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09/08/2017 12h57min

Alimentação: entender os momentos de consumo para atrair mais clientes

Vinicius Camoezi Cassarotti, ex-aluno e docente do Senac, fala sobre a importância de observar os novos comportamentos de compras.

Pedaços de focaccia

Chef oferece a receita de focaccia aos participantes de sua palestra na Fipan

Já reparou que o pão está presente em quase todos os restaurantes? É bastante comum em qualquer tipo de refeição ter um tipo de pão como acompanhamento. Principalmente nessa época em que as temperaturas estão mais baixas e muitos estabelecimentos servem sopas e caldos como opções no cardápio de inverno.

O chef de cozinha Vinicius Camoezi Cassarotti*, ex-aluno do Senac e docente da unidade Taubaté, explicou, em sua participação na Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (Fipan), na capital paulista, que a estratégia de pensar no momento de consumo (oferecer ao freguês o que convém a ele naquela hora) é uma estratégia extremamente válida para atrair clientes.

“É interessante aproveitar oportunidades temporais para aumentar o atendimento. Não só oferecer produtos de acordo com a ocasião, mas usar alimentos de época, rever preços, fazer promoções, usar a tecnologia, criar conveniências (entregas em domicílio, sob encomenda). Tudo isso, atrai e fideliza clientes. Pensando que, em 10 anos, o número de pessoas que se alimentam fora de casa quase dobrou. Em 2013, eram 32,9 % e em 1995, esse número era de 19%”, alerta o chef.

Ele ressalta que é preciso entender o comportamento do consumidor, que hoje tem cada vez menos tempo para preparar suas refeições. E oferecer a ele diferenciais de acordo com a sua necessidade e desejo.

Um bom exemplo disso é a ideia que Mara Viana, que mora em Perdizes, na capital paulista, teve quando percebeu no seu entorno que as padarias estão distantes dos fluxos das pessoas. Isso despertou nela a ideia de fazer pão para atender à necessidade dos que vão e vem do trabalho ou dos estudos. “Criei um grupo no Whatsapp, por esse aplicativo, administro todas as encomendas e a entrega e feita de bicicleta. Mas, já estou desenvolvendo um aplicativo específico para essa demanda e melhorar ainda mais o meu serviço. Isso porque dos 10 pedidos, por semana, que recebia há um ano, hoje são 70”, comemora a empreendedora.

Diversificar na oferta e sempre ter novidades é uma recomendação do chef. Então, seja para incrementar o cardápio do seu estabelecimento, fazer para vender ou para consumo próprio, Vinicius sugere a receita da tradicional da Focaccia, que tanto pode ser servida como acompanhamento, quanto como um lanche da tarde. Ou quando for de sua vontade!

Focaccia
1kg de farinha de trigo
20 gramas de sal
100 gramas  de açúcar
100 ml de azeite
30 gramas de fermento biológico
500 ml de água gelada

Preparo
Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela.
Acrescente água, fermento e o azeite
Use o cilindro para que a massa fique no ponto de véu. Quem não tem esse equipamento, é preciso esticar a massa até esse ponto.
Deixe descansar por 10 minutos. Depois, separe em 2 pedaços.
Abra a massa em formato retangular do tamanho da assadeira/ forma. 
Acomode a massa e leve para fermentar.
Depois de fermentada, pressione a superfície da massa com a ponta dos dedos fazendo pequenas depressões.
Regue com azeite e leve ao forno 200 graus  por aproximadamente 20 ou 30 minutos.

Curiosidades:
- O restaurante surgiu em 1765, aberto por um vendedor de sopa de sobrenome  Boulanger. Ele teria sido o primeiro a anunciar a venda de caldos restauradores, ou restaurantes, assim chamados porque supostamente restauravam a saúde  de quem tinha  problemas de digestão.

- O primeiro restaurante de luxo foi o La Grande Taverne de Londres, 1782. Antonie  Beauvilliers, criou  o padrão  do restaurante moderno  ao combinar quatro pré-requisitos  essenciais: um salão elegante, garçons bem treinados, uma adega  bem escolhida  e uma cozinha  requintada.

*Vinicius Camoezi Cassarotti – foi aluno da 2ª turma do curso de Tecnologia em Gastronomia, no Centro Universitário Senac -  Águas de São Pedropós-graduado em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação, especializado em Sommelier de Vinhos e Cervejas. Certificado internacional com o título Prochef pela Instituição C.I.A. Possui experiência como chef de cozinha e consultor de grandes empresas no âmbito nacional. Docente do Senac São Paulo, na unidade Taubaté.


Fipan
A Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo (Fipan) é um dos principais eventos destinados a promover negócios para todos os segmentos de alimentação fora do lar. A edição deste ano foi realizada de 15 a 28 de julho, no Expo Center Norte, na capital paulista, com mais de 60 mil visitantes nos 4 dias de evento. 
O Senac São Paulo esteve presente com um estande, no qual ofereceu palestras e aulas apresentadas por docentes da instituição e convidados. 


Conheça os cursos de gastronomia que o Senac São Paulo oferece.

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