Santana

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
05/07/2018 13h

Etapas de produção gráfica ampliam repertório de estudantes

Bastidores do álbum da Copa do Mundo e atividades práticas mobilizaram turmas das unidades Santana e Largo Treze

Alunos do Senac Largo Treze sorriem lado a lado ao redor de mesa com matrizes de impressão caseiras

Alunos do Senac Largo Treze criaram matrizes de impressão caseiras para refletirem sobre processo criativo

Os alunos do Técnico em Publicidade do Senac Santana visitaram, recentemente, a gráfica Pancrom, referência no mercado gráfico nacional e internacional com mais de 65 anos de atuação no segmento. 

A ideia foi conhecer de perto a rotina dos profissionais que atuam nessa área, acompanhando desde a chegada do arquivo até o material finalizado, assim como as novidades do setor, facilitando a compreensão da realidade dos fornecedores de materiais gráficos. 

O local foi escolhido por ter um dos mais avançados parques gráficos do país, uma vasta coleção de importantes prêmios da área gráfica, além de atuação de acordo com normas de qualidade e ambientais. 

A turma foi recebida no auditório da Pancrom por Cláudio Silva, que atua há 15 anos como professor na empresa, e presenteada com livros produzidos pela companhia. O profissional também falou sobre o desenvolvimento do mercado, apresentou trabalhos produzidos com alta tecnologia, esclareceu as fases do processo criativo de materiais diferenciados e comentou sobre as tendências da indústria. 

Em seguida, Cláudio guiou os estudantes pelo parque gráfico, onde puderam ver de perto o processo produtivo, etapa por etapa, passando pela criação, pré-impressão, impressão e acabamento. Para ilustrar esse método, os alunos acompanharam a produção da versão em capa dura do álbum ilustrado
Copa do Mundo Rússia 2018.

“A visita à gráfica foi uma aula prática do que estamos tendo em sala. Conseguimos ver o dia a dia do trabalho numa gráfica, a mesma que no futuro irá cuidar das peças que vamos produzir como profissionais da área. Gostei bastante de acompanhar e conhecer um pouco mais sobre como tudo acontece”, diz o aluno Antonio de Oliveira Junior. 

Para a colega Karina Michele Costa Santana, a visita despertou o interesse de entender mais sobre o assunto. “Vimos realmente como funciona uma gráfica na realidade, fora as novas ideias que tivemos vendo todas aquelas máquinas, cores e formatos diferentes de montagem de revistas, projetos, entre outros”, afirma.

Mão na tinta
Por mais que seja a última etapa de desenvolvimento de um projeto visual, a produção gráfica não pode ser pensada ou planejada por último. É necessário que o designer gráfico crie, desde o início, um projeto de acordo com o planejamento que será realizado. 

Dessa forma, a produção gráfica não é apenas uma técnica relacionada à impressão de um folder, livro ou banner. Ela também deve ser utilizada como elemento estético nos materiais criados.

Para incentivar essa reflexão, os alunos do
Técnico em Comunicação Visual do Senac Largo Treze foram desafiados a simular o ambiente de impressão de uma gráfica dentro da sala de aula apenas com materiais caseiros.

Inicialmente, a turma foi à gráfica do Senai Theobaldo de Nigris, o maior parque gráfico estudantil da América Latina. Durante a visita, os alunos também puderam acompanhar as principais etapas de uma produção gráfica, tendo dimensão exata de toda a teoria apresentada em sala de aula.

Em seguida, a turma realizou uma série de pesquisas e testes para encontrarem as melhores soluções para o desafio proposto: criar uma matriz de impressão com a área de grafismo e a tinta, tudo a partir de materiais domésticos.

Um dos grupos criou diversas matrizes de impressão baseadas no sistema tipográfico. Entre elas, uma opção com palitos de sorvete e isopor, que conferiu uma textura inusitada ao material impresso. Em outra matriz, o papelão foi usado como suporte para um elástico, cujo objetivo era conferir o alto relevo para a impressão. A tinta utilizada foi composta a partir da mistura de farinha de trigo, sal, água e corante alimentício.

Outro grupo recorreu à cola, água, amido de milho, achocolatado, batom e esmalte para criar a tinta. Como matriz de impressão, foram utilizadas flores e folhas com texturas diferentes, além de carretel de linha, esponja e cola quente. Já o terceiro grupo escolheu trabalhar com materiais como lixa de parede, giz de cera e ferro de passar roupa.

“Os alunos conseguiram exercitar vários processos de trabalho de um designer gráfico: a habilidade de pesquisa, a capacidade projetual, a prática criativa, além de se apropriarem dos conceitos técnicos relacionado à produção gráfica”, afirma o docente Vinicius Del Ry Menezes.

Conheça os cursos na área de comunicação e artes e de design que o Senac São Paulo oferece.

Notícias relacionadas:
- Arte conecta aprendizes com reflexões pessoais e diferentes gerações
- Arte conecta aprendizes com reflexões pessoais e diferentes gerações
- Arte conecta aprendizes com reflexões pessoais e diferentes gerações
- Arte conecta aprendizes com reflexões pessoais e diferentes gerações
- Arte conecta aprendizes com reflexões pessoais e diferentes gerações
- Arte conecta aprendizes com reflexões pessoais e diferentes gerações
- Turma cria consultoria e desenvolve projeto para supermercado
- Turma cria consultoria e desenvolve projeto para supermercado


Tags: Senac Largo Treze, Senac Santana, Senac São Paulo, Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Publicidade, produção gráfica


Últimas notícias

16/08/2019
15/08/2019
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar
05/08/2019
Alunos de moda produzem peças para Santa Casa de Araçatuba e vivenciam rotina de confecção
05/08/2019
O jeito de aprender que todos ganham
05/08/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
05/08/2019
Vencer limites e agarrar oportunidades cabem em qualquer idade
05/08/2019
Organização de evento temático promove integração e novos aprendizados
02/08/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
01/08/2019
Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência
26/07/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
24/07/2019
Turmas praticam conhecimentos e levam serviços de beleza a idosos
23/07/2019
Feira Senac de Carreiras facilita acesso de alunos a vagas de estágio e emprego
23/07/2019
Turmas vivenciam os bastidores de um grande evento

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)