Santana

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
31/07/2018 15h

Turmas promovem ações para abrigo de animais no interior e na capital

Alunos de Bauru reunidos lado a lado

Alunos de Bauru realizaram ação contra abandono e maus tratos de animais

Os alunos do curso Auxiliar de Escritório do Senac Bauru realizaram, recentemente, um projeto para organizar as finanças de um abrigo para animais abandonados e vítimas de maus tratos na cidade, conhecido como abrigo da Bórika. 

A turma identificou a oportunidade de aplicar os conhecimentos obtidos no curso às necessidades da entidade, aliando responsabilidade social, cidadania e saúde pública. 

Inicialmente, os alunos realizaram uma conversa com a coordenadora do local para conhecerem mais sobre o trabalho realizado pelo abrigo. Bórika falou sobre o contexto de adoção de animais na cidade de Bauru e sobre o cenário de abrigos da região. Também contou aos alunos sobre as despesas geradas pelo local e o gerenciamento que faz com os valores recebidos, oriundos na maioria das vezes de doações e outras ações para arrecadação de verba.

O grupo logo identificou que as informações sobre a gestão do abrigo não eram sistematizadas. Dessa forma, optaram por formatar planilhas em Excel que serviriam para o controle financeiro, considerando as entradas e saídas de cada mês.

Paralelamente, os alunos promoveram uma pesquisa entre funcionários e alunos da unidade para mapear quantas pessoas tinham animais de estimação e os cuidados demandados por eles. Também organizaram uma apresentação sobre a importância da castração, como denunciar maus tratos e abandono e todos os aspectos que envolvem a adoção de animais.

“O projeto foi muito importante para o crescimento dos alunos. Estudaram cálculos, treinaram comunicação e elaboraram planilhas com envolvimento e prazer. Ao final, entregaram o trabalho orgulhosos e felizes em poder ajudar um abrigo de animais e levantar discussões sobre os temas”, conta a docente Marina Sanae Tanaka.

AUrraiá
A vulnerabilidade de animais vítimas de maus tratos também foi abordada pelos jovens do programa Aprendizagem do Senac Santana, que promoveram uma festa junina intitulada AUrraiá. 

O objetivo do evento foi dar sequência ao projeto realizado por ex-alunos do programa com o abrigo São Francisco, proporcionando melhores condições de vida aos 57 cachorros que moram no local. 

Para isso, os aprendizes trabalharam em equipe, ficando como apoio no hall, no 2º andar, no caixa e na área de adoção. A turma teve a parceria de colegas e docentes de outros cursos.

Alunos de teatro, por exemplo, apresentaram cenas sobre maus tratos e a importância de adotar animais abandonados. Já as docentes Laura Melamed e Priscilla Carbone realizaram o ensaio da quadrilha. O docente da área de maquiagem Bernardo Rocha Lins maquiou alguns protagonistas da festa e os deixou ainda mais caricatos. O docente de fotografia Eduardo Lobo registrou todos os momentos da festa e tirou algumas fotos dos cachorros.

A decoração do evento ficou por conta de estudantes da área de design, enquanto alunos de podologia realizaram sessão de cuidados com os pés para os ganhadores da gincana. O evento também recebeu um campeonato de games, organizado por alunos de informática.

A programação ainda contou com brincadeiras tradicionais, como bingo, boca do palhaço, pescaria, jogo de argolas, campeonato de tabuleiro e correio elegante. 

Quatro cachorros do abrigo estiveram no evento em busca de adoção. Os participantes interessados em adotá-los estão em processo de entrevista, entre eles um docente da unidade.

O desenvolvimento desse projeto possibilitou aos alunos explorar e desenvolver habilidades como controle de estoque, armazenagem, lote dos produtos arrecadados, comunicação assertiva, atendimento ao cliente, uso de redes sociais digitais para divulgação, perfil do empreendedor, tomada de decisão, entre outros.

“A ação superou as nossas expectativas. Aulas de logística, marketing, comunicação foram trabalhadas de forma lúdica, prática e real, mas o mais importante é que as aulas não se limitaram ao papel e à caneta. Em vez disso, deram margens à criatividade dos alunos e mais: as aulas transformaram-se em chances de salvar vidas. Meus alunos e eu nunca mais seremos os mesmos”, diz a docente Juliane Ccossegian.

Para o aprendiz Samuel Martins Vieira Melo, participar do projeto foi como ver de perto o funcionamento de uma empresa, passando por operações de logística e finanças. O jovem também destaca os ensinamentos para vida pessoal. “Aprendi que sempre vão existir barreiras, algo pode dar errado, mas não é por isso que temos que desistir de tudo. Em nossa turma, houve imprevistos, mas junto com a docente, nos unimos e conseguimos fazer essa bela festa”, diz.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Bauru e no Senac Santana.

Notícias relacionadas:
- Alunos desenvolvem sites para pet shop e centro comercial
- Alunos desenvolvem sites para pet shop e centro comercial
- Alunas lançam revista inspirada em noivas de diferentes países
- Alunas lançam revista inspirada em noivas de diferentes países


Tags: Auxiliar de Escritório, Programa Aprendizagem, Senac Bauru, Senac Santana, Senac São Paulo, adoção de animais


Últimas notícias

25/06/2019
25/06/2019
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)