Tatuapé

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
28/02/2018 11h47min

Digital, físico e impresso: conheça maneiras de divulgar seu portfólio de fotografia

O fotógrafo é aquele que vê e capta momentos únicos e inesquecíveis, aliando sensibilidade e técnica. Mas também é essencial que seu trabalho seja visto, tanto para a apreciação quanto para a sustentabilidade profissional.

No metrô, na revista e na internet, um bom registro fotográfico encontra diversos meios e apoios de divulgação e exposição. De parcerias estratégicas a estratégias de marketing, as aulas do curso Técnico em Processos Fotográficos abordam possibilidades de ações criativas que vão além do aprendizado fotográfico.

Autoral
Foi em sala de aula que a exposição de Chris Lima ganhou vida. Chris, que é ex-aluna do Senac Tatuapé e atual estudante do Bacharelado em Fotografia no Centro Universitário Senac - Santo Amaro, se inspirou em uma sugestão do docente Matheus Dacosta, e deu seus primeiros passos no planejamento de um trabalho autoral.

Matheus sugeriu que os alunos enviassem suas ideias para o projeto Linha da Cultura, do Metrô de São Paulo, onde diversos artistas expõem suas obras nas plataformas de diferentes estações. Foi o que ela, então aluna, fez com êxito. Intitulada “Minha Vista SP”, a exposição, que ficou na Estação Sé de 10 de janeiro a 28 de fevereiro, busca apresentar a grandeza de São Paulo sob um outro ângulo.


“A partir da minha percepção de lugares que normalmente presenciamos no nosso cotidiano, porém não estamos acostumados a observar profundamente, além de despertar a curiosidade do público em identificar os lugares retratados e associar suas lembranças pessoais sobre o local”, conta Chris Lima. Além da exposição, seu trabalho pode ser encontrado em seu site.

Anuário
Gisa Senna, também ex-aluna do Senac Tatuapé, encontrou na fotografia artística um nicho de mercado que lhe rendeu diferencial e reconhecimento. Com a proposta de comercializar quadros fotográficos em alta qualidade e em tiragens limitadas, ela gerencia um espaço em parceria com a arquiteta Roberta Banqueri.

A ideia para gerir seu próprio negócio foi a junção de dois fatores: o módulo de fotografia de arquitetura, no quesito identificação, e técnicas de empreendedorismo ministradas pelo docente Eduardo Lopes Costa.

Gisa destaca que durante o curso aprender técnicas de empreendedorismo foi tão importante quanto assimilar conceitos fotográficos:

“Entender como conceber meu próprio negócio permitiu que eu pudesse me organizar mais claramente nas tomadas de decisões. Partindo disto, busquei tornar minhas fotografias em elementos decorativos, artísticos. Tento criar peças únicas, com tiragem limitada e com qualidade diferenciada e duradoura, permitindo ao comprador um material exclusivo”, relata.

O trabalho de Gisa ganhou destaque no anuário de arquitetura e design de interiores da revista It Home, que, além de reconhecimento, também funciona como ferramenta de divulgação. Seu trabalho pode ser encontrado em seu portfólio digital e em sua conta do Instagram.

Redes Sociais

Casamentos, gestações e bebês. É em meio a toda essa alegria que Talita Naval, ex-aluna do Senac Tatuapé, realiza seu trabalho diariamente. Especializada em fotografia de família, com foco em ensaios newborn e gestantes, ela gerencia o Studio Naval Fotografia com o marido – também ex-aluno da unidade.

“Nosso objetivo não é apenas registar o momento, mas sim, fazer parte das famílias e da experiência que estão vivendo naquele momento; com o início de uma história de amor, ou fazendo parte do começo de vida dos pequenos bebês que passam por aqui”, conta Talita.

Por meio de ferramentas como Facebook e Instagram, Talita conta que a divulgação do estúdio é inteiramente online, com praticamente zero investimento financeiro e retorno absoluto.

“Uma média de 70% dos contratos fechados são de clientes vindo destas plataformas digitais, por isso, ter um portfólio digital é fundamental para estar ativo no mercado, bem como uma maneira de chegar mais próximo do seu cliente”, explica a fotógrafa.

A estratégia utilizada por ela é manter as redes sociais sempre atualizadas com novos trabalhos, focando na visibilidade, alcance e relacionamento com os clientes. Você pode conferir o trabalho do Studio Naval em sua página no Facebook.

Técnica, criatividade e empreendedorismo acompanham nossos alunos da sala de aula ao mercado de trabalho. Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Tatuapé.

Notícias relacionadas:
- Diversitas conquista 2º lugar em premiação internacional de fotografia de natureza
- Diversitas conquista 2º lugar em premiação internacional de fotografia de natureza
- Diversitas conquista 2º lugar em premiação internacional de fotografia de natureza
- Fotografia documental: a arte de contar histórias com a imagem
- Fotografia documental: a arte de contar histórias com a imagem


Tags: Senac SP, Senac Tatuapé, anuário, cases, divulgação, ex-alunas, exposição, fotografia, fotografia no senac, portfólio digital, técnico em processos fotográficos


Últimas notícias

22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)