Home > Notícias
08/02/2018 17h

Profissional dá dicas para técnico em administração atuar em comércio exterior

Mulher de terno mexe em painel azulado com gráficos e outros elementos visuais

Despacho aduaneiro, importação e exportação, agenciamento de carga, trader, transporte marítimo ou aéreo, venda de fretes. Essas são algumas das possibilidades de atuação que a área de comércio exterior oferece aos profissionais.

E os estudantes do Técnico em Administração também podem aproveitar essas oportunidades, destaca Jaqueline Silva, international trader da empresa ASK Gida.

“É necessário ter conhecimentos específicos para atuar em comércio exterior, mas também é preciso ter visão ampla e saber lidar com negociações. Por isso, muitas vezes, o profissional de administração está mais preparado que aquele que possui apenas o conhecimento técnico”, diz.

A profissional foi uma das palestrantes da webconferência Desafios e Perspectivas do Comércio Exterior, realizada durante uma aula do Técnico em Administração do Senac Guarulhos, em 18 de janeiro.

Além de esclarecer dúvidas dos alunos, Jaqueline apresentou as características que compõem o perfil profissional desejado pelas empresas e deu dicas de como se destacar nessa área.

Perfil profissional desejado
A palestrante destaca três características comportamentais que compõem o perfil profissional desejável para atuar nessa área: determinação, organização e flexibilidade.

Ela acredita que determinação é a principal delas, pois a área exige muito esforço, trabalho e atenção. Assim, aguentar a pressão é fundamental para não tomar decisões equivocadas, prejudicando o próprio desempenho e, consequentemente, o da empresa.

“Um profissional que não esteja determinado provavelmente desistirá nos primeiros obstáculos. Inclusive, essa característica serve não só para administração e comércio exterior, mas para todas as áreas”, reforça Jaqueline. 

Organização também é fundamental porque os mínimos detalhes interferem na realização adequada do trabalho e qualquer falha pode trazer prejuízos para a empresa. Já a flexibilidade ajuda a saber lidar com pessoas de diferentes perfis, de variados países e em diversos tipos de situação, sabendo ouvir e se adaptando a qualquer forma de trabalho.

Jaqueline explica que essas características são importantes porque contribuem para os resultados da empresa, além de ser um diferencial que tornam o profissional mais desejado pelo mercado. 

“Existem pessoas com muita experiência na área, mas que não conseguem recolocação por falta de organização ou por não saberem lidar com as pessoas porque transformam qualquer problema em discussão e, ao invés de procurar soluções, fazem de tudo para achar culpados”, alerta. 

O que estudar?
Além de características comportamentais, alguns conhecimentos específicos são essenciais para o técnico em administração se adequar ao perfil profissional desejável para atuar em comércio exterior, ressalta Jaqueline. Ela lista o que estudar para se preparar para esse mercado: 

- Idiomas: o domínio da língua inglesa é essencial em comércio exterior, pois o profissional trabalhará com empresas internacionais e precisará ter uma comunicação assertiva.

- Leis de comércio exterior: é essencial ter um conhecimento básico das leis relacionadas à área e às atividades de atuação da empresa;

- Formação técnica: as empresas buscam profissionais formados ou que estejam estudando algo relacionado ao comércio exterior ou à administração. “Um profissional que saiba a diferença, por exemplo, entre incoterm, Free On Board (FOB) e Cost, Insurance and Freight (CIF) poupa para a empresa o tempo de treinamento e com certeza terá mais chances que outros candidatos”, diz Jaqueline. 

- Cursos extracurriculares: Fazer cursos relacionados ao setor de comércio exterior em que deseja atuar amplia a visão do estudante e mostra para a empresa que ele está sempre buscando se atualizar sobre as demandas do mercado;

- Atualidades: Trabalhar com comércio exterior é manter-se informado sobre a situação do país e do mundo diariamente. “Quando há um problema político o setor sofre variações. É preciso saber o que acontece para saber como lidar com os diversos cenários que o comércio exterior lhe trará”, aconselha Jaqueline.

Webconferência em sala de aula
Além de Jaqueline, a webconferência reuniu outros três representantes de empresas do setor e foi desenvolvida em sala de aula pelos docentes Rosa Lucia Moreira da Silva e Abrão Lincoln Areal. 

No evento, Miguel Berlanas, gerente de logística da Mimo Style, falou sobre os principais desafios da área; Daniel Sakata, sócio diretor da Careship Global, contou os erros cometidos por principiantes na importação e exportação e Evandro Guilherme, sócio diretor da EGS Consultoria e Assessoria Aduaneira, esclareceu quando contratar um despachante aduaneiro.

A proposta da ação foi apresentar quatro variantes da atuação profissional em comércio exterior e abordou temas de interesse dos alunos, como: negociações pela internet, tributação fiscal, transporte de mercadorias e o que o profissional deve estudar para destacar-se na área.

“Inserir o comércio exterior na realidade da turma é um desafio, por isso convidamos quatro profissionais do mercado para participarem da webconferência, pois o grande volume de atividades desenvolvidas por eles inviabilizaria um encontro presencial”, diz Rosa. 

Ela explica que a organização do evento contou com a participação dos alunos em cada detalhe, desde o contato com os palestrantes até a elaboração de perguntas sobre a área. 

A aluna Silvana Farias comenta a experiência: “Entendi que comércio exterior não é só compra e venda e que, muitas vezes, a gente não tem noção de tudo o que essa área envolve”.

Conheça o curso Técnico em Administração que o Senac Guarulhos oferece.

Notícias relacionadas:
- Alunos aprendem lições de empreendedorismo para além do negócio próprio
- Alunos aprendem lições de empreendedorismo para além do negócio próprio
- Bate-papo com empresários discute os mitos e verdades de empreender
- Bate-papo com empresários discute os mitos e verdades de empreender
- Bate-papo com empresários discute os mitos e verdades de empreender
- Especialistas esclarecem como melhorar a empregabilidade
- Especialistas esclarecem como melhorar a empregabilidade


Tags: Comércio Exterior, Senac Guarulhos, Senac São Paulo, Técnico em Administração, comércio exterior para técnicos em administração


Últimas notícias

24/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
Aprendizagem Técnica em Informática é oferecida em 9 unidades
10/01/2020
Senac Catanduva comemora 40 anos de atuação
02/01/2020
Quais são os caminhos para inovar e empreender?
02/01/2020
Senac Presidente Prudente oferece programação com cursos de férias
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)