Home > Notícias
04/05/2018 12h38min

Estudantes vivenciam desafios da profissão no Sirha São Paulo

Com apoio de professores, alunos participaram de um dos mais prestigiados eventos de food service e hotelaria do Brasil.

O Senac foi a instituição de ensino oficial do 3º Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (Sirha) , que estreou este ano na capital paulista. Realizado, recentemente, no São Paulo Expo, o evento é um dos mais prestigiados entre profissionais de food service e hotelaria do Brasil e de toda a cadeia produtiva do negócio.

Por conta disso, as equipes de hotelaria e eventos, de gastronomia e nutrição e comunicação e artes do Senac conseguiram duas grandes oportunidades. Uma delas foi a de proporcionar uma experiência única a pelo menos 36 alunos dessas áreas do Centro Universitário Senac, que deram suporte a chefs e a atividades no encontro.

A outra foi participar do
Seminário Senac de Gastronomia: Saberes & Sabores – a hotelaria põe a mesa, organizado pelo Departamento Nacional do Senac no Sirha. A ação contou com professores de gastronomia e parceiros locais.

Alunos no suporte
Sob orientação e acompanhamento integral dos professores, os estudantes vivenciaram diferentes desafios da profissão ao dar suporte aos competidores nos bastidores das três competições realizadas no Sirha. Foram elas o Talentos do Gelato, Coupe Du Monde de la Pâtisserie e o Bocuse D’OR, todas com a presença de jovens talentos e chefs renomados.

Eles também praticaram técnicas e conceitos estudados no curso ao dar suporte na cozinha, nos depósitos e no Bar Sirha, onde foram realizadas demonstrações e harmonizações de cafés, vinhos, cervejas e outras bebidas.


Ao todo, 12 alunos do curso Tecnologia em Gastronomia atuaram como chefs assistentes dos chefs que estavam competindo. E essa participação gerou a premiação do melhor Chef Assistente em 2 das competições: Henrique Campos de Souza foi eleito o melhor Chef Assistente no Concurso Coupe du Monde de la Patissêrie (competição internacional) e Guilherme Garbim da Costa foi eleito o melhor chef assistente no Talentos do Gelato (competição nacional).

Já alunos da área de nutrição colaboraram em questões que envolviam a segurança de alimentos. Todos tiveram treinamento com organizadores do Sirha.

Participaram também estudantes dos cursos de fotografia e audiovisual envolvidos no projeto Senac em Movimento, cuja proposta consiste em incentivar a pesquisa e inovação por meio de produção de conteúdo multimídia.  Eles foram credenciados como imprensa pela organização, tiveram acesso a todas as áreas e forneceram todas as imagens do evento.

Por isso, colaboraram com a divulgação do evento os alunos Priscilla Person Genial, Jessica Talissa Iaquis Rei, Martin Justo Quintairos, Gianluca Allegretti, dos bacharelados em Audiovisual e Fotografia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro.Veja acima a galeria com fotografias realizadas pela aluna Jessica, do Bacharelado em Fotografia.

Vivência e carreira
A aluna Larissa Larsens Rodrigues atuou no evento como auxiliar de segurança alimentar, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo responsável pela aplicação diária de check lists nos estandes, verificando quais itens estavam ou não de acordo com o padrão proposto e, ao mesmo tempo, realizando as orientações necessárias.

Larissa, que cursa o 5º semestre do Bacharelado em Nutrição no Centro Universitário Senac Santo Amaro, conta ainda que realizou a medição do PH da água e a verificação e controle da identificação, temperatura, validade e etiquetagem dos alimentos e produtos que seriam utilizados pelos competidores.

“Trabalhamos para que todos os produtos alimentícios envolvidos no evento estivessem devidamente seguros, dentro dos padrões propostos e em conformidade com as leis e normas estabelecidas, promovendo, assim, a segurança alimentar”, explica.

Além disso, em todos os dias do concurso, ela e os colegas conviveram com chefs e confeiteiros renomados. “Nunca imaginei que teria o prazer de conhecer e até mesmo trabalhar ao lado dessas pessoas, podendo contribuir com o meu conhecimento para que tudo desse certo no evento como um todo”, destaca.

A aluna relata outras experiências marcantes que teve durante o evento: “Pude ver com meus próprios olhos como realmente funciona um concurso gastronômico, tanto a parte de toda preparação, estrutura, equipamentos e tecnologias presentes, e, também, pela oportunidade de conhecer expositores, marcas e profissionais de toda a cadeia produtiva do evento”.

Para Larissa, a participação no evento contribuiu para a formação dela e para a carreira que pretende seguir, principalmente porque colocou em prática tudo o que está estudando e aprendendo desde o primeiro semestre do curso, tanto com relação à gastronomia em si, quanto aos outros componentes curriculares, como: controle higiênico e sanitário, microbiologia dos alimentos, ética e cidadania, entre outros.

“Com isso, posso dizer que a experiência no Sirha foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional, pessoal e social, sendo algo que levarei como aprendizado para sempre”, conclui.

Confira vídeo produzido pelos alunos Martin Justo e Gian Allegrtti, do Bacharelado em Audiovisual.



Seminário
A programação do evento ainda teve um seminário, que contou com a presença de professores de gastronomia do Senac. Eles falaram sobre as tendências nesse campo e como aperfeiçoar os serviços de alimentação em hotéis, bares e restaurantes.

A palestra Experiência Afetiva foi ministrada por Michele Novembre, do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro. Já a apresentação Valorização dos Sabores e Saberes da Mantiqueira teve comando de Vitor Costa Pompeu, Ricardo Barbosa e Vitor Rabelo, do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Vestibular 2018 – 2º semestre do Centro Universitário Senac.

Notícias relacionadas:
- Nova edição dos Jogos Universitários movimenta alunos em campus
- Nova edição dos Jogos Universitários movimenta alunos em campus
- Nova edição dos Jogos Universitários movimenta alunos em campus
- Alunos recebem refugiados com feijoada e sobremesas brasileiras
- Alunos recebem refugiados com feijoada e sobremesas brasileiras
- Alunos recebem refugiados com feijoada e sobremesas brasileiras
- Alunos recebem refugiados com feijoada e sobremesas brasileiras


Tags: Centro Universitário Senac, Sirha 2018, Vestibular Senac 2018, atividade prática, evento de gastronomia, foodservice, hotelaria, vivência da profissão


Últimas notícias

22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)