos

Veja também as plataformas logísticas criadas pela turma:
Conscientiza São José dos Campos
Mapa de acesso para cadeirantes

Resultados práticos
Os trabalhos dos alunos estão em processo de análise para possível implementação pelo setor de engenharia da Prefeitura. Mas, algumas modificações foram feitas prontamente e já trouxeram bons resultados ao bairro.

O Secretário de Mobilidade Urbana do município, Paulo Roberto Guimarães Júnior, teve acesso aos projetos e adiantou que a instalação de travessia elevada em frente ao Senac, proposta pela turma, está sendo avaliada.

A rua do Senac tem muito tráfego de pedestres, ciclistas, carros, ônibus e caminhões e, na região, estão localizados a base do Corpo de Bombeiros, secretarias municipais, Hospital Municipal, Tiro de Guerra, escolas, entre outros. Por isso, o estudo está sendo feito, diz.

Paulo Roberto destacou ainda a importância do trabalho dos estudantes. É com muita satisfação que recebemos a contribuição acadêmica das turmas do Senac na busca pela melhoria da mobilidade urbana de nossa cidade. Que, efetivamente, seja uma parceria oportuna tanto para o município quanto para os alunos, em razão da possibilidade de experimentarem os conhecimentos de forma prática e objetiva.

A aluna Cibele de Cássia Souza conta que a iniciativa realmente gerou boas experiências. Fiquei feliz com o impacto que o nosso trabalho causou nas pessoas. Tive a oportunidade de conversar com o engenheiro responsável pela mobilidade da cidade, ver o nosso trabalho chegar às autoridades competentes e ter resultados práticos.

O colega Diego Motta Domingues destaca que o projeto ampliou a visão sobre a profissão. Puder ver que a logística vai muito além dos temas estudados no curso. O Senac me tornou um verdadeiro técnico em logística.

Conheça os cursos da área de gestão e negócios que o Senac São José dos Campos oferece.

Notícias relacionadas:
- Conferência discute logística no Vale do Paraíba e Litoral Norte
- Conferência discute logística no Vale do Paraíba e Litoral Norte


Tags: Senac São José dos Campos, Técnico em Administração, Técnico em Logística no Senac, acessibilidade nas cidades, cidades educadoras, logística, mobilidade urbana


Últimas notícias

26/03/2019
26/03/2019
26/03/2019
26/03/2019
26/03/2019
Ações fortalecem turismo e produções locais na região de Sorocaba
26/03/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
26/03/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
20/03/2019
Turmas vivenciam rotina de agência de comunicação
19/03/2019
Indicador de desempenho: o recurso para tirar o planejamento estratégico do papel
18/03/2019
Senac está com inscrições abertas para graduação a distância
18/03/2019
Inscrições abertas para o Vestibular 2019 - 2º semestre
15/03/2019
Desafio de sustentabilidade mobiliza alunos de segurança do trabalho
15/03/2019
Projetos garantem novo Selo Social ao Senac Sorocaba
11/03/2019
Senac São Paulo promove nova edição do Empreenda - Senac
01/03/2019
Atividade reflete sobre visibilidade e empregabilidade de transexuais
01/03/2019
Peças de teatro refletem sobre ambição e riscos de acidentes no trabalho
01/03/2019
Alunas de podologia encerram curso com atendimento para refugiadas
27/02/2019
Tendências e dicas para maquiagem durar até o final da festa
26/02/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
26/02/2019
Comunicado - Manutenção no Portal

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)