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01/08/2018 15h58min

Ação debate oportunidades no mercado da gastronomia brasileira

Bancada com queijos artesanais apresentados durante o evento no Senac Aclimação

Explorar produtos e cultura regionais é uma das tendências do setor apresentadas durante o evento

Qual é a fórmula do sucesso para os negócios atuais do setor de alimentação? Para o professor do Senac Aclimação, Celso dos Santos Silva, a resposta está em uma mistura de quatro ingredientes: inovação, criatividade, visão estratégica e capacitação.

Esse foi um dos assuntos abordados, recentemente, no evento A Hora e a Vez da Gastronomia Brasileira: novas oportunidades, promovido no Senac Aclimação.

O professor, que é membro da Academia Brasileira de Gastronomia, instigou o público a pensar sobre o que o mercado consumidor busca; qual é o diferencial do seu produto ou serviço; tendências, como nichos regionais e experiências exclusivas; e o turismo gastronômico no país.

Celso apresentou, ainda, como a visão estratégica auxilia na exploração de novas ideias e na busca pelo norte do crescimento de seus empreendimentos gastronômicos.

Como exemplo disso, o ex-aluno da pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados, Felippe Buscher Kolling, proprietário do restaurante Bolinho de Bacalhau em Peruíbe, contou a sua vivência.

Segundo Felippe, muito do que ele trouxe na bagagem após o curso no Senac resultou em ganhos para a visão estratégica do seu negócio. "Otimização de estrutura (ambiente e equipamentos); higiene e segurança dos alimentos; padronização de processos; e treinamentos são itens que dão trabalho para serem executados, mas, posteriormente, facilitam muito o cotidiano da empresa", destacou.

Para inovar, o ex-aluno promove, periodicamente, festivais temáticos em seu estabelecimento. Além disso, direciona seus esforços para manter o padrão de qualidade com um preço justo para o consumidor. "Valorizar a regionalidade e zelar pela sazonalidade resulta em produtos mais frescos, com mais qualidade e menor preço", apontou Felippe.

Experiências
Outros convidados também compartilharam suas experiências. Entre eles, Wilson Barros, proprietário da Wiba!, marca de cachaça artesanal produzida no interior do Estado de São Paulo. Ele falou sobre sua história, desde a vida de executivo até a de empreendedor.

Para se diferenciar nesse mercado competitivo, ele inovou ao oferecer uma caipirinha desconstruída. Para bebê-la, a pessoa passa o limão no açúcar, morde-o e bebe a cachaça pura em seguida.

Já o chef Paulo Leite, proprietário do Amazônia Restaurante, reforçou a importância de valorizar a gastronomia típica brasileira: "a gente precisa recuperar essa regionalidade do Brasil inteiro, defendendo a culinária de raiz".

Formada em marketing, a chef Luísa Saliba, proprietária do restaurante Rota do Acarajé, disse que, em 2002, decidiu abrir um restaurante, mas continua com olhar de cliente: pesquisa outros estabelecimentos e verifica sempre todo o seu espaço, desde a limpeza do banheiro até a apresentação dos pratos. "Tenho grande preocupação em receber e servir bem, saber falar do que eu vendo e conhecer como são feitos os meus pratos", ressaltou.

Paulo Rezende, proprietário da Fazenda Atalaia queijo artesanal, disse que o seu produto é simples, mas o diferencial está na preservação da história da sua fazenda, que fica aberta à visitação, e no investimento na matéria-prima. "Contratamos haitianos que nunca tinham visto uma vaca e os ensinamos a respeitar o animal. Mudamos essa forma de tratamento e isso refletiu na qualidade do produto", comentou. Outro diferencial da empresa é oferecer café da manhã aos fins de semana e feriados só com produtos da fazenda.

Cultura gastronômica
Celso afirma que cultura gastronômica é um mercado em expansão, formado, entre muitos outros, por estabelecimentos como restaurantes, bares, botecos, praças de alimentação, transportes, espaços corporativos, eventos, supermercados, padarias, confeitarias, sorveterias, food trucks e meios de hospedagem.

“Muitos não conhecem nossa própria cultura gastronômica, que não perde em nada para a de outros países. A tendência é não deixar mais de discutir esse tema da gastronomia brasileira", finaliza o professor.
O evento contou, ainda, com a presença de representantes das entidades Cozinheiros sem Fronteiras e Academia Brasileira da Gastronomia, que realizam ações sociais e culturais buscando a evolução e fortalecimento da gastronomia brasileira.

Confira a galeria de imagens do evento:


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Tags: Senac Aclimação, cultura gastronômica, empreendimentos gastronômicos, gastronomia brasileira, gastronomia senac, gestão em alimentação, gestão em gastronomia, pós-graduação em gastronomia


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