Home > Notícias
16/08/2018 17h59min

Trabalhadores com deficiência: Senac São Paulo é premiado como uma das melhores empresas do estado

Darcio Sayad Maia, Superintendente Administrativo do Senac São Paulo, Mario Valle e Andreza Matsumoto (segurando o prêmio), Laercio Fernandes Marques, Estela Schreiner (segurando a placa), Ricardo Levy, Izete Malaquias

Darcio Sayad Maia, Superintendente Administrativo do Senac São Paulo, Mario Valle e Andreza Matsumoto, Laercio Fernandes Marques, Estela Schreiner, Ricardo Levy, Izete Malaquias

O Senac São Paulo é a segunda melhor empresa para trabalhadores com deficiência em todo o estado. A instituição foi condecorada pela na categoria Grandes Empresas, recebendo o título ao lado da IBM (1º lugar) e do Mc Donald’s (3º lugar). O prêmio, concedido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), foi anunciado e entregue em 14 de agosto, na capital.

Boas práticas
Para a seleção, o Senac São Paulo enviou um relatório de boas práticas organizado em cinco grandes frentes: acessibilidade, cultura organizacional, recrutamento e seleção, gestão de pessoas com deficiência e protagonismo dos funcionários.

"Desde a segunda edição, nós usamos como base as cinco dimensões do relatório que enviamos aos organizadores para melhorar os nossos projetos”, diz Mario Augusto Valle, um dos coordenadores do programa de Inclusão e Diversidade da instituição.

O esforço contínuo não passa despercebido: além da posição de destaque nas cinco edições da premiação (em 2017, o Senac São Paulo conquistou o terceiro lugar), as boas práticas da empresa foram reconhecidas pela ONU em 2016.

Além do relatório, os avaliadores realizaram um questionário on-line, enviado para todos os funcionários com deficiência da empresa, e, em seguida, conversaram presencialmente com alguns desses colaboradores. A avaliação dos funcionários foi a etapa que definiu a premiação.

Engajamento e empreendedorismo
Entre as ações realizadas pelo Senac, destaca-se o engajamento de toda a rede: cerca de 80% das unidades já realizaram ou planejam atividades para disseminar a cultura inclusiva voltadas a funcionários, alunos e à comunidade.

A competição Empreenda - Senac, por exemplo, busca incentivar projetos que atendam a pessoas com algum tipo de deficiência. Para isso, a instituição promove oficinas de capacitação, utilizando a metodologia design thinking com a participação de funcionários com deficiência.

Andreza Matsumoto, uma das coordenadoras do programa de Inclusão e Diversidade do Senac, explica que as ideias de negócio devem partir da necessidade do usuário. “A experiência é sempre muito significativa e observamos um aumento no número de ideias inclusivas submetidas para o Empreenda – Senac 2018”, afirma.

Sobre o prêmio
O objetivo do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência é identificar, reconhecer e homenagear as melhores práticas de inclusão de profissionais com deficiência em companhias públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, de micro, pequeno, médio e grande porte, e de empreendedores com deficiência.

De acordo com o site da premiação, ele também serve como instrumento adicional de apoio às empresas para a inclusão profissional de pessoas com deficiência, para que possam avaliar suas ações, com foco na qualidade desse processo, ao reconhecerem boas práticas inclusivas.

Notícias relacionadas:
- Senac São Paulo é uma das melhores empresas para trabalhador com deficiência em 2017
- Senac São Paulo é uma das melhores empresas para trabalhador com deficiência em 2017
- Senac São Paulo tem excelência em práticas inclusivas reconhecida pela ONU
- Senac São Paulo tem excelência em práticas inclusivas reconhecida pela ONU
- Software Hand Talk promove acessibilidade aos leitores com deficiência auditiva


Tags: Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2018, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Senac São Paulo, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, premiação


Últimas notícias

18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)