Home > Notícias
29/06/2018 16h53min

Empreendedorismo social inspira ação de alunos de administração

Da esquerda para direita -coordenador educacional Renato Bertoni, os alunos Luciano, Elielma, Josiane, Karina, o empreendedor Mario Alvitti e o docente Leonardo

Da esquerda para direita: coordenador Renato Bertoni, os alunos Luciano, Elielma, Josiane, Karina, o empreendedor Mario e o docente Leonardo

Pegar um brinquedo no chão e explorar os ambientes sem a ajuda de alguém pode parecer simples, mas para crianças que utilizam cadeira de rodas essas tarefas são desafiadoras. Ao observar essas dificuldades na filha, diagnosticada com deficiência locomotora, Mario Alvitti largou o emprego e resolveu empreender criando a cadeira de rodas infantil Fly Children.

Indicada para crianças de um a quatro anos de idade com paralisia cerebral leve ou deficiência de locomoção, o equipamento permite que a criança brinque e se movimente com independência e segurança e ainda contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras.

Mario contou sua história aos alunos do Técnico em Administração do Senac Registro durante uma palestra realizada recentemente.

Além da criação das cadeiras e da própria empresa, Mario também falou sobre empreendedorismo social, as ações que organiza, como doações de cadeiras para crianças, e motivou os alunos a também desenvolverem trabalhos voluntários e sociais.

O palestrante abordou temas como empreendedorismo e inovação e marketing, ao comentar sobre os relacionamentos estabelecidos com clientes e parceiros, além de contar suas participações em programas e reportagens.

Durante toda a palestra, Mario falou de seus acertos e erros nesse processo e incentivou os alunos que pretendem empreender.

Dando asas
Mario foi até a unidade a convite dos próprios estudantes para uma palestra que marcou o encerramento do projeto integrador Dando Asas a Anjos, realizado pelos alunos Elielma Pontes dos Santos Gomes, Josiane dos Reis Cordeiro, Karina Novaes de Brito, Leonardo Manoel dos Santos Ferreira e Luciano Oliveira Evangelista, com apoio do docente Leonardo Raupp.

“Tudo começou quando assisti a uma reportagem sobre Mário. Ele superou um momento de angústia e dor em relação à filha e criou oportunidade para ela e para outras crianças com a criação das cadeiras”, conta Karina.

Ao conhecer a história, Karina logo pensou em ajudar Leticia, uma criança vizinha que possui deficiência locomotora, e compartilhou a ideia com os colegas de turma. Juntos, encontraram uma maneira de ajudar a melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento de Leticia a partir da doação da cadeira de rodas desenvolvida por Mario.

O trabalho motivou pesquisas sobre empreendedorismo e responsabilidade social e teve início em agosto de 2017 com as etapas de planejamento e organização. Além da teoria, a ideia motivou ações práticas no Senac e na região.

Os alunos identificaram crianças com deficiência locomotora ao visitar Apaes da região e ao conversar com a fisioterapeuta Janaína Carolina Morais, responsável pelo tratamento de Letícia. 
Eles mobilizaram a comunidade para possibilitar a doação de cadeiras de rodas infantis, mas o resultado superou as expectativas e o grupo conseguiu contemplar, ao todo, três crianças.

Tudo isso, aplicando teorias administrativas aprendidas nas aulas e promovendo, com mediação do docente, o engajamento de pessoas e entidades da cidade.

O docente Leonardo destaca que a proposta do trabalho foi estimular a formação humana e científica dos alunos a partir do desenvolvimento de soluções criativas, inovadoras e autônomas. 
“Aplicar as teorias em projetos reais, despertar a atitude empreendedora nos alunos e sermos úteis, esses são os principais objetivos dos projetos integradores. A dedicação dos alunos é inspiradora para continuarmos desenvolvendo novos projetos e buscando sempre o melhor”, afirma. 

Conheça os cursos na área de gestão e negócios que o Senac Registro oferece.

Notícias relacionadas:
- Leitura e internet potencializam aprendizado de alunos do Técnico em Administração
- Leitura e internet potencializam aprendizado de alunos do Técnico em Administração
- Profissional dá dicas para técnico em administração atuar em comércio exterior
- Profissional dá dicas para técnico em administração atuar em comércio exterior
- Profissional dá dicas para técnico em administração atuar em comércio exterior
- Profissional dá dicas para técnico em administração atuar em comércio exterior
- Curso Técnico em Enfermagem inicia turma exclusiva de quilombolas
- Curso Técnico em Enfermagem inicia turma exclusiva de quilombolas


Tags: Dando Asas a Anjos, Fly Children, Projeto Integrador, Senac Registro, Técnico em Administração, atividade prática, empreendedorismo social, gestão e negócios, inclusão de pessoas com deficiência, mobilidade, protagonismo juvenil


Últimas notícias

04/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
Todas as obras da Livraria Senac pela metade do preço
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
29/11/2019
Conhecimento territorial da periferia foi foco do Webinar Senac
29/11/2019
Rede de bibliotecas do Senac São Paulo amplia seu acervo de e-books
27/11/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para o curso de Cozinheiro
22/11/2019
Descontos Senac
21/11/2019
Cinco títulos do Senac recebem nota máxima do MEC
13/11/2019
Cursos Cozinheiro e Garçom têm novas turmas em 2020
12/11/2019
Como a moda pode ser mais diversa em um mercado em transformação?
12/11/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para a turma de Cozinheiro
29/10/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
24/10/2019
Como pais e filhos podem conversar sobre a escolha de uma profissão do futuro?
22/10/2019
Senac Botucatu celebra 70 anos
21/10/2019
Senac São Paulo conquista pela 18ª vez o prêmio Top of Mind de RH
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)