Home > Notícias
26/07/2018 11h30min

Turmas criam clube de locutores e vivenciam programas de rádio ao vivo

Diferentes ações foram realizadas por alunos da área de rádio das unidades Santana e São Bernardo do Campo

Homens conversam reunidos ao redor de mesa

Reuniões para criação do Clube de Locutores ocorreram na biblioteca do Senac São Bernardo do Campo

Os alunos do curso Radialista – setor locução do Senac Santana produziram e apresentaram, recentemente, um programa de rádio fictício. A ideia foi promover uma situação real de aprendizagem que mobilizasse os saberes e habilidades de um locutor.

A turma foi responsável por toda concepção do programa, tema, gênero e formato, roteiro e definições das plásticas, contando com a colaboração dos colegas do curso Radialista – sonoplastia apenas na edição das vinhetas. 

Para a edição desse material, os alunos de sonoplastia tiveram que considerar os diversos gêneros musicais e a interpretação dos roteiros dos 15 programas criados, nomeados como Dance Nation, Espaço Família, Programa Juraci Barbosa, Top 10 Bilboard, House Paradise, Muito Mais, Paradão Musical, MultiPlayer, Radiando Cinema, Giro Esportivo, Caderno Musical, Hits News, Momento Classic Rock, House of Rock e Momento Beatles Songs. 

Com a atividade, o grupo teve a oportunidade de retomar itens trabalhados em aula ao longo do curso, como fazer locução de textos artísticos, comerciais ou noticiosos, aplicar a linguagem adequada aos diferentes estilos, apresentar programas de rádio, entrevistas e comentários, além de usar adequadamente os recursos vocais e expressivos da fala. 

Com os projetos prontos, os alunos apresentaram os programas criados, que tiveram duração de 10 minutos para os projetos individuais ou de até 20 minutos para os projetos em dupla.

A programação contou com tendências do cinema, clássicos do rock e notícias sobre esporte. Mas o destaque ficou por conta da entrevista ao vivo no programa Paradão Musical com o ator Aílton Graça, que falou sobre a peça teatral Diálogo Noturno com um Homem Vil

O ator contou que a peça retrata o diálogo entre um escritor perseguido pelo governo e seu carrasco na noite em que este está encarregado de executá-lo sob ordem estatal. Com muita ironia, o texto discute temas como justiça, liberdade e o debate sobre a "arte de morrer". 

Paralelo ao espetáculo, Aílton também respondeu questões sobre a representatividade do negro no teatro, rádio e em diversas áreas. 

Os programas foram transmitidos ao vivo na página oficial do Senac Santana no Facebook, o que possibilitou a vivência da interatividade real com o público, pois os alunos precisaram ser hábeis como exige o mercado hoje em dia.

O aluno Leonardo Benjamin Ibacache relembra que no início do curso tinha dificuldade com esse tipo de atividade. “Eu ficava bem nervoso. Ao longo do curso, fui pegando confiança, conhecendo algumas técnicas e tendo mais proximidade com os colegas de classe. E foi ficando mais natural. Apesar de ser tímido, o curso me ajudou muito no crescimento pessoal e principalmente profissional”, afirma.

Clube de Locutores
No Senac São Bernardo do Campo, o curso Radialista – setor locução também estimulou a criatividade e interesse de uma recente turma, fazendo com que sete ex-alunos retornassem à unidade para, dessa vez, realizarem o curso livre Locução Comercial. 

Juntos, os estudantes criaram o Clube de Locutores, um portal que reúne demonstrativos de vozes, baseados em comerciais já existentes em outras vozes. 

“A ideia do Clube de Locutores começou a tomar forma pouco antes de nos formarmos locutores profissionais, em novembro de 2017, pelo Senac. Os alunos pensaram na possibilidade de oferecer serviços em radiodifusão, unindo locução publicitária, inspirados pelo Clube da Voz, locução esportiva, e produção de reportagens e documentários, mostrando que, mesmo em um mercado tão acirrado, ainda é possível encontrar trabalhos com qualidade e preço justo”, relembra o ex-aluno Márcio Rios. 

Todo o processo foi realizado na própria unidade, desde as reuniões do grupo na biblioteca até as gravações nos estúdios. Durante o curso, a turma também teve a oportunidade de interagir com profissionais do mercado, como Marcelo Campos, do Clube da Voz, e Mabel Cezar, locutora de chamadas da Rede Globo.

“Hoje, o clube possui 10 alunos e dois professores e, futuramente, terá a sua própria rádio, com programação e conteúdos próprios, para oferecer entretenimento aos amantes do rádio. O que antes era somente um sonho começa a se tornar realidade a partir de agora”, completa o profissional.

O resultado do projeto pode ser conferido aqui.

Conheça os cursos na área de rádio oferecidos pelo Senac São Paulo.

Notícias relacionadas:
- Etapas de produção gráfica ampliam repertório de estudantes
- Etapas de produção gráfica ampliam repertório de estudantes
- Etapas de produção gráfica ampliam repertório de estudantes
- Etapas de produção gráfica ampliam repertório de estudantes
- Moulage instiga experimentações e criatividade no design de moda
- Moulage instiga experimentações e criatividade no design de moda


Tags: Senac Santana, Senac São Bernardo do Campo, Senac São Paulo, clube de locutores, locutor, locução, radialista, rádio


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)