Home > Notícias
21/07/2017 16h30min

Alunos de moda vencem disputas em programa do GNT

Fernando Jeon, formado na área de moda pelo Centro Universitário Senac, conversa com a apresentadora Patricia Poeta e os estilistas André Lima e Isabela Capeto

Fernando Jeon, formado na área de moda pelo Centro Universitário Senac, conversa com a apresentadora Patricia Poeta e os estilistas André Lima e Isabela Capeto

Registrar sua marca e seu estilo na criação de peças de roupa inspirado por um tema e explorando soluções criativas de customização e reaproveitamento. Esse é o desafio vivenciado pelos participantes do programa Caixa de Costura, do canal GNT.

A cada edição, a produção, apresentada pela jornalista Patrícia Poeta, desafia três competidores a produzir uma peça de vestuário, que depois é avaliada pelos estilistas André Lima e Isabela Capeto, para a escolha do ganhador.

Dois estudantes e um ex-aluno do Bacharelado em Design de Moda – modelagem do Centro Universitário Senac participaram e saíram vencedores da disputa.

Eugênio Santos, do quinto período, participou do episódio Balada. Já Clara Cunha, do sétimo, disputou no tema Xadrez. Enquanto o ex-aluno Fernando Jeon mostrou habilidades no desafio Japão. Os três programas foram exibidos em abril.

“Eles venceram os desafios por demonstrarem, por meio das peças que criaram, modelaram e costuraram, os resultados do ensino de qualidade ao qual tiveram acesso. Trabalhamos para proporcionar a formação completa de um designer de moda especializado na modelagem”, diz Viviane Torres Kozesinski, professora do curso.

Para ela, os resultados obtidos por eles no programa apontam para a importância do domínio da modelagem na construção de uma roupa.

“O André Lima já nos procurou para que indicássemos alunos e ex-alunos modelistas. Ele é um estilista que preza muito pela qualidade da modelagem em suas coleções. A Isabela Capeto foi uma de nossas palestrantes no 2º Fórum Senac de Modelagem justamente porque uma característica de sua marca é a boa realização dessa etapa da construção de uma peça”, diz Viviane.

Visibilidade
Participar do Caixa de Costura dá visibilidade a profissionais jovens, estudantes ou recém-formados, uma geração que ainda está em formação ou é novata no mercado, batalhando por oportunidades de trabalho e reconhecimento.

No programa, Eugênio criou um macacão de paetês branco. Desenvolveu a modelagem, coordenou o tecido e determinou a maneira correta de montagem da peça, conciliando o uso da máquina à produção manual, típica da alta costura.

Fernando criou uma peça a partir de um pensamento construtivo, com modelagem de formas geométricas, sem ajuste ao corpo e 0% de resíduo têxtil, seguindo a linha zero waste e estética associada à tradição do origami e do quimono. O acabamento interno e as impecáveis soluções de aplicação do conceito chamaram a atenção dos jurados.

Clara foi a única das três participantes de seu episódio com pleno domínio da modelagem e montagem de uma camisa, com todas as partes componentes, com extremo conhecimento técnico operacional.

Pensamento projetual
“Os três se destacaram ao conciliar o potencial criativo com uma formação de cultura de moda e um profundo conhecimento de modelagem e construção, montagem e costura, que os instrumentaliza a desenvolver todo tipo de modelo.

Eles foram autossuficientes, da ideia à montagem da peça, mostrando repertório de moda e domínio das técnicas e dos processos”, afirma Viviane.

Segundo ela, a cultura de moda dos alunos no bacharelado é construída por meio das disciplinas de formação de conteúdo teórico e prático, do ensino de história da arte, design e indumentária, estudos de comportamento, fundamentos de design, ergonomia, técnicas de modelagem manual e digital, construção e costura das peças de vestuário associadas ao conhecimento das propriedades dos materiais necessários para viabilizar desde a peça única, sob medida, até a produção serial de uma coleção inteira.

Eles são estimulados a desenvolver o pensamento projetual, por meio da vivência e prática da metodologia de projeto, que simula em sala de aula demandas profissionais estimulando e preparando-os para a busca de novas soluções de design de produtos do vestuário que atendam às necessidades dos usuários, com qualidades de vestibilidade, preço justo e processos social e ecologicamente éticos.

Conheça o Bacharelado em Design de Moda – estilismo, que está com inscrições abertas no Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Notícias relacionadas:
- Moda: alunas apresentam seus talentos e vencem com o projeto Sombras Brancas
- Moda: alunas apresentam seus talentos e vencem com o projeto Sombras Brancas
- Futuros estilistas vencem concurso com samba e criatividade
- Futuros estilistas vencem concurso com samba e criatividade
- Futuros estilistas vencem concurso com samba e criatividade
- Futuros estilistas vencem concurso com samba e criatividade


Tags: Bacharelado em Design de Moda - Estilismo, Bacharelado em Design de Moda - Modelagem, Caixa de Costura, Caixa de Costura participantes, Centro Universitário Senac - Santo Amaro, GNT, moda, modelagem Senac, reality show de moda


Últimas notícias

23/07/2019
23/07/2019
19/07/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
18/07/2019
Capela de Portas Abertas divulga patrimônio histórico e cultural da cidade
18/07/2019
O Jogo Virou: projeto de alunos reúne mais de 200 profissionais da área de eventos
18/07/2019
Livraria Senac está no ar com descontos especiais
17/07/2019
Senac Araraquara completa 70 anos
15/07/2019
Alunos do curso Tecnologia em Gastronomia vencem concursos
15/07/2019
Projeto de alunos de TI avança na Casa de Cultura Vila Guilherme
15/07/2019
Exposição sobre fuxico une moda e sustentabilidade
10/07/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
02/07/2019
Alunos fazem pesquisa de campo em barco para compor projeto
02/07/2019
Projetos de alunos integram sustentabilidade e criatividade
01/07/2019
Projeto empodera jovens e idosas de Pindamonhangaba
26/06/2019
Turma de turismo aplica conhecimentos durante visita a Brotas e Barra Bonita
25/06/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
25/06/2019
Cursos de férias estão com inscrições abertas no Senac Piracicaba
24/06/2019
Unidades fazem sensibilizações sobre prevenção de acidentes do trabalho
19/06/2019
Semana Senac de Leitura destaca mulheres na literatura brasileira
18/06/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)