Home > Notícias
14/08/2017 17h20min

Alunos vivenciam práticas tradicionais de culinária oriental no Festival do Japão

Equipe do Ministério de Agricultura do Japão posando em estande com equipe, inclusive alunos do curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro

Workshops tinham como finalidade demonstrar o uso de ingredientes e técnicas típicas do Japão

Sushis, temakis, sakê, udon, nihontchá, wagashi, washoku. Alguns desses termos da gastronomia japonesa já fazem parte do cotidiano brasileiro, mas os ingredientes, as técnicas e principalmente, a tradição, são bem guardados por chefs e pela comunidade nipônica.

A oportunidade de aprender, na prática, com os detentores desses conhecimentos milenares foi vivenciada por alunos do curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro durante o 20º Festival do Japão de São Paulo, que aconteceu em julho.

Com o objetivo de promover e divulgar a cultura e gastronomia nipônica e transmitir as tradições para as novas gerações de nikkeis - descendentes de japoneses nascidos fora do Japão - e para a comunidade brasileira, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e da Pesca do Japão (Maff) promoveu workshops para demonstrar o uso de ingredientes e técnicas típicas do país.

Durante a ação, os alunos atuaram como auxiliares de cozinha: organizando os ingredientes e materiais – mis en place, organização de praças de trabalho ao estilo de cada chef e aprendendo a manipulação correta de cada tipo de alimento.

Além de conhecer e aprender a utilizar novos temperos e sabores, os estudantes aprenderam cortes tradicionais japoneses, uso de utensílios japoneses para a confecção da massa artesanal udon, a aplicação de tempo e temperatura correta para cocção do alimento, organização e obediência asiática, e, finalmente, a montagem e finalização dos pratos para degustação.

Desafios
Mas os ingredientes diferentes não foram o principal desafio para os estudantes. “A comunicação foi difícil, por causa da língua, além das técnicas diferentes do que aprendemos”, conta Jefferson Marques, que participou da ação em 2016.

Para Cristina Eguchi, ex-aluna do Senac São Paulo, que ministrou o workshop de Nihontchá (chá japonês), a participação no evento permitiu aos alunos a experiência real do funcionamento do mercado de trabalho.

“O contato com chefs internacionais cria uma responsabilidade maior. É preciso concentração para evitar erros, pois é isso que fará a diferença no momento de entrar no mercado de trabalho”, afirma a chef.

Sobre o Festival do Japão
O 20º Festival do Japão de São Paulo foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2017 no São Paulo no Expo Exhibition & Convention Center, com o objetivo de promover e divulgar a cultura e gastronomia japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações de nikkeis e para a comunidade brasileira.

Nesses três dias, o Festival do Japão reuniu um público de cerca de 150 mil pessoas, apresentando shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das 47 províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.

Conheça o curso Tecnologia em Gastronomia oferecido pelo Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Notícias relacionadas:
- Do peixe ao sushi: docente compartilha dicas sobre gastronomia japonesa
- Do peixe ao sushi: docente compartilha dicas sobre gastronomia japonesa
- Do peixe ao sushi: docente compartilha dicas sobre gastronomia japonesa


Tags: Alexandre Iida, Chá Verde, Cristina Eguchi, Hirotoshi Ogawa, Koichi Mori, Motchá, Nihon Shu, Nihontchá, Sakê Japonês, Sanuki Udon, Senac SP, Shinya Koike, Sushi, Temakeria, Temaki, Udon, Utsuwa to Wagyu, Wagyu, Yoshio Mizumoto, chefs internacionais, prática, tecnologia em gastronomia, vivência


Últimas notícias

16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)