Home > Notícias
22/12/2017 12h04min

Com parcerias, alunos transformam residencial de idosos no 2º Senac Décor

Área de atividades transformada pelos estudantes e parceiros

Turmas mapearam as necessidades de uso de cada espaço para desenvolver os projetos

Um projeto que pudesse unir os 50 alunos das três turmas do Técnico em Design de Interiores do Senac Americana e que ainda fosse capaz de fazê-los exercitar a cidadania e a solidariedade. Foi assim que surgiu a segunda edição do Senac Décor, mostra de decoração de interiores promovida pela unidade.

Neste ano, a ação beneficiou o Residencial Evangélico Benaiah, espaço que oferece moradia gratuita para idosos desde 1962. O local teve 12 ambientes de uso coletivo repaginados pelos estudantes, seguindo conceitos de design e ergonomia para a terceira idade.

Para isso, as turmas mapearam as necessidades de uso de cada espaço, além de buscar doações de móveis e materiais para aplicação em seus projetos. Os alunos receberam orientação direta de 11 renomados arquitetos da região, que auxiliaram na concepção e execução das melhorias. Tudo isso em apenas três meses.

“Além de preparar e capacitar os alunos para o mercado de trabalho, trazendo-os para a prática e para a solução de problemas reais da profissão, estamos entregando para a sociedade um benefício duradouro”, explica a docente e arquiteta Lívia Lemes Fonseca.

Mãos à obra
Para que o projeto fosse possível, os alunos articularam diversas parcerias, contando com, aproximadamente, 140 apoiadores entre lojas, prestadores de serviços e voluntários para execução da mão-de-obra.

As áreas que receberam intervenção dos alunos foram a recepção, capela, salão de festas, biblioteca/sala de leitura, sala de informática, salão de beleza, área de atividades, sala de fisioterapia, sala de TV, refeitório, lavanderia e rouparia.

A aluna Melissa Cerchiari, que participou da intervenção na sala de TV, conta que o maior desafio foi pensar em um espaço coletivo onde fosse possível acomodar o maior número de pessoas de maneira confortável, além de executar um projeto sem recursos financeiros, produzidos apenas por meio de doações. “Todos os ambientes foram pensados e executados com carinho. Espero que os moradores criem novas histórias, relembrem outras e vivam intensamente”, diz Melissa.

A funcionalidade foi o ponto de atenção da aluna Isabela Giongo, que integrou a equipe responsável pela sala de fisioterapia. “Antigamente, o espaço era utilizado para o bazar. Então, tivemos que fazer algumas escolhas do que caberia e o que eles realmente precisavam”, afirma. “Saber que os idosos não gostavam de fazer aulas de fisioterapia também nos deixou motivados a deixar a sala mais alegre e estimulante para a prática de exercícios”, relembra a estudante.

Games para idosos
Para a sala de informática, os alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais foram convidados a criar games especialmente para os moradores da instituição, com fácil compreensão e que estimulassem o raciocínio e preservação da memória.

A proposta rendeu cinco jogos: Complete os Ditados, que relembra ditados populares brasileiros, Quack, que simula uma caça a patos para aprimorar a agilidade e coordenação motora, Jogo da Forca, adaptado para o ambiente digital para aproximar os idosos do universo virtual, Jogo da Memória, com diferentes níveis de dificuldade, e Boliche, que completou o repertório de games oferecidos aos moradores.

“Uma demanda como essa contribui muito para o desenvolvimento do aluno, porque é um projeto real. Não é apenas um jogo que ele vai criar para testar em sala de aula, mas uma proposta para uma necessidade real, que será utilizada no dia a dia”, destaca Danilo Dionísia, docente da área de tecnologia da informação.

Jardim especial
A ação ainda integrou estudantes de Jardinagem e de Jardineiro, que realizaram trabalhos na instituição ao longo do ano.

A turma de
Jardinagem levantou as necessidades locais, levando em consideração as expectativas e demandas dos moradores da instituição, resultando em um pequeno jardim de plantas medicinais, além da reforma e manutenção do antigo jardim na fachada da instituição.

Já os alunos do curso
Jardineiro projetaram e implantaram um jardim de plantas frutíferas e ornamentais, unindo embelezamento do espaço à uma alimentação saudável e natural aos moradores do local.

“Meu lugar preferido agora é o refeitório, que ganhou uma bela pintura. Os alunos do Senac foram sempre simpáticos e atenciosos, nunca deixando de conversar e saber a opinião dos moradores. Para todos nós, é uma alegria ver o Benaiah com tanta vida”, afirma Alzira Cia, moradora da instituição há quase 5 anos.

Para Hélio de Oliveira Camargo, presidente da instituição, a integração entre os moradores e os participantes do projeto transformou o dia a dia do local, levando mais felicidade ao residencial.

“O Benaiah ganha com todo o conhecimento dos estudantes, profissionais e doações envolvidas no projeto. Mas, principalmente, com as visitas desses mais de 50 alunos que, provavelmente, não frequentariam ou não conheceriam de perto a instituição. Esse benefício é intangível, mas, para mim, é o melhor de todos. Os idosos se sentem valorizados com essa presença”, conta.

Confira outros detalhes do projeto na revista sobre o 2º Senac Décor, produzida em parceria com a Agência Audaz, responsável pela diagramação do material.

Veja também a galeria com imagens dos ambientes transformados pelos alunos e parceiros.



Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Americana.

Notícias relacionadas:
- Design e sustentabilidade são destaques em luminárias e móveis produzidos por alunos
- Design e sustentabilidade são destaques em luminárias e móveis produzidos por alunos
- Design e sustentabilidade são destaques em luminárias e móveis produzidos por alunos
- Design e sustentabilidade são destaques em luminárias e móveis produzidos por alunos
- Alunos criam jardim e horta em lar para idosos no interior
- Alunos criam jardim e horta em lar para idosos no interior


Tags: Senac Americana, Técnico em Design de Interiores, atividade prática, design de interiores, projeto de design de interiores, residencial para idosos, responsabilidade social


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)