Home > Notícias
04/07/2018 17h07min

Turmas ampliam visão sobre a carreira em visitas técnicas

Turma do Técnico em Produção de Moda em hall de museu paulista

Turma do Técnico em Produção de Moda conheceu museus paulistas

Conhecer as novidades do mercado ou ter experiências práticas que ajudem a criar um repertório para otimizar o processo criativo. Essas são algumas das oportunidades que as visitas técnicas proporcionam aos alunos.

Pensando nisso, duas turmas do Senac Pindamonhangaba saíram da sala de aula e acompanhados por docentes participaram dessas vivências para ampliar a visão sobre a profissão.

Casa Cor
A turma do curso Cores Para Ambientes do Senac Pindamonhangaba explorou, em 5 de junho, a exposição Casa Cor, no Jockey Club, em São Paulo. A atividade serviu de inspiração para os alunos que, guiados pela docente Priscila Pacca e Silva, conheceram as tendências da área unindo os aprendizados da sala de aula com a realidade do mercado profissional.

A docente explica que a Casa Cor é a maior e mais completa mostra de arquitetura, de design e de paisagismo da América Latina e que, esse ano, apresentou 82 ambientes decorados com o tema A Casa Viva. “Os alunos tiveram estímulos visuais das cores, contato com os materiais, superfícies, combinações e tendências por meio dos ambientes decorados”, conta Priscila.

A aluna Andreza Souza comenta a experiência: “Conseguimos ter uma visão maior do que foi tratado durante as aulas do curso, principalmente entender as sensações que a cor é capaz de transmitir de acordo com a paleta de cores usada na composição do ambiente".

Outro ponto que chamou a atenção dela foram os objetos usados na decoração. “Em vários ambientes víamos exemplos de objetos inusitados que também passavam a sua mensagem e contribuíam para as sensações, assim como também os aromas e sons”, complementa.

Já para a colega Monique Santos a visita técnica mostrou como as cores influenciam os sentimentos e auxiliam a compor um ambiente da melhor forma. “Foi enriquecedor para ter uma visão mais aguçada sobre o assunto. Entendi que respeitando o gosto particular de cada um é possível chegar a uma composição harmônica utilizando tanto cores frias como quentes e matizadas ou saturadas", afirma.

Museus de São Paulo
Já a turma do Técnico em Produção de Moda da unidade percorreu, recentemente, um roteiro pela cidade de São Paulo para conhecer o Museu da Imigração, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e uma exposição de arte no Instituto Tomie Otake.

O foco da visita técnica foi história da arte e os alunos tiveram a experiência de, pela primeira vez, ver obras de Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet e Picasso. Um contato que começou com a interação da turma com a arquitetura dos museus, cada um com suas peculiaridades que fogem do cotidiano dos estudantes.

Os docentes Felipe Costa Souza e Aparecida Celia dos Santos orientaram previamente o grupo sobre uma missão a ser desenvolvida durante a atividade: escolher ao menos uma obra para trabalhar os dez pontos de vista de análise de obras de arte.

Assim, definiram a obra e analisaram os seguintes aspectos: factual, expressional, técnico, convencional, estilístico, ponto de vista atualizado, institucional, comercial, neofactual e estético.

Ao voltar para a sala de aula, os alunos fizeram pesquisas e descobriram informações sobre a obra escolhida com o objetivo de despertar a empatia pelo autor e compreender seu universo, estado emocional e o contexto social em que obra foi feita.

Depois, cada aluno compartilhou seu trabalho com a turma e dividiu suas percepções e conhecimentos. Ao final, todos acabaram conhecendo quase 30 artistas, já que cada aluno escolheu um compositor diferente.

A obra estudada pela aluna Bruna Piovezan foi o quadro Menino com Lagartixas, de Lasar Segall, exposto no Tomie Ohtake. O quadro é composto por exuberante vegetação com tons de verde e amarelo e um menino negro com dois répteis no ombro.

Ela justifica a escolha. “Me identifiquei. A vegetação representou uma das minhas maiores paixões, que são as plantas e a natureza. O menino, com um olhar firme, me reforçou a visão que tenho e a grande admiração pela raça negra, por minha ascendência, minhas raízes afrodescendentes e os répteis ilustraram os meus medos”.

Bruna conta que a harmonia da obra despertou reflexões. “Foi como se ele estivesse me passando a mensagem de que pode ser bom enfrentar os nossos maiores medos. Os répteis parecem monstros, mas no fim tudo pode ser leve e nem tão difícil quanto parece. Voltei de lá com uma nova visão sobre a arte e até mesmo sobre o meio em que vivo”, conclui.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Pindamonhangaba.

Notícias relacionadas:
- ModaInfo une negócios, tendências e causas que estão movimentando o setor
- ModaInfo une negócios, tendências e causas que estão movimentando o setor
- ModaInfo une negócios, tendências e causas que estão movimentando o setor
- Alunos de moda vencem disputas em programa do GNT
- Alunos de moda vencem disputas em programa do GNT
- Alunos de moda vencem disputas em programa do GNT


Tags: Casa Cor São Paulo, Senac Pindamonhangaba, Técnico em Produção de Moda, arquitetura, curso cores para ambientes, design, design de interiores senac, moda, moda senac, paisagismo, visita técnica


Últimas notícias

16/08/2019
15/08/2019
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar
05/08/2019
Alunos de moda produzem peças para Santa Casa de Araçatuba e vivenciam rotina de confecção
05/08/2019
O jeito de aprender que todos ganham
05/08/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
05/08/2019
Vencer limites e agarrar oportunidades cabem em qualquer idade
05/08/2019
Organização de evento temático promove integração e novos aprendizados
02/08/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
01/08/2019
Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência
26/07/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
24/07/2019
Turmas praticam conhecimentos e levam serviços de beleza a idosos
23/07/2019
Feira Senac de Carreiras facilita acesso de alunos a vagas de estágio e emprego
23/07/2019
Turmas vivenciam os bastidores de um grande evento

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)