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28/09/2018 17h

8 atitudes de marketing digital para arquitetos e designers de interiores

Lucila Turqueto, especialista em marketing décor, ensina como criar diferencial competitivo no setor usando as redes sociais.

Lucila Turqueto fala em microfone

Lucila Turqueto é especialista em marketing para a área décor e fundadora do blog Casa de Valentina

A indicação por boca a boca deixou de ser o caminho essencial para que profissionais de arquitetura e design de interiores possam atrair novos clientes. As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e o marketing digital passou a ser mandatório também nesse mercado.

“O boca a boca por si só não vence porque passa pelo digital em algum momento. E a ausência ou a má presença no digital pode queimar uma indicação”, destaca Lucila Turqueto, especialista em marketing para a área décor e fundadora do blog Casa de Valentina, referência no setor.

Atuando há 10 anos com estratégias digitais, Lucila conta que a experiência gerou bons aprendizados. O principal deles é que a área de decoração tem suas particularidades. “Já testei muitas ferramentas e formatos e vi que o que gera sucesso em outras áreas nem sempre performa bem no nosso mercado”, diz.

É nesse cenário que surge o marketing décor, um método de marketing digital focado em atrair clientes e construir autoridade para arquitetos e designers de interiores usando o poder das redes sociais.

O conceito ganha cada dia mais adeptos conquistando desde os profissionais em início de carreira até os mais experientes.

Contudo, alguns receios ainda são limites para aqueles que estão na zona de conforto apostando apenas no boca a boca ou nas mídias tradicionais.

O medo de perder clientes ao compartilhar dicas práticas é bastante comum entre essas pessoas. Para Lucila, esse pensamento é algo antigo e falso, pois, quando se fala de um assunto com propriedade, o profissional se torna referência e isso gera credibilidade diferenciando sua atuação no setor.

Ela dá mais um motivo para quem ainda tem uma certa resistência a se dedicar ao marketing décor: “Se um profissional acha que vive única e exclusivamente do boca a boca e recebe cerca de 10 pedidos de orçamento por dia, lembro que trabalhar com digital significa potencializar isso”.

Outro exercício que ela recomenda para quem ainda não acredita no marketing digital é colocar no Google a frase “Quanto custa contratar”. “A primeira opção que aparece é arquiteto. Isso quer dizer que as pessoas procuram por isso e ignorar essa busca é uma certa miopia de mercado”, enfatiza Lucila.

Como começar?
Depois de entender que não tem como fugir de uma presença digital consistente e frequente, surge a primeira dúvida: Por onde começar?

Uma dica da especialista é definir um micro nicho para focar a comunicação. “Quanto mais você afunilar dentro de um nicho, menos pessoas são impactadas, mas a taxa de conversão de venda ou contratação é maior”, justifica.

O infográfico abaixo mostra 8 passos traçados por Lucila Turquet para ajudar arquitetos e designers a colocar o marketing décor na prática com foco na primeira etapa do inbound marketing: atrair novos clientes.
Conceitos básicos
Antes de colocar os pés nas redes sociais, é preciso entender alguns conceitos básicos. Afinal, segundo a especialista, não basta criar perfis nas plataformas, é preciso manter uma presença frequente e consistente no universo digital.

O primeiro conceito citado por Lucila é o omnichannel, que cria uma estratégia de conteúdo para integrar todos os canais que a empresa usa.

A ideia é que um canal ajude o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor ao cliente gerando a convergência entre os meios on-line e off-line.

Lucila reforça que esse conceito é fundamental porque uma má experiência no digital pode, inclusive, queimar uma indicação já que, inevitavelmente, o boca a boca gera uma pesquisa em ferramentas de busca, como o Google, ou nas redes sociais.

“A ideia é usar todos os canais para proporcionar um processo de contratação de um serviço de maneira mais fluida. Ignorar qualquer um dos canais, seja on-line ou off-line, é muito grave porque um pode limar o outro”, reforça.

Outro conceito que ela destaca para auxiliar nesse processo é o inbound marketing, estratégia na qual os clientes conhecem a empresa ao serem atraídos por um conteúdo relevante.

A especialista explica que o inbound marketing tem quatro etapas primordiais: atrair, converter, vender e encantar (pós-venda).

“A proposta é que o consumidor encontre nosso conteúdo de maneira proativa numa busca no Google ou até por um e-book que você criou. E, de uma maneira espontânea, começa uma relação de troca de mensagens entre a marca e o potencial cliente que segue até mesmo após a compra ou contratação”, destaca.

Vale a pena?
Conciliar essa presença digital com as tarefas cotidianas é um dos grandes desafios dos arquitetos e designers de interiores. Afinal, não é uma tarefa simples criar consistência e relevância em canais tão democráticos quantos as redes sociais sem a dedicação de horas de trabalho.

Mas, Lucila reforça que vale a pena o esforço. Ela conta que, no começo, dá trabalho até conseguir criar uma rotina de criação de conteúdo e conseguir identificar no cotidiano temas que são pertinentes para as redes sociais.

“O que tem que fazer é muito mais um treino de olhar porque o que é óbvio para a gente é conteúdo relevante para outras pessoas. É preciso entender isso para fazer posts com mais naturalidade”, diz Lucila.

Ela finaliza: “O começo sempre é experimental. O importante é superar a timidez e se permitir viver essa experiência para ir aprimorando esse trabalho ao longo do tempo”.

Design Weekend
Essas dicas e o passo a passo para fazer marketing digital na área foram apresentados de forma mais aprofundada por Lucila Turqueto na palestra Marketing Décor, realizada em 31 de agosto pelo Senac Lapa Tito no Salão Nobre do Senac São Paulo.

A ação marcou a abertura do evento Design Essencial 2018, que leva o tema para 17 unidades da Grande São Paulo e do interior.

Todas as atividades do evento foram elaboradas sob a consultoria de Lucila.  Confira a programação completa.

O evento também integrou a programação da Design Weekend (DW!), considerada uma das cinco maiores semanas de design do mundo.

Conheça os cursos das áreas de
design e arquitetura que o Senac São Paulo oferece.

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Tags: DW! Design Weekend, Design Essencial 2018, Lucila Turqueto, Senac Lapa Tito, inbound marketing, marketing decor, marketing digital, marketing para arquitetos, marketing para designers, omnichannel


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