Home > Notícias
15/08/2018 11h09min

Turmas destacam impactos do marketing no esporte e na saúde

Pessoas em pé seguram cartão elaborado pelos alunos com a frase: Eu dei o melhor de mim

Campanha realizada por alunos do Senac Marília promoveu doação de sangue ao hemocentro da cidade

Impulsionar as vendas, otimizar a comunicação ou potencializar o desenvolvimento do negócio são alguns dos resultados gerados pelas estratégias de marketing.

Para vivenciar a aplicação desse conceito, alunos de dois cursos e unidades diferentes desenvolveram projetos que envolveram outros estudantes, funcionários e até a comunidade.

No Senac Taubaté, uma turma do curso Técnico em Administração se inspirou na Copa do Mundo de Futebol para estudar o marketing esportivo. A ação foi dividida em quatro etapas e culminou na realização da Mostra de Marketing Esportivo.

Primeiro, pesquisaram as estratégias de marketing mais utilizadas pelas empresas para agregar valor à marca e aumentar o consumo durante essa competição. Nas duas fases seguintes, analisaram os dados, produziram materiais informativos e planejaram a organização e divulgação do evento.

Por fim, no dia da mostra, apresentaram os resultados do estudo a alunos e funcionários da unidade. Foram expostos produtos encontrados atualmente nos supermercados e resgatadas ações de Copas anteriores, como refrigerantes, aparelho de barbear, salgadinhos e outros.

Além disso, trouxeram estratégias comuns nessa época, como brindes, produtos com apelo visual para Copa do Mundo e promoções para concorrer a viagens e ingressos para assistir aos jogos.

Vários elementos ajudaram o grupo a compor o cenário da exposição, como gramado, bandeiras, álbum de figurinhas, quadro de seleções anteriores, camisetas e moldura de fotografias para retratos.

A mostra ainda contou com uma roleta de brindes para presentear os visitantes, que, ao final, responderam a uma pesquisa de satisfação para avaliar o trabalho do grupo.

A docente Luana da Silva destaca que o projeto possibilitou que a turma vivenciasse os conhecimentos obtidos em sala de aula. “Gosto de afirmar a importância de unir teoria e prática e colocar os alunos como protagonistas do próprio aprendizado. Estou extremamente satisfeita com a goleada de estratégias de marketing apresentada ao público”, diz.

Promoção à saúde
Já no Senac Marília o desafio dos alunos do curso Marketing e Vendas foi explorar as ações de marketing para promover uma campanha de doação de sangue.

A ideia era mobilizar a comunidade e alunos do Senac para aumentar o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro de Marília, que estava muito abaixo do nível recomendado.

Para isso, a turma vivenciou as etapas de uma campanha de marketing: definiu objetivos e estratégias, planejou ações, utilizou um roteiro de vendas e técnicas de apresentação e negociação aprendidos no curso, perdendo o medo de falar em público.

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos da instituição se reuniram no jardim da unidade, listaram as atividades e definiram os responsáveis pelas tarefas. Ao final de cada aula, faziam check lists e compartilhavam conquistas e necessidades.

Eles também aplicaram pesquisa on-line que ajudou na produção de um documentário. Gravaram entrevistas com profissionais do hemocentro, com doadores e com pacientes reais que precisam de sangue. Depois, divulgaram o vídeo para sensibilizar o público.

O grupo elaborou uma ficha e fez o cadastro dos interessados, além de disponibilizar transporte gratuito para levar os doadores ao Hemocentro. Contaram com o apoio de Juliana de Almeida, fotógrafa voluntária que registrou as imagens da ação.

Fizeram parceria com a turma do curso Salgadeiro, que aplicaram técnicas de massa aprendidas nas aulas para servir um café reforçado aos doadores em formato de mini evento. O cardápio teve torta de frios, esfiha de carne, enroladinho de salsicha, água saborizada e suco de abacaxi com casca.

De acordo com a aluna Thalita Rodrigues de Azevedo, algumas pessoas não puderam doar sangue por conta de estarem resfriadas ou abaixo do peso indicado para doação. “Mas, se cadastraram e colheram sangue para o banco de doação de medula óssea. Afinal, sempre tem um jeito de ajudar o próximo”, afirma Thalita.

A docente Gislaine de Fatima Evangelista ressalta o aprendizado dos alunos de marketing. “A execução do projeto fortaleceu e ampliou o repertório da turma dando aos alunos a oportunidade de colocar em prática todos os elementos das competências do curso. Eles repetiram várias vezes durante as aulas que o trabalho deixou marcas para uma vida inteira”, diz.

Conheça os cursos da área de marketing que o Senac São Paulo oferece.

Notícias relacionadas:
- Estádio de futebol dá lições de marketing para turmas do Técnico em Administração
- Estádio de futebol dá lições de marketing para turmas do Técnico em Administração
- Futuros administradores criam plano de marketing de restaurante
- Futuros administradores criam plano de marketing de restaurante
- Projeto cria perfil no Instagram direcionado a profissionais de endomarketing
- Projeto cria perfil no Instagram direcionado a profissionais de endomarketing


Tags: Técnico em Administração, campanha de marketing, estratégias de marketing, marketing e saúde, marketing e vendas no senac, marketing esportivo, senac marilia, senac taubaté


Últimas notícias

14/06/2019
13/06/2019
07/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)