Logística, tecnologia e inovação: visita mostra as possibilidades da cadeia produtiva

Alunos do programa Aprendizagem do Senac Jardim Primavera estiveram na sede da GS1 Brasil
Por dia, 6 bilhões de “bips” da leitura do código de barras são ouvidos no planeta. Isso é o que diz a GS1 Brasil, uma associação multissetorial sem fins lucrativos que implementa padrões de identificação de produtos, como código de barras e EPC/RFID para mais de 1 milhão de empresas associadas em 150 países.
Os números impressionam e reforçam: a padronização é essencial para a integração da cadeia produtiva de itens manufaturados. A logística é uma das áreas com grandes inovações tecnológicas e seu alto potencial para automação exige soluções como códigos de barras, QR-Code (códigos de resposta rápida) e RFID (radiofrequência).
Para conhecer de perto esse cenário, alunos do programa Aprendizagem do Senac Jardim Primavera estiveram na sede da GS1 Brasil. A associação conta com um espaço de treinamento e demonstração da aplicação de suas tecnologias de cadastro, captação e compartilhamento de informações, ideal para a visita técnica da turma.
Inovação na prática
De acordo com a GS1 Brasil, os códigos de barra funcionam como uma linguagem internacional de negócios, que orienta o comércio mundial. “É como se fosse uma impressão digital: a identificação é única”, diz o site da empresa.
Além das aplicações no segmento do varejo, os jovens aprendizes puderam perceber como as atividades profissionais refletem na praticidade da vida do consumidor, na qualidade de trabalho do colaborador
nas organizações e no lucro das instituições.
As inovações tecnológicas da empresa foram demonstradas em um espaço que simula os cenários da indústria, distribuição e varejo, com ênfase nas soluções que melhoram os processos no dia a dia de um consumidor acostumado a interagir com produtos e marcas.
Automação
A eminência da automação do setor é um dos norteadores dos processos da GS1 Brasil, já que estudos apontam que quase 100% dos processos da cadeia logística serão efetuados por robôs até 2025. Por isso, já havia um deles à espera dos alunos durante a visita.
Ele ganhou a atenção da turma, assim como a infraestrutura moderna e a alta tecnologia disponíveis na empresa. “Conhecer a GS1
Brasil foi uma experiência incrível. O espaço é tecnológico com bastante informação e grandes inovações. Foi muito bom. A melhor parte de todas foi o robô”, compartilha a aprendiz Maria José Nunes da Silva.
Conheça o programa Aprendizagem do Senac São Paulo.