Home > Notícias
29/09/2017 13h57min

“A autoestima é matéria-prima da dignidade humana”

Instituição participa da Beauty Fair, apresenta possibilidades de formação na área, e lança o Bacharelado em Estética e Cosmética.

Mulher morena com semblante feliz se abraçando

Como está a sua autoestima? Alta ou baixa? O que determina essa sensação? Seja em conversa entre amigos, em vídeos, redes sociais, livros, palestras ou na TV, a recomendação é que tenhamos esse amor-próprio elevado. De acordo com Instituto de Psicologia Aplicada, a autoestima é a opinião, o valor e o sentimento que cada um tem sobre si mesmo, “adicionado a todos os demais comportamentos e pensamentos que demonstrem a confiança, segurança e valor que o indivíduo dá a si, nas relações e interações com outras pessoas e com o mundo”.

Os fatores influenciadores desse sentimento podem variar de pessoa para pessoa, mas se olhar no espelho e se sentir satisfeita com aquela imagem refletida pode trazer a sensação positiva para as tarefas do dia e até superar desafios com mais tranquilidade. Com esse argumento, Hugo Turovelzky, médico especialista em cinesiologia (ciência que estuda os movimentos humanos), apresenta 12º Congresso Científico Internacional de Estética e Cosmetologia, evento que integrou a Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional, realizado de 9 a 12 de setembro, no Expo Center Norte, na capital Paulista. “A autoestima é matéria-prima da dignidade humana”.

Compartilha dessa opinião Maria Rita Resende, diretora financeira da Associação Brasileira de Cosmetologia, com estande na feira: “No início, há mais de 40 anos, a estética era vista como futilidade”, lembra a profissional - uma das precursoras no estudo da estética no país. “Sabia que esse segmento tinha potencial de crescimento. Por isso, investi. Quando fiz o curso no Senac, ele tinha duração de um mês, com aulas três vezes por semana. Mas, privilegiava a face e a prática”. Ela conta que foi estudar fisioterapia, pesquisar e, então, voltou ao Senac São Paulo, e integrou a equipe que formatou o primeiro curso de estética de média duração. “Eram quatro meses, com aulas teóricas e práticas. Nem poderia imaginar como esse mercado evoluiria tanto”.

Não haveria melhor ocasião para constatar esse crescimento nos segmentos de estética e beleza que a Beauty Fair, que apresentou ao público de mais 150 mil visitantes as tendências de procedimentos técnicos, no congresso ou em workshops, e produtos recém-lançados pelas mais diversas marcas presentes no centro de exposições.

“Preciso me manter atualizada para, não só porque gosto de acompanhar tudo o que acontece nesse ramo, mas também para oferecer às minhas clientes o que há de mais novo e eficiente no mercado. Técnicas e procedimentos avançam rapidamente com a tecnologia”, disse a esteticista Carla Santiago, que veio do Rio de Janeiro. Ela conta que o investimento vale a pena, já que agora pretende fazer uma especialização. “Preciso estar sempre à frente dos meus concorrentes. Faz parte da profissão”.

Altair Romeiro trouxe, com ele, doze esteticistas que trabalham em sua clínica em Belo Horizonte, Minas Gerais. "Temos sempre agenda lotada. Mas, não confio no ditado 'em time que está ganhando não se mexe'. Agora estou atrás de cursos de aperfeiçoamento para diversificar o catálogo de serviços. As clientes são bastante exigentes. Já chegam perguntando se serão atendidas por profissional formada", disse o empresário que estava atento aos estandes de escolas especializadas.

Senac apresenta novo curso 
E pensando na necessidade do público, a feira também traz aos visitantes a possibilidade de conhecerem instituições de ensino que oferecem cursos de capacitação, formação e aperfeiçoamento nesse ramo. 

Dentre elas, estava o Senac São Paulo, que atua com beleza desde 1953, e apresentou ao público o portfólio de cursos, que abrange desde os de curta duração até os de pós-graduação. Essa edição teve um sabor especial, já que foi uma oportunidade para anunciar o lançamento Bacharelado em Estética e Cosmética. No estande da instituição, visitantes também receberam hidratação facial de estudantes do Tecnologia em Estética e Cosmética.

Esteticistas sem Fronteiras
Idealizado pelo médico Hugo Turovelzky, esse projeto vai levar cuidados estéticos a pessoas de comunidades carentes. Essa iniciativa foi apresentada no encerramento do congresso, em 12 de setembro, por Ala Szerman, fundadora do primeiro Spa na América Latina, e também embaixadora dessa ação. 


Conheça os cursos da área de beleza e estética e o Vestibular 2018, que está com inscrições abertas.


Notícias relacionadas:
- Extensão de cílios: ex-aluna torna-se empreendedora na área de beleza
- Extensão de cílios: ex-aluna torna-se empreendedora na área de beleza
- Extensão de cílios: ex-aluna torna-se empreendedora na área de beleza


Tags: Bacharelado em Estética e Cosmética, Centro Universitário Senac, Senac São Paulo, Tecnologia em Estética e Cosmética, cursos de estética no senac, estudo de cosmética, estética e beleza, faculdade de estética


Últimas notícias

23/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão
15/04/2019
Alunos integram moda e arte em evento sobre padrões de beleza
09/04/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
08/04/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
02/04/2019
Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas
01/04/2019
Turmas realizam ação para conscientizar sobre prevenção a DSTs
01/04/2019
No ritmo do Carnaval, alunos promovem eventos com diferentes inspirações
29/03/2019
Alunos mobilizam comunidade e transformam terreno em praça com mirante
29/03/2019
Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área
26/03/2019
Evento aborda as perspectivas e os desafios do profissional do futuro
26/03/2019
Aprendizes promovem exposição sobre direitos humanos
26/03/2019
Alunos orientam população contra incêndios em Paranapiacaba
26/03/2019
Ações fortalecem turismo e produções locais na região de Sorocaba
26/03/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
26/03/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
20/03/2019
Turmas vivenciam rotina de agência de comunicação

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)