Home > Notícias
10/08/2017 16h29min

Turma de RH debate relações trabalhistas

Docente auxilia alunas do Técnico em Recursos Humanos durante quiz sobre relações trabalhistas realizado em sala de aula do Senac Americana

Quiz on-line elaborado por docentes testou conhecimentos dos alunos sobre o tema

A gestão das relações trabalhistas com funcionários e sindicatos é fundamental para prevenir crises na organização e pode ser fator estratégico para manter a motivação e os bons resultados das equipes.

Para aprender, na prática, como funciona esse desafio, as alunas do Técnico em Recursos Humanos do Senac Americana participaram, em 28 de junho, de três atividades dinâmicas com o tema.

O objetivo da ação, conduzida pelo docente Willian Ferreira dos Santos, foi mostrar as dificuldades que o profissional que atua na área enfrenta para realizar as articulações e negociações com sindicatos em acordos coletivos de trabalho.

“Essas atividades tornaram as aulas mais participativas e interessantes, uma vez que juntamos, entretenimento, desafios e compartilhamento de experiências profissionais”, diz o docente.

Jogo
Para começar, a turma participou de um quiz - jogo com perguntas e respostas, para testar os conhecimentos sobre relações trabalhistas. Os docentes utilizaram o site Kahoot para gerar os questionários on-line, que foram acessados e resolvidos pelas alunas utilizando aparelhos celulares.

O exercício foi feito pela internet, a turma teve um tempo pré-determinado para responder cada pergunta e, ao solucionar cada questionamento, o site revelava a resposta correta e o docente comentava e esclarecia as dúvidas das alunas.

World café
Na atividade seguinte foi realizada uma dinâmica no formato de world café, que promove a integração e a troca de ideias. Durante a atividade, foram apresentados três conflitos de relações trabalhistas e as participantes deveriam propor soluções.

Inicialmente, a turma debateu o caso de uma empresa metalúrgica fictícia que atrasa o pagamento de salário dos funcionários e diminui consideravelmente a quantidade das refeições, que eram pagas parcialmente pelos trabalhadores.

Na segunda discussão, a situação se agrava e essa indústria avisa que somente efetuará o pagamento dos salários no mês seguinte. As refeições são ainda mais reduzidas, faltam equipamentos de proteção e o transporte dos funcionários é interrompido. Após o almoço, os funcionários iniciam uma articulação para paralisar as atividades.

Em um terceiro momento, novos fatos acaloram o debate. Agora, todos os trabalhadores se reúnem no portão dessa fábrica e realizam uma greve com o apoio do Sindicato. Para complicar ainda mais, a empresa afirma que o serviço de transporte dos funcionários só retornará em três meses e que o fornecimento de refeição será cancelado. A única boa notícia é que irá acertar o pagamento dos salários na mesma semana.

Após discutirem as três situações, as alunas levantaram possíveis soluções para os conflitos e apresentaram suas contribuições à turma. Ao final, o docente Willian fez considerações sobre cada proposta e esclareceu o que poderia ser, de fato, realizado citando aspectos que envolvem leis trabalhistas e acordos coletivos.

Bate-papo
Para entender como esses conflitos ocorrem no mercado de trabalho, quatro profissionais foram convidados para participar de um bate-papo com as alunas.

Participaram da conversa: Israel Aparecido Gonçalves, sociólogo e mestre em Ciência Política; José Alexandre Locatelli, sócio proprietário de indústria metalúrgica localizada em Limeira; Carlos Eduardo Olivieri, economista e administrador atuante na área industrial e logística e José Aparecido Ferreira dos Santos, trabalhador do setor metalúrgico.

Israel destacou a importância da empresa participar de reuniões do sindicato patronal. “Tomando conhecimento das negociações, o empresário pode se planejar para o ano seguinte e cumprir com as obrigações instituídas bem como adequar o orçamento da empresa para isso”, justifica.

Carlos complementa: “O sindicato possui informações relevantes de mercado que podem contribuir para o departamento pessoal da empresa ter uma boa política de recursos humanos, por exemplo”.

Por sua vez, José Alexandre deixou claro que nem toda negociação com sindicatos tem êxito. Ele comentou que, certa vez, o sindicato não entrou em acordo, os funcionários entraram em greve e ele teve que fazer um empréstimo para cumprir com os direitos adquiridos, porém, em um período de 6 meses precisou reduzir drasticamente o quadro de pessoal para equilibrar as finanças da empresa.

José Aparecido alertou que, mesmo quando o sindicato se posiciona contra a empresa, é possível realizar um acordo coletivo de trabalho se a proposta tiver adesão de todos os funcionários envolvidos.

A aluna Ione Oliveira destaca que a dinâmica dessa aula simplificou o entendimento do conteúdo e permitiu que enxergasse as situações de outras perspectivas. “A presença dos profissionais ajudou porque tem alunas que nunca trabalharam e mesmo quem possui uma experiência profissional pôde ver que nem sempre aquilo que se ouve por aí é a única verdade”, conclui.

Conheça os cursos na área de gestão e negócios que o Senac Americana oferece.

Notícias relacionadas:
- Lei trabalhista vira teatro pedagógico em atividade do curso Técnico em Recursos Humanos
- Lei trabalhista vira teatro pedagógico em atividade do curso Técnico em Recursos Humanos
- Senac está entre os 10 Melhores Fornecedores para RH
- Senac está entre os 10 Melhores Fornecedores para RH
- Senac está entre os 10 Melhores Fornecedores para RH


Tags: Senac Americana, Técnico em Recursos Humanos, acordo coletivo de trabalho, integração com profissionais da área, mercado de trabalho em RH, negociação com sindicato, quiz, relações trabalhistas com entidades representativas, world café


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)