Home > Notícias
30/07/2018 11h50min

Campanha contra modismos nutricionais marca projeto final de alunas

Turma também criou produtos pensando em quem busca alimentação equilibrada, mas tem rotina corrida

Mesa decorada com castanhas e outros alimentos

Nos últimos anos, muitos modismos nutricionais levaram pessoas a reduzir o consumo de carboidrato sem consultar profissionais de saúde, a parar de consumir alimentos com glúten ou lactose mesmo sem ter restrições ou alergias alimentares, ou a investir alto em produtos específicos em vez de optar pelos alimentos facilmente encontrados em feiras e mercados.  

Para desmistificar esses comportamentos, alunas do Técnico em Nutrição e Dietética do Senac Santos lançaram a campanha Diga Não ao Nutricionismo. Em um vídeo inspirado na estética do cinema mudo, a turma encenou diversas situações que questionam a tomada dessas decisões, muitas vezes realizadas sem necessidade ou orientação médica. 

“Dizer não ao nutricionismo significa reconhecer que a classificação da alimentação como saudável e não saudável ou alimentos como bons ou ruins está ultrapassada. Comer vai muito além da necessidade fisiológica. Comer é um ato biopsicossocial”, afirma a docente Marcella Reis.

A campanha integrou o projeto de encerramento do curso, no qual as alunas também criaram produtos que tinham como objetivo oferecer soluções práticas e acessíveis para consumidores que buscam uma alimentação mais equilibrada e não dispõem de muito tempo.

Para realizar essa atividade, a turma foi dividida em cinco grupos. Cada um deles trabalhou na criação de um produto alimentício, desde a pesquisa de mercado até a criação da receita, passando pela definição de estratégias de marketing, elaboração da logomarca, embalagem, materiais de divulgação, rotulagem geral e nutricional, além do lançamento do produto. 

Os cinco produtos apresentados pelos grupos foram: snack salgado Da Terra nos sabores queijo parmesão com manjericão e queijo provolone com orégano, o Fast Bagel, com massa integral e recheio cremoso de frango com queijo tipo cottage, o trio de bisnaguinhas Coloridinhas, nos sabores mandioquinha, espinafre e beterraba, as mini barrinhas de cereais Querer Bem, com oleaginosas, frutas secas e biomassa de banana verde, e a pasta vegana Organic Vegan, feita com castanha de caju, alho poró e especiarias. 

Os produtos e o vídeo criado pelas alunas foram apresentados no auditório da unidade para colegas de outras turmas e profissionais do Senac Santos. 

“As alunas desenvolveram todo o planejamento de marketing dos seus produtos, a começar por uma pesquisa de público-alvo. Os itens do mix de marketing, como produto, preço, praça e promoção, foram elaborados garantindo a viabilidade das novas iniciativas no mercado, o que foi comprovado pela alta aceitação do público no evento de lançamento”, afirma a docente Fabíola Ferreira.

A aluna Bianca Ifanger, que integrou a equipe do Coloridinhas, celebra a conclusão do projeto. “O último módulo do curso foi de suma importância para o meu desenvolvimento profissional. Já estamos articulando o prosseguimento do projeto e pretendemos vender o produto em breve”, diz.

A colega de grupo Nathália Donato também elogiou a atividade. "Nossa equipe já queria desenvolver um produto para o público infantil e a escolha da bisnaguinha se mostrou certeira depois da pesquisa de mercado. A participação dos docentes no processo de criação foi importante para que conseguíssemos cumprir o objetivo final de ter um pão macio que agradasse às crianças e que fosse colorido naturalmente com uso de legumes e verduras. Agora estamos conversando para colocar o produto no mercado, depois da excelente aceitação no dia da apresentação”, completa.

Confira abaixo o vídeo produzido pelas alunas:

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Santos.

Notícias relacionadas:
- Aula na praia ensina técnicas de rejuvenescimento celular a alunos de estética
- Aula na praia ensina técnicas de rejuvenescimento celular a alunos de estética
- Integradas, turmas simulam emergência e comandam abandono de prédio
- Integradas, turmas simulam emergência e comandam abandono de prédio
- Criação de spa urbano integra turmas e incentiva prática profissional
- Criação de spa urbano integra turmas e incentiva prática profissional


Tags: Senac Santos, Senac São Paulo, Técnico em Nutrição e Dietética, alergia alimentar, restrição alimentar


Últimas notícias

22/08/2019
21/08/2019
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar
05/08/2019
Alunos de moda produzem peças para Santa Casa de Araçatuba e vivenciam rotina de confecção
05/08/2019
O jeito de aprender que todos ganham
05/08/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
05/08/2019
Vencer limites e agarrar oportunidades cabem em qualquer idade
05/08/2019
Organização de evento temático promove integração e novos aprendizados
02/08/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
01/08/2019
Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência
26/07/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
24/07/2019
Turmas praticam conhecimentos e levam serviços de beleza a idosos

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)