Home > Notícias
02/08/2017 11h54min

Encontro de Logística reúne profissionais para discutir desafios do mercado regional

Público observa docentes e convidados do Encontro de Profissionais de Logística de Limeira no palco do auditório do Senac Limeira

Especialistas na área apresentaram o perfil do profissional de logística

Otimização dos Processos Logísticos: Competitividade e Inovação. Esse foi o tema do 1º Encontro de Profissionais de Logística de Limeira, realizado em 22 de junho, no Senac Limeira.

O evento foi organizado pelos alunos do
Técnico em Logística da unidade e reuniu profissionais e especialistas para colocar em debate o mercado de trabalho na área. A proposta da ação era entender o perfil do profissional de logística diante dos desafios futuros em um setor que vive em constante transformação.

Quatro profissionais que são referência na região foram convidados para contribuir para as discussões: Igor Imbriani Jacomassi, ex-aluno do Técnico em Logística e supervisor de logística da e-commerce Kabum; Nil Armelin, coordenador de transporte da Transjordano; Paulo Ortiz, supervisor de logística da Mahle Metal Leve e Wagner Cabrini, gerente de supply chain sênior da Autozone.

O diálogo foi mediado por Samuel Cardoso, docente da área de logística e gestor de planejamento da Starplast Capacetes.

Os convidados destacaram que a logística está em uma posição de destaque nas empresas, pois o setor envolve direcionamentos estratégicos e sistêmicos que ajudam a obter maior lucratividade nos processos de operacionalização.

Outro ponto debatido foi a variedade de segmentações que abrangem a área de logística, entre elas: transporte, armazenagem, gestão de materiais e logística internacional. Segundo os especialistas, esse cenário exige que o profissional busque capacitação técnica para aprimorar suas tarefas e se manter competitivo nesse mercado.

Perfil do profissional de logística
Contudo, ressaltaram que para alcançar bons resultados é fundamental estabelecer um relacionamento assertivo com os diversos setores da organização, possibilitando melhorar a qualidade do produto ou serviço.

Além do bom relacionamento, os convidados enfatizaram que o profissional de logística deve ter um perfil arrojado, proativo, ter a iniciativa de identificar pontos de melhoria e flexibilidade para se adequar a novos cenários.

Estar de olho nas novas tecnologias também é importante. Afinal, há inúmeros softwares de gestão específicos da área e a contínua atualização sobre essas ferramentas é essencial para a atuação no setor.

“A logística está vivendo uma situação atípica de descompasso, pois temos notado muitos profissionais buscando por emprego e, ao mesmo tempo, vemos as empresas noticiando que não encontram os profissionais certos. Por isso, destacamos a importância de buscar capacitação constantemente”, justifica Wagner.

Paulo acredita que conhecer esse cenário amplia a visão dos alunos em relação à logística. “Eles puderam entender um pouco do dia a dia das empresas, os desafios e a busca de soluções para o crescimento das organizações”, diz.

Por sua vez, o supervisor de logística da Kabum Igor Ibrianni contou ao público sua trajetória na área. “Tenho o Senac como referência do melhor método de ensino que tive até hoje. É um prazer poder contribuir com a minha experiência, agregando conhecimentos à formação de novos profissionais de logística para que brilhem no mercado de trabalho”, enfatiza.

Processo logístico
O 1º Encontro de Profissionais de Logística de Limeira atraiu cerca de 120 pessoas, entre elas 50 profissionais de 20 empresas nacionais e multinacionais instaladas no município e 70 alunos dos cursos técnicos em Logística e em Comércio Exterior.

A proposta de realizar o evento partiu dos próprios alunos do Técnico em Logística da unidade e marcou o encerramento do curso. De forma empreendedora, a turma aplicou conceitos de logística para planejar e realizar a ação. Assim, todas as etapas de organização do evento foram estruturadas como um fluxo logístico, alinhando informações e respeitando as diretrizes técnicas compostas por: planejamento, implementação e controle.

O processo durou três meses e permitiu que vivenciassem, com orientações dos docentes, tarefas e responsabilidades de um profissional da área.

O aluno Murilo Ribeiro comenta a experiência. “No início não foi fácil. Após muitas discussões e pesquisas conseguimos direcionar o foco de todos para o evento elaborando, em conjunto, cronogramas e atividades para entregar uma ação eficaz. Aplicamos ferramentas de qualidade, organização, estruturação de layout, controle de lugares, forma de abordagem, entre outros. Sinto o prazer do dever mais que cumprido”, diz.

Mayra Azanha, coordenadora da área de gestão e negócios, elogiou a iniciativa dos alunos. “Mostraram muita dedicação e competência na organização e na condução do evento e os profissionais convidados trouxeram informações relevantes sobre o mercado de trabalho”.

O docente Samuel Alberto Cardoso destaca a interação entre especialistas, público e alunos durante a ação. “Criou uma atmosfera propícia à troca de informações, boas práticas e o aprendizado de uma forma geral”, afirma.

Conheça os cursos com inscrições abertas no Senac Limeira.

Notícias relacionadas:
- Semana da Logística reúne profissionais de diferentes segmentos
- Semana da Logística reúne profissionais de diferentes segmentos
- Evento debate a logística da região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
- Evento debate a logística da região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
- Publicitários compartilham experiências em bate-papo com alunos
- Publicitários compartilham experiências em bate-papo com alunos
- Publicitários compartilham experiências em bate-papo com alunos
- Publicitários compartilham experiências em bate-papo com alunos
- Publicitários compartilham experiências em bate-papo com alunos


Tags: Encontro de Profissionais de Logística de Limeira, Senac Limeira, Técnico em Logística no Senac, cases, gestão e negócios, mercado de trabalho em logística, perfil do profissional de logística, áreas da logística


Últimas notícias

20/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)