Home > Notícias
14/08/2017 17h20min

Alunos vivenciam práticas tradicionais de culinária oriental no Festival do Japão

Equipe do Ministério de Agricultura do Japão posando em estande com equipe, inclusive alunos do curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro

Workshops tinham como finalidade demonstrar o uso de ingredientes e técnicas típicas do Japão

Sushis, temakis, sakê, udon, nihontchá, wagashi, washoku. Alguns desses termos da gastronomia japonesa já fazem parte do cotidiano brasileiro, mas os ingredientes, as técnicas e principalmente, a tradição, são bem guardados por chefs e pela comunidade nipônica.

A oportunidade de aprender, na prática, com os detentores desses conhecimentos milenares foi vivenciada por alunos do curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro durante o 20º Festival do Japão de São Paulo, que aconteceu em julho.

Com o objetivo de promover e divulgar a cultura e gastronomia nipônica e transmitir as tradições para as novas gerações de nikkeis - descendentes de japoneses nascidos fora do Japão - e para a comunidade brasileira, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e da Pesca do Japão (Maff) promoveu workshops para demonstrar o uso de ingredientes e técnicas típicas do país.

Durante a ação, os alunos atuaram como auxiliares de cozinha: organizando os ingredientes e materiais – mis en place, organização de praças de trabalho ao estilo de cada chef e aprendendo a manipulação correta de cada tipo de alimento.

Além de conhecer e aprender a utilizar novos temperos e sabores, os estudantes aprenderam cortes tradicionais japoneses, uso de utensílios japoneses para a confecção da massa artesanal udon, a aplicação de tempo e temperatura correta para cocção do alimento, organização e obediência asiática, e, finalmente, a montagem e finalização dos pratos para degustação.

Desafios
Mas os ingredientes diferentes não foram o principal desafio para os estudantes. “A comunicação foi difícil, por causa da língua, além das técnicas diferentes do que aprendemos”, conta Jefferson Marques, que participou da ação em 2016.

Para Cristina Eguchi, ex-aluna do Senac São Paulo, que ministrou o workshop de Nihontchá (chá japonês), a participação no evento permitiu aos alunos a experiência real do funcionamento do mercado de trabalho.

“O contato com chefs internacionais cria uma responsabilidade maior. É preciso concentração para evitar erros, pois é isso que fará a diferença no momento de entrar no mercado de trabalho”, afirma a chef.

Sobre o Festival do Japão
O 20º Festival do Japão de São Paulo foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2017 no São Paulo no Expo Exhibition & Convention Center, com o objetivo de promover e divulgar a cultura e gastronomia japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações de nikkeis e para a comunidade brasileira.

Nesses três dias, o Festival do Japão reuniu um público de cerca de 150 mil pessoas, apresentando shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das 47 províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.

Conheça o curso Tecnologia em Gastronomia oferecido pelo Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Notícias relacionadas:
- Do peixe ao sushi: docente compartilha dicas sobre gastronomia japonesa
- Do peixe ao sushi: docente compartilha dicas sobre gastronomia japonesa
- Do peixe ao sushi: docente compartilha dicas sobre gastronomia japonesa


Tags: Alexandre Iida, Chá Verde, Cristina Eguchi, Hirotoshi Ogawa, Koichi Mori, Motchá, Nihon Shu, Nihontchá, Sakê Japonês, Sanuki Udon, Senac SP, Shinya Koike, Sushi, Temakeria, Temaki, Udon, Utsuwa to Wagyu, Wagyu, Yoshio Mizumoto, chefs internacionais, prática, tecnologia em gastronomia, vivência


Últimas notícias

24/01/2020
20/01/2020
13/01/2020
10/01/2020
Senac Catanduva comemora 40 anos de atuação
02/01/2020
Quais são os caminhos para inovar e empreender?
02/01/2020
Senac Presidente Prudente oferece programação com cursos de férias
02/01/2020
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac São José do Rio Preto
20/12/2019
8 dicas para equilibrar as contas e começar a guardar dinheiro
20/12/2019
Saiba como cuidar da pele e dos cabelos no Verão
20/12/2019
Laboratório Novas Histórias integra roteiristas para discutir produção audiovisual
19/12/2019
Senac São Paulo recebe o prêmio Fornecedores de Confiança 2019
19/12/2019
Alunos e docente do Senac se destacam no Prêmio DuPont 2019
18/12/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
17/12/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Guaratinguetá
17/12/2019
Centro Universitário Senac e AWS capacitam alunos na área de computação em nuvem
10/12/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
09/12/2019
Mais de 11 mil alunos passam por oficina de empreendedorismo
04/12/2019
Projeto com minhocário do Senac Guarulhos recebe prêmio em Semana do Conhecimento
02/12/2019
Nutricionista e chef defendem que cozinhar ajuda a ter rotina saudável
29/11/2019
Férias com Leitura: explore o catálogo das bibliotecas do Senac São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)