Home > Notícias
30/06/2017 12h48min

Turma de informática realiza projeto para melhorar infraestrutura de redes da unidade

Alunos observam planta de rede do Senac Santana para desenvolver projeto de TI

Análise da planta de rede fez parte do planejamento e fundamentou implantação do trabalho

Para aprender a planejar e executar a instalação e a manutenção de redes locais de computadores, os alunos do Técnico em Informática do Senac Santana usaram toda a estrutura da unidade como laboratório.

O projeto, desenvolvido em abril e maio, buscou trazer melhorias para a rede local com foco na performance dos computadores com relação à virtualização de sistemas e incompatibilidade com alguns softwares.

Para começar, os alunos conheceram o servidor da unidade para analisar as funcionalidades. Nesse momento, identificaram possíveis melhorias e sugeriram a reestruturação da rede no prédio com a mudança da sala do servidor para um ambiente maior que propiciasse melhor desempenho, segurança e manutenção.

A pesquisa de melhorias e a elaboração do projeto baseado nas necessidades de cada andar foram feitas por toda a turma.

Contudo, durante o planejamento, os alunos se dividiram em equipes para executar as seguintes tarefas: escopo do projeto; planta baixa; planta de rede, planta de layout; servidores Linux e Windows Server e elaboração de planilhas, diagramas, organogramas e cronograma.

A coordenação geral do projeto ficou sob o comando da aluna Suellen Peres, que por ser bastante organizada e incentivadora dos colegas, contribuiu para a distribuição e execução das atividades.

Diagnóstico
Para identificar as causas e efeitos dos problemas prioritários diagnosticados inicialmente, os alunos utilizaram a ferramenta diagrama de Ishikawa. Eles estabeleceram a topologia física em estrela, que funciona como um roteador que se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações.

A vantagem apresentada por essa estrutura é a fácil localização dos problemas, além de ter um gerenciamento centralizado e a falha de um computador não afeta o restante da rede.

Os alunos examinaram as plantas baixas e de rede da unidade para identificar o local mais adequado para receber o servidor e desenharam uma planta layout com as opções para a nova rede.No planejamento, a turma ainda conversou com funcionários e fornecedores de diferentes setores da unidade e visitaram as salas de outros cursos, além dos laboratórios de informática.

Depois dessa análise, a turma fez um levantamento de softwares e dos materiais que precisariam para desenvolver o projeto e fizeram a cotação de cada item atentando-se à garantia dos produtos e serviços.

Prática
Além de planejar, a turma também executou a instalação da rede. Visando manter a segurança dos servidores e dos dados, eles estabeleceram algumas orientações de procedimentos e usos.

O projeto desenvolvido possibilitou experimentar as demandas do mundo do trabalho e os conceitos estudados durante o curso e desenvolver habilidades essenciais para exercer a função no mercado de trabalho.

Durante todas as etapas, a turma trabalhou sob orientação dos docentes Dennys Wendel da Silva Ferreira, Eduardo Silva Duarte e André Macario Bardavira. Após a conclusão, os alunos apresentaram o resultado para outras turmas do Técnico em Informática.

O aluno Lucas Pereira da Silva destaca o que aprendeu no projeto. “A experiência foi impressionante, pois conhecemos a sala do servidor, fomos em todas as salas, vimos a estrutura por dentro e por fora e os materiais que já têm na unidade buscando melhorar o desempenho”.

A aluna Suellen Peres Cardoso Silva, que coordenou as equipes, complementa: “Quando fazemos um projeto que é real aprendemos bem mais. Colocamos a mão na massa, vamos atrás para pesquisar e falar com as pessoas. Fizemos um pouco de tudo o que realmente teríamos que fazer se estivéssemos em uma empresa trabalhando na área”.

Conheça o curso Técnico em Informática que o Senac Santana oferece.

Notícias relacionadas:
- Alunos vivenciam rotina profissional ao desenvolver redes de computadores
- Alunos vivenciam rotina profissional ao desenvolver redes de computadores
- Alunos vivenciam rotina profissional ao desenvolver redes de computadores
- Alunos vivenciam rotina profissional ao desenvolver redes de computadores


Tags: Senac Santana, Técnico em Informática, mercado de trabalho, projeto de redes e infraestrutura, rede de computadores


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)