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02/10/2017 17h18min

CavaLove: “Além de inovação e talento, a moda precisa de empenho, vontade e trabalho”

Frase marcou anúncio da coleção CavaLove, desenvolvida por alunos de Moda do Centro Universitário Senac com a estilista Thais Gusmão para a marca Cavalera.

Sentados em cadeiras no auditório principal do Centro Universitário Senac, da esquerda para a direita: Helga Fuchs, Thais Gusmão, Alberto Hiar e Viviane Kizesinski

“Desde a primeira vez que tive contato com os alunos, eu disse que achava que iria aprender mais do que poderia ensinar”. As palavras são de Alberto Hiar, o Turco Louco, diretor criativo e proprietário da icônica marca Cavalera, durante a mesa-redonda Novos Caminhos da Moda em Tempos Modernos, promovida pelo Centro Universitário Senac - Santo Amaro, em 20 de setembro, para o anúncio da coleção CavaLove.

Ao lado de Thais Gusmão, estilista da marca que leva seu nome, Viviane Torres Kozesinski, coordenadora do curso Design de Moda - Modelagem, e Helga Fuchs, consultora de comunicação da Cavalera, Alberto discutiu o processo criativo e produtivo do projeto, criado em parceria com alunos dos cursos de Design de Moda do Senac.

Colaboração

Surgida de uma troca de ideias entre Thais Gusmão e Viviane Kizesinski, cuja parceria vem desde o projeto Baile das Rosas, a proposta da CavaLove ganhou corpo com a entrada da Cavalera, que cedeu materiais, linha de produção e distribuição, pontos de venda e a mentoria hands on de Alberto Hiar, além, é claro, da marca.

Os 20 alunos selecionados, distribuídos igualmente nas duas graduações, trabalharam de forma colaborativa do princípio ao fim. Calouros e veteranos desenvolveram uma dinâmica para romper qualquer hierarquia: do tour pela fábrica têxtil para a compreensão dos processos fabris da marca até a aula de branding e imersão nas duas marcas, Cavalera e Thais Gusmão, todo mundo colocou a mão na massa.

 A proposta de gestão horizontal foi, de acordo com Thais, só foi possível porque a parceria que originou a coleção CavaLove veio da união de pessoas que falam a mesma linguagem. "Eu não fui a única a decidir em momento algum", contou ela.

Pioneirismo

A descentralização não foi a única inovação trazida pela CavaLove. "Não há no país uma parceria que envolva empresas, alunos e uma instituição desse porte", afirmou Thais. "Tem que ter um pouco de coragem para encarar esse projeto".

Pioneirismo é marca registrada de Thais, que há 20 anos criou um novo conceito em moda íntima misturando estampas, padrões e cores ao mundo bege das lingeries.A vontade de estar à frente que também norteia a Cavalera desde a sua concepção.

A marca foi uma das primeiras do país a ter posicionamentos político-sociais claros, desde as polêmicas estampas de suas camisetas aos desfiles que destacavam a beleza negra nas passarelas. É também uma das primeiras a abandonar o circuito de grandes eventos de moda, realizando seus lançamentos em locais inusitados, como o Minhocão, na capital paulista.

"Entendemos que esse é um novo momento para a moda brasileira", diz Alberto. Para ele, o desenvolvimento da coleção CavaLove está alinhado com a marca, mas principalmente, com o timing. "Precisamos entender como pensam os novos criadores do mercado".

Sustentabilidade

800 pontos de venda espalhados pelo Brasil e mais de 1 milhão de peças produzidas por ano. Esses são os dados da Cavalera, apresentados por Alberto na ocasião.

Com essa cadeia produtiva, a preocupação com a pegada de carbono e o impacto ambiental é real para a marca, mas, principalmente, para a próxima geração de profissionais da moda.Por isso, o desenvolvimento da CavaLove ganhou um diferencial.

"Pensamos em uma nova forma de consumo que unisse a sustentabilidade à criatividade. Usamos tudo o que pudemos reaproveitar de material para criar e gerar desejo no consumidor", explicou Helga Fuchs.

Aprendizado

"Quando a realidade do mundo empresarial, com os desafios e limitações do mercado, é confrontada com o 'tudo pode' da academia, que trabalha coleções conceituais, há uma grande oportunidade de aprendizado", afirmou Viviane, coordenadora do curso Design de Moda - Modelagem.

Para Alberto, o processo criativo em conjunto com os alunos foi gratificante. "É disso que a moda precisa, de um frescor, de algo novo, mas ela precisa de empenho, vontade e trabalho para poder dar certo".

Ele explica que, para ele, moda é arte e ciência. "Eu tenho vocação? Isso é arte. A ciência é o que vocês estão fazendo nessa instituição, estudando, aprendendo, sob a orientação dos professores. Isso é perfeito, é a teoria para a prática, é o melhor dos mundos".

Mas, para além do intangível e científico, há também o empreendedorismo.

"Eu vou fazer moda, mas estou entrando em um negócio, é um mercado. Eu preciso saber como sobreviver nesse mercado", conta ele.E os alunos aprenderam isso em primeira mão, quando a primeira versão da CavaLove foi recusada por Thais e Alberto.

Com o peso de desenvolver uma coleção para duas marcas de grande nome no mercado, a criatividade dos alunos foi suplantada pela certeza da segurança. "O processo de construção foi um grande laboratório", contou Viviane.

As 4 linhas de tendências comandadas por 20 cabeças precisaram de um incentivo dos mentores para atingir todo o potencial criativo dos alunos, resultando em uma segunda coleção aprovada integralmente.


O preview da CavaLove será conferido em primeira mão durante o evento Talentos Senac, em 28 de outubro, e chega às araras em março de 2018. Confira os cursos Design de Moda - Modelagem e Design de Moda - Estilismo com inscrições abertas no Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Tags: Aprendizado, CavaLove, Cavalera, Centro Universitário Senac, Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Coleção, Estilista, Mão na Massa, Na prática, Senac SP, Thais Gusmão, graduação, moda


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