Home > Notícias
01/08/2018 10h59min

Inclusão marca atividades realizadas por alunos de podologia e eventos

Alunas em frente à instituição Lar das Moças Cegas

Turma orientou pessoas com deficiência visual sobre os cuidados com pés diabéticos

Para marcar o encerramento do curso, as alunas da Especialização Técnica em Atendimento Podológico ao Portador de Diabetes Mellitus do Senac Penha realizaram uma ação de promoção à saúde no Lar das Moças Cegas, um centro de educação e reabilitação para pessoas com deficiência em Santos, no litoral paulista.

A atividade teve o objetivo de proporcionar às alunas situações reais de trabalho, alinhando cada vez mais o conteúdo com a experimentação profissional, além da aproximação com a comunidade.

A experiência não poderia ter sido melhor: 30 pessoas foram atendidas, entre idosos e voluntários, todos com diferentes graus de deficiência visual. Foram oferecidas informações importantes sobre cuidados básicos com os pés, primordiais na prevenção de patologias, como calos, úlcera plantar, unhas encravadas e frieira entre os dedos, complicações que, com o não cuidado, podem levar à amputação. O exercício tátil ensinou os pacientes a identificar podopatologias, assim como a presença de fissuras, sobretudo nos calcanhares.

A turma também apresentou um vídeo com descrição em áudio, que ensinava como fazer o autoexame, além de um guia descrito em Braille, fruto de uma parceria com a biblioteca do Senac Aclimação, com orientações e prevenções gerais.

A atividade ainda atraiu a presença de funcionários e voluntários da instituição, que há 75 anos atende esse público na região da Baixada Santista, promovendo palestras, recreação, práticas esportivas, serviços em Braille, entre outros.

“Foi um momento de troca, uma experiência única. Aprendi muito e pude me dar conta naquele encontro do quanto posso doar, compartilhar conhecimento e do quanto isso foi valioso para eles e para mim”, diz a aluna Claudia Gomes dos Santos.

A docente Sueli Aparecida Xavier da Silva destaca o grande aprendizado que as alunas tiveram ao realizarem esse atendimento. “Foi um grande desafio para as alunas, já que tiveram que primeiramente adequar a apresentação para uma linguagem direcionada aos deficientes visuais. Foi preciso um entendimento mais abrangente e humano, de entrar no mundo deles, para que aí sim, pudéssemos capacitá-los”, afirma.

Piquenique em Piracicaba
Estudantes do curso Organizador de Eventos do Senac Piracicaba promoveram um piquenique ao ar livre com alunos do Programa Educação para o Trabalho – trampolim, voltado para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social.

A ação fez parte do projeto integrador, movimentando a turma desde o primeiro mês de aula para colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o aprendizado para organizar, executar e avaliar um evento.

Inicialmente, os organizadores do evento se reuniram para estruturar o piquenique montando um briefing. Após essa etapa, eles criaram um checklist com as necessidades do evento, atribuindo responsabilidades a cada um do grupo. No decorrer do curso, esse checklist era sempre reestruturado e atualizado, para então dar suporte à definição de um cronograma para o grande dia.

Na atividade, os convidados puderam refletir sobre a importância da alimentação saudável, montando os próprios lanches naturais e sua salada de frutas. Além disso, puderam estimular a criatividade em oficinas manuais, como criação de cata-vento e personagens de biscuit.

"O foco principal sempre foi a vivência da rotina de como é um evento na prática. A parceria com nossos colegas do Trampolim nos proporcionou trabalhar com a inclusão no mundo de eventos, além de ressaltar a questão da sustentabilidade, pois buscamos diminuir o impacto ambiental que esse piquenique causaria", diz a aluna Dayane Brito do Amaral.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Penha e no Senac Piracicaba

Notícias relacionadas:
- Programa Trampolim: alunos refletem sobre política em câmara de vereadores
- Programa Trampolim: alunos refletem sobre política em câmara de vereadores
- Doce beleza: projeto leva informação e cuidados estéticos a pessoas com diabetes
- Doce beleza: projeto leva informação e cuidados estéticos a pessoas com diabetes
- Programa Trampolim: vivências que despertam vocações e formam profissionais
- Programa Trampolim: vivências que despertam vocações e formam profissionais


Tags: Atendimento Podológico ao Portador de Diabetes Mellitus, Senac Penha, Senac Piracicaba, cuidados com pés diabéticos, eventos inclusivos, inclusão em eventos, organização de evento, podologia e diabetes, saúde e bem-estar


Últimas notícias

25/06/2019
25/06/2019
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)