Home > Notícias
30/10/2017 16h30min

Fotógrafos renomados compartilham técnicas em evento Vivência com Fotografe

Parceria com revista Fotografe Melhor proporcionou experiências práticas a alunos de fotografia durante a ação.

À esquerda, mulher de preto fotografando mulher grávida, que sorri plena e posa coberta com um pano que cobre seus seios e deixa a barriga à mostra. Ela está cercada de balões coloridos.

"Em um estúdio fotográfico, o trabalho do assistente é fundamental”, diz Fernando Citroni

9 grandes profissionais revelando 9 maneiras diferentes de ver e fazer a arte da fotografia. Essa foi a dinâmica do evento Vivência com Fotografe, realizado, em 1º e 2 de setembro, no Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Promovida pela revista Fotografe Melhor, em parceria com o Senac São Paulo, a ação reuniu leitores, estudantes e profissionais renomados da área para comemorar os 21 anos da publicação compartilhando conhecimentos.

Para isso, os fotógrafos convidados apresentaram dicas e técnicas sobre suas especialidades e fizeram uma rápida performance, mostrando na prática para o público o que fazem em campo ou em estúdio.

Programação
No primeiro dia do evento, a programação contou com: Newton Medeiros, falando sobre book em estúdio; Brasilio Wille, mostrando técnicas de direção e luz para um ensaio sensual; Richard Cheles, abordando técnicas da fotografia publicitária; Lidi Lopez, destacando como faz ensaios de grávidas e família com uma visão lúdica e Everton Rosa, contando segredos para ser um fotógrafo de sucesso em casamentos.

No dia 2, Luciano Candisani explorou a fotografia de natureza; Marcio Scavone e Luiz Garrido se uniram pela primeira vez para falar sobre retrato e Marcos Hermes apresentou as várias facetas da fotografia de músicos em ação.

 
Vivências
A ação teve um significado especial para os alunos do Bacharelado em Fotografia, do Centro Universitário Senac – Santo Amaro e do curso Tecnologia em Fotografia do Senac Lapa Scipião. Isso porque, além de assistir ao evento – que era exclusivo para convidados e assinantes da revista, alguns estudantes atuaram como assistentes dos fotógrafos palestrantes.

Fernando Citroni, professor e responsável pela coordenação dos cursos de Tecnologia e Bacharelado em Fotografia destaca que a proposta de envolver os estudantes nessa produção foi desafiadora e teve resultados excelentes que contribuíram para a formação desses alunos. “As performances no palco continham uma boa dose de realismo do dia a dia de um fotógrafo. Era como se todos tivéssemos sido transportados para os estúdios desses palestrantes convidados e compartilhássemos com eles um pouco de seus ofícios. Foram experiências muito vivas”, ressalta o professor.

Para Citroni, atuar como assistente de fotografia é bastante enriquecedor para a formação de um profissional da área, pois possibilita vivenciar todas as etapas de desenvolvimento de um projeto, desde a pré-produção até a pós-produção, como o tratamento, a seleção e a edição de imagens.

“O trabalho do fotógrafo, em boa medida, por ser criativo, configura-se como bastante solitário. No entanto, sobretudo em um estúdio fotográfico, o trabalho do assistente é fundamental”, justifica.

Ele esclarece que a maior parte das atividades de pré-produção de uma imagem, que possibilitam a consecução da fotografia, está assentada em uma série de tarefas técnicas que precisam ser executadas com precisão e com o apoio de um assistente.

“Refiro-me, por exemplo, ao posicionamento de luzes, à escolha de figurinos e acessórios, à maquiagem, ao posicionamento e ao movimento do objeto a ser fotografado, à composição de um cenário, à realização de algum efeito especial, à troca de equipamentos, entre outros”, explica.

Aluna do Tecnologia em Fotografia, Diacuy Mesquita Piccione, conhecida como Lola, atuou como assistente de fotografia durante a palestra de Newton Medeiros e comenta a experiência. “O contato direto com um profissional do nível do Newton é uma oportunidade única, que eu não teria de outra forma. Tenho um pequeno estúdio e as dicas de iluminação que ele deu foram dicas para a vida”, afirma.

Além de ficar na assistência, Lola também teve a oportunidade de registrar as próprias imagens durante a atividade da fotógrafa Lidi Lopez, que chamou o público do evento para subir ao palco e experimentar as técnicas apresentadas na palestra. “Fiquei meio assustada porque, em geral, os fotógrafos não são generosos assim, não dão a máquina para você fotografar. Então, achei incrível e aproveitei”, finaliza.

Conheça os cursos com inscrições abertas no
Vestibular 2018 do Centro Universitário Senac.

Notícias relacionadas:
- Parceria com Receita Federal aproxima graduandos de Ciências Contábeis do mercado
- Parceria com Receita Federal aproxima graduandos de Ciências Contábeis do mercado
- Aluna do Senac integra time de Campus Rep da Apple
- Aluna do Senac integra time de Campus Rep da Apple
- Aluna do Senac integra time de Campus Rep da Apple
- Aluna do Senac integra time de Campus Rep da Apple
- Alunos exploram riquezas arquitetônicas em viagem à Brasília
- Alunos exploram riquezas arquitetônicas em viagem à Brasília
- Alunos exploram riquezas arquitetônicas em viagem à Brasília


Tags: Bacharelado em Fotografia, Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Revista Fotografe Melhor, Senac Lapa Scipião, Tecnologia em Fotografia, Vivência com Fotografe, parcerias senac, vestibular senac 2018


Últimas notícias

23/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão
15/04/2019
Alunos integram moda e arte em evento sobre padrões de beleza
09/04/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
08/04/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
02/04/2019
Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas
01/04/2019
Turmas realizam ação para conscientizar sobre prevenção a DSTs
01/04/2019
No ritmo do Carnaval, alunos promovem eventos com diferentes inspirações
29/03/2019
Alunos mobilizam comunidade e transformam terreno em praça com mirante
29/03/2019
Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área
26/03/2019
Evento aborda as perspectivas e os desafios do profissional do futuro
26/03/2019
Aprendizes promovem exposição sobre direitos humanos
26/03/2019
Alunos orientam população contra incêndios em Paranapiacaba
26/03/2019
Ações fortalecem turismo e produções locais na região de Sorocaba
26/03/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
26/03/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
20/03/2019
Turmas vivenciam rotina de agência de comunicação

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)