Tatuapé

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
17/04/2018 10h02min

Turmas de cursos livres de TI vivenciam mercado de trabalho em projetos práticos

Há uma frase do filósofo Charles-Louis de Secondat, conhecido como Barão de Montesquieu, que sintetiza bem o conceito de teoria e prática: “Só se conhece o que se pratica”.

Na área de Tecnologia de Informação (TI), a prática é regra vital para o real aprendizado. Além disso, outro ponto importante para o futuro profissional é conhecer os caminhos para iniciar e se desenvolver no mercado de trabalho.

Por ser uma área com muitas ramificações, as opções para abrir as portas para novas oportunidades são diversas, como utilizar o tradicional currículo ou apostar em um portfólio digital.

José de Assis Filho, docente do Senac Tatuapé, destaca que é fundamental enfatizar a parte prática nas aulas e motivar os alunos a criarem seus próprios projetos. “São trabalhos que possibilitam que o aluno termine o curso com material autoral que poderá servir como portfólio para o mercado de trabalho”, justifica o docente.

Criações on-line
Apresentar seus talentos e serviços profissionais na web ou criar sites para os clientes são boas formas de aproveitar oportunidades. Essas são duas possibilidades que o curso HTML5 e CSS3 do Senac São Paulo oferece. Abrangente, a formação ajuda quem quer aprender a elaborar projetos on-line e páginas web de acordo com padrões W3C e conceitos de acessibilidade.

Juliana Gonçalves, formada em design gráfico, conta que buscou o curso por dois motivos – além de querer apresentar seu trabalho na internet, ela percebeu que as empresas procuram profissionais com este conhecimento.

Um dos diferenciais é que, durante a formação, o aluno constrói um site utilizando um layout básico, mas também pode escolher um design mais adequado ao seu perfil ou gostos pessoais.

Juliana aprova a metodologia: “o projeto nos coloca numa situação real. Somos desafiados a criar algo novo. Com isto, temos uma compreensão mais ampla dos conceitos do desenvolvimento web e uma base mais sólida dos próximos passos a seguir na carreira”.

O colega de curso, Rui Barbosa, concorda e ressalta que essa vivência fez diferença no seu aprendizado. Formado em uma graduação na área de desenvolvimento de sistemas, Rui comenta que as aulas práticas fizeram falta durante a faculdade. “Se não fosse pelo projeto no Senac, talvez eu não tivesse nenhuma iniciativa para desenvolver um portfólio pessoal, algo que tive dificuldades durante minha graduação, essencialmente teórica”, diz.

Rui comenta que seu projeto é um site para divulgar uma barbearia com espaços diferenciados, como jogos, cervejas e até tatuagem. “Mas a ideia serve mais como treino. Para o futuro, pretendo algo voltado à minha área de desenvolvimento de sistemas”, adianta.

Juliana já está montando seu portfólio on-line e pretende expandir conhecimentos na área para deixá-lo ainda mais atraente. “Eu era muito crua a respeito dos conceitos web e do universo de linguagens de sistemas. O projeto foi muito importante porque estava perdida, tinha até uma certa aversão à essa área e, agora, passei a simpatizar mais com o assunto”, refletiu a aluna.

Prototipagem eletrônica
Para os profissionais de TI que se interessam mais por hardwares e robótica, uma das possibilidades é trabalhar com o Arduino, plataforma de prototipagem eletrônica.

“O Arduino é um projeto de hardware e software open source (com códigos abertos) que possibilita montar e programar projetos de circuitos elétricos, sensores e atuadores, permitindo a realização de tarefas simples e diversificadas, como efeitos luminosos, projetos de automação, robótica e impressoras 3D”, conta o docente.

Ele explica que além do manuseio simples, o baixo custo torna a plataforma ainda mais atraente, pois é possível adquirir modelos, como o UNO, por uma média de R$ 60.

No curso Programação com Arduino, José insere projetos inusitados e lúdicos nas aulas, como a criação de um sistema de automação residencial para controlar lâmpadas e outros dispositivos com o celular; criar e manusear pequenos robôs controlados pelo bluetooth do celular e também a elaborar um jogo nos moldes do clássico Genius, popular brinquedo dos anos 1980 que estimula a memorização de sons e cores. Confira o vídeo de uma simulação do jogo:


“Estes métodos contribuíram para entender as possibilidades, nuances e capacidades existentes no Arduino e, assim, adaptá-lo ao nosso projeto pessoal”, avalia o aluno Stevam Steffen Junior.


Stevam buscou o curso para conhecer o manuseio de drones pelo Arduino e entender como essa plataforma poderia simplificar um projeto pessoal que está desenvolvendo. “Quero construir móveis e expositores que vão possuir partes automatizadas e sensores. Além disso, as aulas expandiram minha percepção das possíveis aplicações e me deram ideias que eu não tinha tido antes. Percebi que posso ir bem mais além do que imaginava”, conta.

Já para os irmãos Lilian e Fabio Siqueira, colegas de turma, que já atuam na área como orientadores de projetos educacionais em um colégio, as aulas ampliaram conhecimentos. “Queríamos compreender melhor a lógica da programação do Arduino e também sentimos que alguns estudantes já requisitavam mais conteúdo da nossa parte”, justifica Lilian.

O docente José resume a metodologia: “Além de desenvolver técnicas e habilidades manuais de diversas linguagens, como hardware, eletrônica, lógica de programação e desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, conseguimos dar vida aos interesses pessoais da turma. Estes projetos dão confiança para o aluno encarar os desafios do mercado, pois não estão embasados unicamente em teoria”, conclui.

Conheça os cursos HTML5 e CSS3 e Programação em Arduino que o Senac Tatuapé oferece.

Notícias relacionadas:
- Digital, físico e impresso: conheça maneiras de divulgar seu portfólio de fotografia
- Digital, físico e impresso: conheça maneiras de divulgar seu portfólio de fotografia
- Um celular na mão e uma ideia na cabeça: opções acessíveis no audiovisual
- Um celular na mão e uma ideia na cabeça: opções acessíveis no audiovisual


Tags: Senac Tatuapé, aprendizado prático, currículo TI, cursos livres, mercado de trabalho TI, portfólio de TI, possibilidades do Arduino, programação com Arduino, projetos de TI, tecnologia da informação


Últimas notícias

17/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão
15/04/2019
Alunos integram moda e arte em evento sobre padrões de beleza
09/04/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
08/04/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
02/04/2019
Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas
01/04/2019
Turmas realizam ação para conscientizar sobre prevenção a DSTs
01/04/2019
No ritmo do Carnaval, alunos promovem eventos com diferentes inspirações
29/03/2019
Alunos mobilizam comunidade e transformam terreno em praça com mirante
29/03/2019
Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área
26/03/2019
Evento aborda as perspectivas e os desafios do profissional do futuro
26/03/2019
Aprendizes promovem exposição sobre direitos humanos
26/03/2019
Alunos orientam população contra incêndios em Paranapiacaba
26/03/2019
Ações fortalecem turismo e produções locais na região de Sorocaba
26/03/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
26/03/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
20/03/2019
Turmas vivenciam rotina de agência de comunicação
19/03/2019
Indicador de desempenho: o recurso para tirar o planejamento estratégico do papel

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)