Home > Notícias
03/07/2017 15h33min

Alunos criam projetos de TI para atender a demandas reais

Projetos de alunos do Técnico em Informática do Senac Presidente Prudente

Situações estimularam a tomada de decisão, troca de opiniões e a resolução de problemas

A tecnologia tem um grande potencial para gerar ferramentas inovadoras, sustentáveis e que facilitem a vida das pessoas.

Criar projetos que reunissem essas características foi o desafio vivenciado por alunos do Técnico em Informática do Senac Presidente Prudente.

A proposta, que surgiu dos docentes, era gerar oportunidades para que os estudantes colocassem em prática os conhecimentos sobre montagem, instalação e configuração de computadores para atender a demandas reais.

Assim, a realização do projeto permitiu o trabalho em equipe e o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora a partir de situações que estimularam a tomada de decisão, troca de opiniões com o grupo e a resolução de problemas.

A apresentação dos resultados foi realizada em 23 de maio para todos os alunos e funcionários da unidade. “Conseguiram efetivamente alinhar os conhecimentos teóricos e práticos, por meio de pesquisas e implementação dos projetos”, destaca o docente Danilo Filitto.

Confira os projetos elaborados:

Simulador de Direção
A equipe criou um simulador de direção como recurso pedagógico, interligando cockpit e hardware por meio de um game que trabalha a coordenação motora de pessoas com deficiência e simula área real de testes para o aprendizado de direção automotiva no trânsito.

Para a construção do projeto, foi necessário montar e configurar um computador para uso de aplicativo de direção e construir uma estrutura de cockpit com canos de PVC, pedais, câmbio e volante buscando tornar a experiência mais próxima da realidade.

A ideia era promover a inclusão ao ser funcional para pessoas com doenças psicológicas ou com deficiências motoras, além de ser sustentável e empreendedor, afinal os simuladores de direção vêm sendo cada vez mais usados em autoescolas.

Lucas Gonçalves Ferreira, integrante do grupo, elogia a iniciativa dos docentes. “Além de incentivar os alunos a buscar soluções, ideias e recursos, ajuda a desenvolver e aprofundar o conhecimento e encorajá-los a trabalhar em grupo”, diz.

Automação Residencial com Arduino
Acompanhando as tendências do mercado imobiliário, a equipe desenvolveu um projeto de automação residencial de baixo custo para oferecer conforto, segurança, comodidade, economia aos moradores e acessibilidade a pessoas com deficiência.

O sistema, chamado Casa Inteligente, tem capacidade de tomar decisões autônomas por meio da leitura de sensores e do acionamento de cargas elétricas. Para isso, o grupo trabalhou em um protótipo que utilizou os conceitos da domótica (tecnologia que permite a gestão de todos os recursos habitacionais) e o Arduino (placa de prototipagem eletrônica de hardware livre).

Assim, montaram a maquete de uma residência com um sensor ultrassônico que envia um sinal para a central do Arduino, que, por sua vez, dispara um alarme e acende a luz a partir de um sinal de presença ou calor humano.Além disso, o sistema possibilitou outras ações de automação, como: abrir fechaduras ou portões, levantar cancelas e até organizar tarefas de casa ao programar lembrete.

Para Priscila Braz Serafim da Silva, integrante da equipe, o projeto foi trabalhoso, mas trouxe muito aprendizado. “Tivemos que ir atrás de parcerias e peças. A montagem foi bem interessante, encontramos dificuldades, mas tudo foi resolvido com a ajuda dos docentes”.

Computador Refrigerado a Óleo
Neste projeto, os alunos tiveram como principal objetivo desenvolver e aprimorar técnicas de manutenção dos computadores, peças e acessórios, realizando a manutenção de um projeto já existente na unidade.
Outro propósito da ação foi comprovar a eficiência da refrigeração a óleo que, por meio de um software, possibilitou medir e monitorar dados de temperatura e velocidade de clock e comparar com outras formas de resfriamento verificando a melhor opção para o usuário final.

O grupo concluiu que a refrigeração a óleo vale a pena se o usuário utiliza o computador para jogos e programas muito pesados, por ser mais efetiva.

Rafael Constantino Martinez, integrante do grupo, relata a experiência. “O projeto tem expandido minhas fronteiras e mudado minha visão de uma maneira extraordinária. Trouxe a possibilidade de desenvolver habilidades, como o contato com empresas para parcerias".

Chromecast com Raspberry
A eficiência da era digital traz um problema a longo prazo para o meio ambiente. Todos os eletrônicos portáteis serão, um dia, descartados e emitirão toxinas na atmosfera e no solo.

Uma saída para isso é apostar no Raspberry PI, computador do tamanho de um cartão de crédito que se conecta a monitor de computador ou TV e usa teclado e mouse. Mesmo tão pequeno, é bem completo e possui entradas USB, HDMI, de áudio e conexões ethernet.

Utilizando essa placa e baseado no conceito de sustentabilidade, o projeto dessa equipe teve como objetivo a construção de um Chromecast (dispositivo de streaming de mídia digital desenvolvido pela Google).
Assim, os alunos utilizaram o software Openelec para transformar o Raspberry PI em uma central de multimídia para que o usuário possa assistir filmes, navegar na internet e até brincar.

A proposta do grupo era criar um produto de qualidade por um preço baixo, usando uma placa de fácil configuração. Um detalhe desse projeto é que a caixa que envolve a placa Raspberry foi produzida na impressora 3D da unidade.

“Os processos de configuração complementaram as aulas de instalação de sistema operacional, ou seja, ampliamos o nosso conhecimento a partir do nosso projeto”, diz Jorge Rocha, integrante da equipe.

Conheça o curso Técnico em Informática que o Senac Presidente Prudente oferece.

Tags: Automação Residencial com Arduino, Chromecast com Raspberry, Computador Refrigerado a Óleo, Senac Presidente Prudente, Técnico em Informática, projetos de TI, simulador de direção


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
06/05/2019
03/05/2019
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)