Tatuapé

Programação  •  Serviços  •  Bolsas de Estudo  •  Aprendizagem  •  Notícias  •  Biblioteca  •  Infraestrutura  •  Atendimento Corporativo
Home > Notícias
17/07/2017 12h30min

Alunos de teatro criam texto autoral para montagem de espetáculo

Dramaturgia da peça 'Estilhaços' foi inspirada em 'Primeiras Estórias', obra do escritor mineiro Guimarães Rosa

Três diferentes fragmentos da peça desenvolvida por alunos do Senac Lapa Scipião

O uso das cores marcava diferentes temáticas e histórias durante o espetáculo. Imagem: Renata Occhiuto.

Alunos do Técnico em Teatro do Senac Lapa Scipião realizaram a criação de um texto teatral próprio para o espetáculo de conclusão do módulo relacionado à montagem. A prática é pouco comum no curso, uma vez que as turmas geralmente utilizam obras de autores consagrados para o desenvolvimento dessas atividades.  

A ideia de trabalhar com um texto próprio surgiu do desejo dos estudantes em criar uma obra autoral, que tivesse a marca do grupo. Foi em
Primeiras Estórias , do escritor mineiro Guimarães Rosa, que eles encontraram inspiração para essa produção, intitulada Estilhaços

“A peça é um recorte de vários reflexos que revelam a humanidade. Temos o mundo mágico das crianças, a loucura que é a única verdade, a solidão compartilhada pelos seres, a esperança na transcendência, o medo que move o mundo, a pedra angular que edifica as almas e a busca pelo si mesmo. Todos esses motes se espelham e criam a sensação de caleidoscópio”, conta o docente Diego José Villar, que dirigiu a produção. 

Para dinamizar a construção da obra, os alunos seguiram um cronograma de trabalho criado por Diego e que incluía improvisações, adaptações e percepções. Esse processo gerou, em média, 170 cenas que foram aprimoradas, selecionadas e testadas em ensaios abertos, acompanhados pelos jovens do programa Aprendizagem.  

“Conseguimos alcançar amadurecimento e uma maior segurança em cena, além de ter a oportunidade de saber as reações do público em relação ao espetáculo e a cada cena. Realmente, precisávamos de um olhar de fora e as turmas sempre estavam bem ligadas com a peça. Foi muito bom”, afirma a aluna Juliana Costa de Mira. 

O colega Victor Bruno também elogiou a participação do público na construção da atividade. “Creio que o trabalho de um ator seja feito para a plateia. Um ator precisa se comunicar com os seus espectadores. Sem essa interação, não há necessidade do teatro, pois nosso trabalho é passar sensações, questões que não são vistas na sociedade por eles, entre outros”, diz.  

Com uma narrativa fragmentada, a peça teve como objetivo gerar diferentes sensações e experiências ao espectador. O docente conta que a ideia era construir um espetáculo abstrato, que permitisse uma ampla leitura, principalmente sensorial. Sua condução foi elogiada pelos alunos.

“O Diego nos ajudou a levantar o espetáculo, mas não só isso. Ele nos auxiliou a crescer como atores e fez com que a gente buscasse sempre o nosso melhor, sem nos contentarmos com o pouco, sendo que podíamos dar muito mais de nós mesmos”, diz Juliana. 

A montagem da peça ocorreu de março a maio, com processo de avaliação de desempenho em junho, nas aulas finais do módulo. Além de desenvolver a troca com o público e a expressividade em cena, os estudantes ainda puderam reconhecer as diversas técnicas do fazer teatral e sua relação com a diversidade dos processos e dos resultados, assim como compreender as diferentes funções dos profissionais envolvidos em uma montagem teatral.  

“A maior dificuldade foi o tempo, que é curto e, em determinado momento, sufoca o aluno com inúmeras realizações e estudos. Os desafios foram muitos: criar, arriscar-se sem saber o resultado prévio, controlar a ansiedade, acreditar em si e fortalecer seu processo criativo e de descobertas, além dos desafios comuns ao montar uma peça”, afirma Diego. 

Juliana também destacou a importância da atenção e agilidade durante o espetáculo. 
“Por ser uma peça em que estamos quase todo o tempo em cena e com mudanças de roupas e de personagem muito rápidas, precisávamos estar sempre prontos e atentos, coisa que no início foi muito difícil para todos. Mas, com muito ensaio e trabalho, conseguimos ter mais foco e buscar o mais próximo que conseguimos da prontidão que buscávamos no espetáculo”, diz a aluna.

Conheça os cursos que estão com inscrições abertas na unidade. 

Notícias relacionadas:
- Maratona de Dramaturgia estimula criação teatral de alunos
- Maratona de Dramaturgia estimula criação teatral de alunos
- Teatro cego aguça sentidos e revela talentos
- Teatro cego aguça sentidos e revela talentos
- Teatro cego aguça sentidos e revela talentos
- “Talvez a única saída para nós seja a arte”
- “Talvez a única saída para nós seja a arte”
- “Talvez a única saída para nós seja a arte”


Tags: Montagem Teatral, Senac Lapa Scipião, Senac São Paulo, Técnico em Teatro, criação de dramaturgia


Últimas notícias

20/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
Aluno e ex-aluno têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
18/09/2019
Senac e TAQE firmam parceria para ajudar a conectar aprendizes e empresas
16/09/2019
Ação em museu resgata curiosidades e memórias da imigração no Brasil
12/09/2019
Serviço de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (SAAP).
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)