Tatuapé

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
14/12/2017 09h59min

Peça com atriz Clarice Niskier celebra 30 anos do Senac Santana

Atriz Clarice Niskier durante encenação da peça A Alma Imoral no Senac Santana

Performance de Clarice Niskier foi uma verdadeira aula para estudantes de teatro que acompanharam espetáculo

Aniversário pode ser um bom gatilho para instigar reflexões e inspirações. Ao mesmo tempo em que motiva celebração, também é momento de repensar escolhas e caminhos, ressignificando a própria missão de sua existência.

É como diz uma das primeiras frases da peça teatral A Alma Imoral: “Um macaco que se sabe macaco não é um macaco. Uma cobra que se sabe cobra não é uma cobra. Um cavalo que se sabe cavalo não é um cavalo. Um ser humano que se sabe ser humano é um ser humano. Um ser humano que não se sabe ser humano é um macaco, uma cobra, um cavalo...”.

Provocar reflexões foi a proposta da apresentação desta peça, em 8 de novembro, no Senac Santana. Estrelado por Clarice Niskier, o espetáculo reuniu alunos, ex-alunos, funcionários e comunidade na plateia e foi o auge das comemorações que marcaram os 30 anos da unidade.

Baseada no livro homônimo do rabino Nilton Bonder e inspirada em conceitos bíblicos e filosóficos, a peça reflete sobre o certo e o errado, a tradição e a transgressão, a obediência e a desobediência, a hipocrisia e a honestidade, o moral e o imoral.

Além disso, traz provocações sobre um ponto crucial para o ser humano: sua própria existência, traçada por meio de suas escolhas e da autopercepção – ou da falta dela.

Patricia da Silva Freitas, responsável pela coordenação do curso Técnico em Teatro na unidade, explica que a produção foi escolhida justamente por promover estes questionamentos tendo um viés na missão da educação para a formação humana.

“Estamos diante de um dos fatores críticos de sucesso para a aprendizagem: a autonomia aliada ao protagonismo. Sofrimento e frustrações podem ser poupados no processo de aprendizagem quando o ser humano se percebe como agente ativo na construção de seu aprendizado e assume integralmente esse papel, com clareza de seus desejos e anseios”, justifica.

Inspiração e técnica
A peça, em cartaz há 11 anos do Teatro Eva Herz, recebeu os prêmios Caravana Funarte de Circulação Nacional de Teatros e Qualidade Brasil São Paulo.

A atriz Clarice Niskier - vencedora do Prêmio Shell-RJ (2007), na categoria Melhor Atriz pela atuação nesse espetáculo, deu uma verdadeira aula para alunos e ex-alunos do Técnico em Teatro, que acompanharam atentos a apresentação.

Capacidade de concentração, envolvimento com o público, domínio do texto, preparo vocal e corporal foram técnicas e características que se destacaram na performance de Clarice, segundo Patricia.

“É perceptível e sensível a sua relação de convicção e de afeto com o texto. Isso faz toda a diferença na atuação dela e traz uma verdade inquestionável ao espetáculo, que visivelmente mobiliza a plateia”, enfatiza.

Solange Linhares, ex-aluna do curso Técnico em Teatro, concorda: “parece simples: uma iluminação baixa, uma cadeira, a atriz e um tecido. Porém, já na primeira cena, ela nos prende e vai nos conduzindo aonde quer que cheguem os nossos pensamentos. É como uma hipnose fazendo refletir isso sobre a nossa própria essência. Foi uma experiência fascinante e uma aula de teatro inesquecível”.

Segundo Roni Diniz, também ex-aluno do curso Técnico em Teatro, Clarice seduz o público com uma enxurrada de subversões, desde as mais ancestrais e sagradas às mais sutis e modernas.

“Ao despir-se logo no primeiro ato, a atriz desnuda toda a plateia e todas as ‘verdades’ acomodadas pelos cantos e incrustadas em nossos tumores. A peça sublinha, talvez, o mais ousado e despretensioso discurso revolucionário: a dor e o alívio do reencontro com a própria alma essencialmente livre e subversiva”, enfatiza Roni.

Já para 
Simone Candido, ex-aluna do Técnico em Teatro, o texto tem estreita relação com os 30 anos da unidade. “Vejo que o Senac Santana está sempre em transformação, principalmente porque a cada ano são pessoas diferentes passando por lá e, para ajudá-las, precisa estar aberto a mudanças. Assim, mesmo mantendo sua tradição, está sempre em um processo de evolução”, conclui.

Conheça os
cursos com inscrições abertas no Senac Santana.

Leia também: Senac Santana completa 30 anos

Notícias relacionadas:
- Alunos de teatro criam texto autoral para montagem de espetáculo
- Alunos de teatro criam texto autoral para montagem de espetáculo
- Teatro cego aguça sentidos e revela talentos
- Teatro cego aguça sentidos e revela talentos
- Teatro cego aguça sentidos e revela talentos
- Técnico em Teatro estreia em grande estilo no Senac Mogi Guaçu
- Técnico em Teatro estreia em grande estilo no Senac Mogi Guaçu
- Técnico em Teatro estreia em grande estilo no Senac Mogi Guaçu


Tags: 30 anos Senac Santana, Clarice Niskier, Técnico em Teatro, aniversário do Senac Santana, peça A Alma Imoral, peça de teatro


Últimas notícias

19/06/2019
18/06/2019
18/06/2019
Alunos do Técnico em Recursos Humanos desenvolvem boletim informativo
14/06/2019
Turma organiza feira para apresentar normas de segurança do trabalho
13/06/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo
07/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
03/06/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
31/05/2019
Alunos de nutrição orientam outras turmas sobre alimentação saudável
27/05/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
27/05/2019
Bate-papo com concierge apresenta os desafios da profissão a alunos
27/05/2019
Senac Santos oferece programação de férias
24/05/2019
Alunos criam selo em comemoração aos 70 anos do Senac Araraquara
24/05/2019
Engenheiro de montadora mostra impacto da automação em custos e segurança
22/05/2019
Concurso organizado por alunos elege melhor lanche de rua da cidade
22/05/2019
Alunos ampliam repertório de logística com Conselho de Mobilidade Urbana
22/05/2019
Levando Cor com Amor: alunos realizam ações de valorização com idosos
10/05/2019
De futebol a teatro, alunos vivenciam práticas de podologia
10/05/2019
Senac São Paulo está entre os Melhores Fornecedores para RH 2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)