Home > Notícias
21/06/2018 17h30min

Docentes indicam como criar e usar QR Codes em diferentes áreas

Das transações financeiras às atividades em salas de aula, ferramenta facilita acesso a informações.

Imagem de QR Code avermelhado

O princípio do QR Code é parecido com o do código de barras. Trata-se de um padrão para leitura ótica, ou seja, uma espécie de desenho que quando lido por um software específico é convertido em informação. 

No caso do código de barras, utilizado diariamente em lojas e supermercados, a informação só pode ser uma sequência numérica, na qual a espessura ou conjunto de barras corresponde a um determinado algarismo. 

Já no QR Code, a informação é mais complexa, uma vez que qualquer texto pode ser armazenado nesse formato. Para isso, as letras são convertidas em bytes e representadas no desenho, sendo transformadas novamente em texto quando são processadas pelo software correto.

Existem dois tipos básicos de QR Code: o estático, que simplesmente armazena um texto, e o dinâmico, que reúne endereços que podem levar a diferentes ações, como acessar um site, enviar um e-mail, entre outras atividades. 

Para acessar a informação contida em um QR Code é necessário um software específico. Atualmente, smartphones mais novos com sistema operacional IOS ou Android já possuem essa opção no software de câmera padrão. Isso faz com que não seja necessário tirar uma foto para acessar o que deseja, bastando apenas apontar para o QR Code, que interpretará o conteúdo e abrirá uma nova janela de ação no aparelho. 

Para aparelhos mais antigos que não possuem essa opção na câmera, é possível fazer download de aplicativos de leitura de QR Code. Existem diversas opções gratuitas que funcionam de modo muito semelhante a esses que já integram originalmente os smartphones. 

Como usar QR Codes
De acordo com Davi Fontebasso, docente na área de tecnologia da informação do Senac Itu, essa ferramenta surgiu para suprir demandas industriais, como reconhecimento e rastreio de cargas ou estoques. Hoje, o QR Code pode ser usado de inúmeras maneiras, seguindo a imaginação e as necessidades de seus usuários. 

As utilizações mais comuns estão relacionadas à manutenção da segurança em plataformas digitais, como bancos que usam a ferramenta como chave de segurança para transações na internet, além de diversas empresas que a sinalizam nas embalagens para compartilhar informações adicionais com os consumidores. Na área de gestão, é possível usar o recurso para catalogar e controlar históricos de documentos, como também facilitar a transmissão de outras informações. 

O QR Code ainda está presente em aplicativos populares, como o WhatsApp, que sincroniza o celular com a versão desktop por meio da ferramenta. O uso também é amplo na área de publicidade e na indústria do entretenimento que, somado ao conceito de realidade aumentada, potencializa ainda mais as possibilidades de interação e imersão, mesclando o mundo real ao digital por meio de seus produtos.  

Para Davi, quem atua com educação também pode se beneficiar com o uso da ferramenta em sala de aula, repassando desde links de apresentações até orientações para um jogo de tabuleiro paradidático ou games digitais. 

Outras possibilidades são passeios guiados nos quais os códigos são usados para dar referências sobre os locais, caça ao tesouro com dicas ou enigmas, além de informações extras sobre conteúdos abordados em sala. 

“O uso do QR Code é tão importante que organizamos um encontro entre docentes do Senac Itu e do Senac Sorocaba para abordar as funções da ferramenta e seus usos em situações de aprendizagem. Além de refletirmos sobre o assunto, criamos diversos códigos a partir de diferentes softwares e com destinos variados”, conta Davi. 

Para quem deseja criar seu próprio QR Code, há inúmeros sites gratuitos e ferramentas off-line para desenvolver seu código personalizado. O mecanismo é semelhante em quase todos eles: basta digitar o texto desejado e optar por URL, e-mail, SMS, entre outros meios que podem ser utilizados para repassar a mensagem. Na sequência, a própria plataforma finaliza o processo e cria a imagem do QR Code. 

Uma dessas opções é o Mediador, aplicativo criado por Davi em parceria com André Luiz Pedrozo, docente na área de tecnologia da informação do Senac Sorocaba. 

“O aplicativo funciona como um leitor de QR Code, mas traz algumas diferenças. A primeira é que ele não pede autorização para abrir links. A segunda é que ele trabalha em parceria com uma ferramenta on-line de mesmo nome, permitindo a criação e execução de atividades didáticas ou paradidáticas com o uso de QR Codes” afirma André. “Também é possível criar páginas de conteúdo, cruzadinhas, caça-palavras, entre outros conteúdos, para serem acessados via QR Code”, completa.

O aplicativo Mediador está disponível no Google Play. Conheça a ferramenta aqui.   

Confira os cursos na área de tecnologia da informação que o Senac São Paulo oferece.

Notícias relacionadas:
- Premiado, Jardim Pedagógico estimula alunos a colocarem mão na terra
- Premiado, Jardim Pedagógico estimula alunos a colocarem mão na terra
- Premiado, Jardim Pedagógico estimula alunos a colocarem mão na terra
- Premiado, Jardim Pedagógico estimula alunos a colocarem mão na terra
- Senac Sorocaba recebe Selo Social pelo terceiro ano consecutivo
- Senac Sorocaba recebe Selo Social pelo terceiro ano consecutivo
- Senac Sorocaba recebe Selo Social pelo terceiro ano consecutivo


Tags: QR Code, Senac Itu, Senac Sorocaba, Senac São Paulo, tecnologia


Últimas notícias

22/10/2019
21/10/2019
10/10/2019
Aprendizagem Técnica em Informática será oferecida em 5 unidades da capital e Grande São Paulo
09/10/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
04/10/2019
Alunos de moda revelam criações e essências em evento interativo
04/10/2019
Alunos de tecnologia conhecem os supercomputadores do CPTEC e INPE
03/10/2019
Feira Senac de Carreiras conecta estudantes a oportunidades do mundo do trabalho
01/10/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
26/09/2019
Projetos de alunos tornam mais acessível a ciência dos elementos químicos
23/09/2019
Senac São Paulo realiza simulação de parto normal em feira hospitalar
23/09/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
20/09/2019
Parceria com a Microsoft dá acesso gratuito ao Office para alunos
18/09/2019
Associados do Conselho Regional de Nutricionistas têm desconto em cursos
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)