Home > Notícias
23/04/2018 10h30min

Turmas exploram inovações profissionais, sociais e tecnológicas em visitas

Turma do programa Aprendizagem visita Memorial da Inclusão

Memorial da Inclusão foi um dos espaços visitados pelos jovens do programa Aprendizagem

Com o surgimento constante de novas culturas, comportamentos e tecnologias, a sociedade procura metodologias para acompanhar, conhecer e se adaptar a estas realidades. 

Para aproximar os estudantes dessas diversas novidades e expandir seus conhecimentos além da sala de aula, o Senac Tatuapé promove visitas a exposições, feiras temáticas, espaços corporativos, entre outros locais que ampliam a bagagem das turmas da unidade.

Os jovens do programa Aprendizagem e os alunos do Técnico em Administração, por exemplo, foram recentemente ao Google Space - Campus São Paulo, um dos principais espaços da capital paulista voltado para o coworking, conceito de empreendedorismo alternativo ao modelo tradicional dos escritórios. 

Localizado no bairro Paraíso, o local abriga eventos e atividades voltadas para criação de startups, oferecendo livre acesso para qualquer interessado trocar experiências e conhecer aliados para o seu projeto. 

“A proposta foi identificar o jeito de trabalhar de uma empresa do século 21. Suas estruturas, o funcionamento de tal ambiente de trabalho, além de desenvolver o olhar empreendedor e do protagonismo de cada um”, explica o docente Renato Torquato. 

O docente Eduardo Lopes da Costa complementa a proposta da visita: “Quisemos apresentar no que consiste este espaço e quais as vantagens desse modelo por meio da vivência, ou seja, explorando o espaço, realizando registros fotográficos e anotações sobre o que eles consideram como diferencial. Eles também tiveram a oportunidade de interagir com os empreendedores e seus respectivos projetos”.

Ferramentas sociais 
Os jovens da Aprendizagem também foram ao Memorial da Inclusão, um dos principais espaços voltados à conscientização sobre pessoas com deficiência na cidade. 

O local foi escolhido pela docente Gleice Premazzi Beccarini para que a turma conhecesse mais sobre a importância do protagonismo das pessoas com deficiência sobre seus direitos e sua atuação social. 

Na visita, os alunos conheceram a parte histórica e a luta pelos direitos das pessoas com deficiência por meio de documentos, materiais audiovisuais e atividades práticas. Ao final da jornada, os alunos foram até a sala tátil intitulada Sala dos Sentidos, um ambiente minimalista, com pouca luz e som, onde as paredes são decoradas com objetos e texturas diversas, no intuito de aguçar o tato e a audição do visitante, semelhante à realidade de pessoas com deficiência visual. 

“Ao conhecer a Sala dos Sentidos, tivemos algumas ideias para um projeto que estamos desenvolvendo em aula, que consiste em adaptar espaços e móveis com texturas reconhecíveis para que pessoas com deficiência se sintam situados e confortáveis no seu ambiente de trabalho”, conta o aluno Daniel Rodrigues. 

Inovações tecnológicas 
Já os alunos de três turmas do curso Técnico em Informática puderam acompanhar uma série de novidades da área de segurança e tecnologia na feira ISC Brasil, que chegou a sua 13ª edição no país. 

O aluno Diogo Diniz se surpreendeu com as novidades, como o sistema de reconhecimento facial para câmeras de segurança e caixas eletrônicos, assim como as câmeras térmicas. “Elas auxiliam desde a vigilância em estabelecimentos comerciais até o reconhecimento de pontos vazios no ambiente e de maior circulação de público por mapa de calor, potencializando as estratégias de venda. Achei inusitado”, conta.

Para o docente Leandro Pereira Ramos, essas feiras também são importantes por possibilitarem networking aos estudantes. “Os profissionais de TI costumam ser humildes, sem estrelismos. Se você chega a um estande, o próprio dono de uma marca absurdamente importante irá lhe atender, disposto a apresentar o projeto dele e a contar sua história”, destaca. 

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Tatuapé. 

Notícias relacionadas:
- Leitura e internet potencializam aprendizado de alunos do Técnico em Administração
- Leitura e internet potencializam aprendizado de alunos do Técnico em Administração
- Turmas de cursos livres de TI vivenciam mercado de trabalho em projetos práticos
- Turmas de cursos livres de TI vivenciam mercado de trabalho em projetos práticos
- Turmas de cursos livres de TI vivenciam mercado de trabalho em projetos práticos
- Alunos aproximam público do universo da segurança do trabalho
- Alunos aproximam público do universo da segurança do trabalho
- Alunos aproximam público do universo da segurança do trabalho
- Alunos aproximam público do universo da segurança do trabalho


Tags: Google Space, ISC Brasil, Memorial da Inclusão, Senac São Paulo, Senac Tatuapé


ERRO: null
ERRO: null

Instagram (@senacsaopaulo)