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21/12/2017 16h31min

Master of Wine: projeto enaltece o vinho no contexto da alimentação

Dirceu Vianna Júnior em frente a telão durante explicação

A presença de Vianna ressalta o alinhamento da instituição com a excelência e tradição da área de bebidas

Simplificar, descomplicar e se divertir, com responsabilidade. Essa é a proposta que Dirceu Vianna Júnior, o primeiro (e único) brasileiro com a prestigiosa certificação Master of Wine, traz para os profissionais do setor da gastronomia e hospitalidade.

Vianna esteve no Senac São Paulo durante o mês de dezembro em uma série de atividades para alunos, ex-alunos, docentes, formadores de opinião e jornalistas que tiveram a oportunidade de participar de palestras, degustações e harmonizações.

Com cardápios desenvolvidos por docentes e serviço efetuado por alunos, a presença de Vianna ressalta o alinhamento da instituição com a excelência e tradição da área de bebidas, assim como a antecipação de tendências e oportunidades da área de alimentação.

Em evento no Senac Aclimação, Vianna proporcionou aos participantes uma viagem ao mundo dos espumantes, descrevendo estilos, métodos de vinificação e avaliando qualidade das borbulhas. A jornada sensorial passou por países como França, Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Argentina e Brasil.

Isso foi possível por meio de parcerias com fornecedores inovadores, como Adega Alentejana, Cantu Importadora, Casa Flora Importadora, Decanter Vinhos, Devinum Importadora, Grand Cru, Kmm Vinhos, Mistral Vinhos, Pizzato Vinhos e Vinhas, Premium Importadora, World Wine e Zahil Vinhos.

Já nos campi do Centro Universitário Senac, em Santo Amaro, Campos do Jordão e Águas de São Pedro, foram realizadas degustações comparativas, destacando a diferença entre perfis sensoriais dos vinhos. Alunos e ex-alunos tiveram a oportunidade de discutir percepções e debater perspectivas do segmento de bebidas.

Os docentes do Senac São Paulo também participaram de capacitação especial com a perspectiva de Vianna sobre as especificidades do setor, o comportamento do consumidor, tendências mundiais e ferramentas de vendas usadas no mercado Europeu, complementando a experiência com exercícios práticos e degustações de vinhos de diferentes castas, estilos e origens.

“Conhecer o universo das bebidas possibilita aos que trabalham na área não só enriquecer a experiência à mesa do cliente, como contribuir para o alcance do retorno financeiro dos estabelecimentos”, explica Juliana Trombeta Reis, responsável pela área de bebidas, serviços e gestão no Senac São Paulo.

Posicionamento
Vianna afirma que é importante deixar os conhecimentos sobre bebidas mais simples e acessíveis, de forma que não assuste as pessoas. Para isso, é essencial enxergar que as bebidas fazem parte da alimentação e devem ser abordadas de forma integrada com a nutrição e a gastronomia – como é feito nos cursos e eventos do Senac São Paulo.

“Parece óbvio, mas isso é um grande desafio, pois os profissionais tendem a se especializar de tal forma que esquecem de olhar o todo”, conta Juliana. Para ela, a parceria com Vianna destaca a importância das bebidas no contexto da alimentação, além de instigar os profissionais a desenvolverem uma visão holística do setor.

“É muito comum encontrar profissionais cozinheiros e até chefs que se intimidam quando uma harmonização está em pauta. Comum também é encontrar restaurantes que têm todo um conceito definido para o cardápio de alimentos, mas não possuem cartas de bebidas com propostas coerentes. Muitos ainda pensam que só vinho harmoniza com comida! Alguns já perceberam o potencial das cervejas e pouquíssimos enxergam a cachaça sem preconceitos”, afirma.

Tendências
A visão holística é importante também dentro do próprio segmento. Dirceu Vianna reforça que qualquer profissional da área precisa compreender o setor como um todo, com muito respeito a todas as bebidas.

“Os coquetéis são ferramentas fortes de retorno financeiro e as bebidas quentes, como café e chás, estão super em alta. Os não alcoólicos, como refrescos e refrigerantes que têm uma pegada ‘natureba’, orgânicos, com baixo teor de açúcar e produção em baixa escala são a bola da vez, assim como a produção artesanal de bitters, xaropes e infusões especiais”, ressalta Juliana.

Para além de seu apreço individual, as bebidas tem papel fundamental na hospitalidade e complementam a nutrição até mesmo o preparo dos pratos, seja como ingrediente ou na harmonização.

Ficou com água na boca? Conheça os cursos na área de gastronomia do Senac São Paulo.

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