Home > Notícias
19/07/2017 17h30min

Design e sustentabilidade são destaques em luminárias e móveis produzidos por alunos

Luminárias e móveis produzidos por alunos do Técnico em Design de Interiores do Senac Americana e do Senac Franca

Turmas vivenciaram cada etapa do projeto desde a ideia inicial até a elaboração dos protótipos

Elaborar e executar projetos criando ambientes funcionais, agradáveis e voltados para o bem-estar e a qualidade de vida. Essa é a tarefa primordial do técnico em design de interiores.

Mas, as atribuições desse profissional podem ir além. Uma das possibilidades de atuação é o desenvolvimento de peças de decoração e mobiliário.

Para conhecer essa tarefa e ampliar o repertório sobre a área, alunos do Senac Americana e da unidade Franca realizaram projetos práticos nos meses de maio e junho.

Senac Americana
Os alunos do Técnico em Design de Interiores do Senac Americana foram desafiados, pelo docente Paulo Barbosa, a desenvolver móveis em tamanho real.

De 4 a 30 de maio, eles tiveram aulas para elaborar e executar a proposta passando por cinco etapas: pesquisa sobre um profissional de referência; aula de ergonomia no mobiliário; definição de conceito e materiais, desenvolvimento da peça e apresentação do trabalho final.

Durante o processo, os alunos também pesquisaram as soluções e tendências do mercado, identificando possibilidades de uso no projeto e ampliação de repertório técnico.

O projeto iniciou com o estudo do profissional de referência para entender a atuação, materiais que costumam utilizar e público-alvo dos principais projetos deles.

Depois, os grupos escolheram o tipo de peça que iriam criar. Assim, cadeira, banco, poltronas e aparadores foram ganhando forma em desenhos e pranchas. Em seguida, a execução dos projetos foi feita a partir do uso de diferentes materiais.

Inspirado em Lina Bo Bardi, um dos grupos produziu a cadeira de paletes Geppetto com assento e encosto revestidos de espuma e um vão para guardar livros projetado para deixar a peça funcional, charmosa e aconchegante.

O estudo que Marcelo Rosenbaum fez em solo peruano foi a inspiração de outro grupo para criar um banco. A peça, para uso de até duas pessoas, foi feita em paletes impermeabilizados com verniz marítimo e destacou cores e formas geométricas, unindo conforto e beleza.

Já o aparador, criado por outra equipe, teve como referência Guilherme Bender e buscou atender a vários estilos e classes sociais, podendo ser fabricado com diferentes matérias-primas. O protótipo foi feito com madeira de reflorestamento e bases em ferro.

Claudia Moreira Salles foi a profissional de referência para a criação do aparador Carmonie, feito por outro grupo. Pensado para ambientes compactos, o móvel combina madeira e acrilato gerando um contraste de cores e texturas valorizada pela leveza de seu design.

Duas poltronas também foram produzidas pela turma. A chamada Jaeger, inspirada no trabalho de Fernando Jaeger, foi pensada para uso em sala de estar e ambientes corporativos. Já a poltrona Fauzs, que teve Bruno Faucz como referência, foi elaborada em MDF com almofada de couro e teve como público-alvo pessoas que apreciam design e conforto.

As peças finais foram apresentadas na exposição Mobiliário, realizada na unidade, em maio a junho, e que está em cartaz também na Câmara Municipal de Americana até 31 de julho.

“Acredito muito que os alunos se desenvolvem melhor quando estão em desafios que enfrentarão no mercado de trabalho”, enfatiza o docente Paulo.

A aluna Fabiana Prado comenta a experiência: “Aprendi sobre medidas, pois nem sempre a metragem que imaginamos fica boa no produto feito. Por isso, acho que esses projetos são importantes para que o profissional de design de interiores tenha visão prática, além da criativa”.

Senac Franca
Para a turma do Técnico em Design de Interiores do Senac Franca o desafio foi confeccionar luminárias baseadas no conceito de upcycling, processo que transforma resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade.

A ideia era utilizar materiais no fim de vida útil para dar uma nova função. Orientados pela docente Sílvia Bartocci, os alunos elaboraram luminárias sustentáveis, que poderiam ser usadas em ambientes residenciais, comerciais ou industriais.

A base escolhida para o trabalho foi o papelão reaproveitado de caixas de leite, ovos, suco ou calçados. Além disso, foi permitido pintar, revestir e recortar, ou seja, trabalhar os conceitos manuais e criatividade tanto explorados no curso.

O toque final foi a escolha da iluminação: LED, lâmpadas e pisca pisca. Como não poderia deixar de ser, os alunos deixaram rolar solta a imaginação.

Ao todo, foram produzidas 18 luminárias, apresentadas em uma exposição realizada, de 7 a 14 de junho, no Senac Franca.

A aluna Karla Picioni, que trabalha com iluminação decorativa, aprovou a ideia. Pesquisou em sites e catálogos de iluminação e decidiu fazer uma luminária em pendente de cone. “Foi fantástico ver que podemos viajar na imaginação e criar coisas incríveis e saber que somos capazes de fazer muito mais do que imaginamos”, relata.

“Ver o projeto finalizado, e funcionando, foi incrível. Todas as pessoas que visitaram a exposição ficaram curiosas para saber como foi feito e se conseguiriam fazer em casa”, comenta a colega Daniela Silveira.

Conheça o Técnico em Design de Interiores que o Senac oferece.

Notícias relacionadas:
- Ex-alunas de design de interiores contam como se tornaram empreendedoras
- Ex-alunas de design de interiores contam como se tornaram empreendedoras
- Ex-alunas de design de interiores contam como se tornaram empreendedoras
- Turma de design de interiores faz planta residencial em escala real
- Turma de design de interiores faz planta residencial em escala real
- Turma de design de interiores faz planta residencial em escala real
- Pensar, criar e vender: cadeiras de alunos de design de interiores viram atração
- Pensar, criar e vender: cadeiras de alunos de design de interiores viram atração


Tags: Senac Americana, Senac Franca, Técnico em Design de Interiores, luminárias sustentáveis, mercado de trabalho, projeto de design de interiores, projeto de mobiliário, prática, upcycling


Últimas notícias

17/04/2019
17/04/2019
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão
15/04/2019
Alunos integram moda e arte em evento sobre padrões de beleza
09/04/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
08/04/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
02/04/2019
Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas
01/04/2019
Turmas realizam ação para conscientizar sobre prevenção a DSTs
01/04/2019
No ritmo do Carnaval, alunos promovem eventos com diferentes inspirações
29/03/2019
Alunos mobilizam comunidade e transformam terreno em praça com mirante
29/03/2019
Meio ambiente: saiba como drones podem ajudar especialistas na área
26/03/2019
Evento aborda as perspectivas e os desafios do profissional do futuro
26/03/2019
Aprendizes promovem exposição sobre direitos humanos
26/03/2019
Alunos orientam população contra incêndios em Paranapiacaba
26/03/2019
Ações fortalecem turismo e produções locais na região de Sorocaba
26/03/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
26/03/2019
Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro divulga lista de aprovados para os cursos de Cozinheiro e Garçom
20/03/2019
Turmas vivenciam rotina de agência de comunicação
19/03/2019
Indicador de desempenho: o recurso para tirar o planejamento estratégico do papel

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)