Home > Notícias
26/06/2018 13h20min

Arte conecta aprendizes com reflexões pessoais e diferentes gerações

Atividades mobilizaram jovens nas unidades do Senac em Catanduva, Largo Treze e Jardim Primavera.

Aprendizes reunidos lado a lado com roupas de diferentes gerações

Diferentes gerações deram origem à exposição realizada pelos aprendizes do Senac Jardim Primavera

Estimular a autonomia é um dos objetivos do programa Aprendizagem, voltado para jovens de 14 a 24 anos que frequentam e dividem seu tempo entre o ensino regular, curso de qualificação profissional e prática profissional da empresa. 

Para refletirem como essa característica tem aflorado ao longo do curso, os aprendizes do Senac Largo Treze realizaram, recentemente, a exposição artística O Que Aprendi no Meio do Caminho

O nome foi inspirado no poema No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade, para abordar o que é possível aprender com os obstáculos encontrados durante a jornada pessoal de cada um. Para isso, a turma criou frases que resumiam suas experiências individuais com o programa até então, que foram registradas pela fotógrafa Cyndi Oliveira Diniz. 

A mostra foi conferida por familiares, tutores das empresas, alunos e funcionários da unidade. Além da exposição, houve uma roda de conversa sobre as barreiras e conquistas dos jovens, peça teatral com cenas que representavam a rotina profissional, recitação de poesia e dinâmicas utilizando diferentes tecnologias.

A aluna Milena Silva de Araújo conta que a ideia do evento foi usar parte das metodologias utilizadas no próprio programa Aprendizagem, como atividades dinâmicas e interativas, para compartilhar com o público todos os avanços vivenciados pelo grupo. “Com o programa, aprendi a ter mais ética, a organizar melhor o meu tempo e a trabalhar em equipe”, afirma a jovem. 

O envolvimento da turma também foi elogiado pela docente Raquel Delage. “É interessante ver a cada aula o desempenho dos alunos, a vontade de aprender e criar relações entre a teoria do curso e a prática na empresa. Eles trazem relatos sobre os clientes, o reconhecimento da importância de se trabalhar em equipe na empresa e também na vida pessoal”, diz.

Entre Gerações 
Aprendizes do Senac Jardim Primavera também promoveram uma exposição na unidade. Chamada Entre Gerações, a mostra contou com quatro obras coletivas desenhadas pelos jovens, que fizeram uma narrativa entre as gerações Baby Boomer, X, Y e Z. 

As imagens tinham como objetivo relembrar momentos, personalidades, sentimentos e músicas que, a partir do olhar dos alunos, dialogavam com cada uma das gerações.

Uma das inspirações da turma foi a exposição de Jean Michel Basquiat, que ficou em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. O artista norte-americano, que ganhou popularidade primeiro como grafiteiro e, posteriormente, como neo-expressionista, tinha o costume de ouvir música em seu ateliê para potencializar suas criações.

Assim, os aprendizes também optaram por criar suas obras ao embalo de músicas de cada época, tornando a busca sobre referências de cada geração lúdica, alegre e interativa.  

"Estudar sobre o passado nos possibilita uma nova visão de mundo, pois se entende o porquê das coisas serem como são nos tempos modernos, assim como entender a origem dos conflitos que temos hoje, seja nas lutas dos negros, mulheres, homossexuais, entre outros", afirma o aprendiz Vinicius Catarino. "Também foi possível entender que muitas músicas de cada época eram uma espécie de manifesto contra os sistemas vigentes e uma maneira de conseguir propagar uma ideia", completa o jovem.

A docente Cristiane Prudenciano destacou a atividade. “A turma conseguiu conectar a pesquisa que estavam realizando com a exposição que estavam visitando, criando uma releitura do trabalho de um artista plástico. Essas conexões são importantes e significativas, pois contribuem para o desenvolvimento da pesquisa e da busca pelo conhecimento, das habilidades, atitudes e valores desenvolvidos ao longo do curso. E essas competências seguirão com esses jovens em sua trajetória profissional”, diz.

Autoconhecimento
Refletir sobre a própria vida, analisando seu papel no mundo e a realidade na qual está inserido, foi o que motivou os jovens de três turmas do programa Aprendizagem do Senac Catanduva a desenvolverem uma exposição com autorretratos. 

A ideia foi incentivar o autoconhecimento dos alunos, para que eles pudessem identificar habilidades e outras características individuais que podem auxiliar nas trajetórias pessoais e profissionais de cada um.  

Para isso, as turmas acompanharam a exibição do documentário Espelho de Artista, que retrata a busca do ser humano pelo registo da própria imagem ao longo da história. 

Ao se retratar, o artista olha para dentro de si, expondo parte de seus pensamentos, personalidade e visão de mundo por meio de várias linguagens, como música, poesia, artes visuais, entre outras. 

Na sequência, os aprendizes refletirem sobre si e criaram seus próprios autorretratos, que deu origem à mostra na unidade com as produções das turmas. 

"A atividade nos proporcionou uma reflexão sobre como nos vemos e como os outros nos enxergam. Cada traço, linha e cor que davam personalidade ao nosso retrato fizeram com que surgissem uma série de questionamentos sobre a percepção sobre o quanto nos conhecemos e o quanto paramos para nos observar", afirma a aprendiz Letícia Graciele Pelegatti da Silva. 

Saiba mais sobre o programa Aprendizagem, oferecido pelo Senac São Paulo. 

Notícias relacionadas:
- Aprendizes criam exposições sobre Mercadão e diversidade de opinião
- Aprendizes criam exposições sobre Mercadão e diversidade de opinião
- Jogos cooperativos mobilizam alunos em projeto sobre cultura de paz
- Jogos cooperativos mobilizam alunos em projeto sobre cultura de paz
- Jogos cooperativos mobilizam alunos em projeto sobre cultura de paz
- Jogos cooperativos mobilizam alunos em projeto sobre cultura de paz
- Turma desenvolve pesquisa de opinião pública sobre comércio local
- Turma desenvolve pesquisa de opinião pública sobre comércio local


Tags: Programa Aprendizagem, Senac Catanduva, Senac Jardim Primavera, Senac Largo Treze, Senac São Paulo, exposição


Últimas notícias

24/05/2019
24/05/2019
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)