Menu
Senac São Paulo
Busca
Home > Notícias
26/06/2017 19h11min

Técnico em Nutrição e Dietética: veja 7 possibilidades de atuação no mercado de trabalho

Mulher sorri e segura maçã, laranja e kiwi

Menos açúcar e sódio. Mais frutas, vegetais e grãos. A busca por uma alimentação mais saudável é cada vez mais presente na vida dos brasileiros. É o que mostra a pesquisa da Euromonitor Internacional. De acordo com o estudo, o consumo de alimentos saudáveis cresceu 98% de 2009 a 2014 levando o país a ocupar a quinta colocação no ranking mundial desse mercado.

Esse estilo de vida dos consumidores impacta em diferentes setores e impulsiona o mercado de trabalho de diversas áreas, entre elas a educação física, a gastronomia e a nutrição.

Alinhado a esse cenário, o curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac São Paulo tem como objetivo formar profissionais com habilidades para desenvolver atividades que gerem saúde e bem-estar.

Existem variadas possibilidades de carreira no mercado de trabalho para o técnico em nutrição, especialmente no que diz respeito à promoção, manutenção e recuperação da saúde humana, explica Isabel Bonfim, docente do curso no Senac Penha. Ela esclarece que o técnico terá sempre a supervisão de um nutricionista no seu cotidiano profissional e que essa formação abre diferentes caminhos de atuação.

“O profissional pode atuar na educação alimentar de pessoas e comunidades, no monitoramento de dietas de rotina sobre prescrição dietética, na aplicação de normas de controle higiênico-sanitário e de segurança do trabalho, na produção de refeições, no comércio de alimentos e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos alimentícios”, exemplifica Isabel.

Assim, ela complementa, os técnicos em nutrição e dietética podem ter como local de trabalho restaurantes industriais e comerciais, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas, hospitais, clínicas, casa de repouso e mercados.

Segundo Isabel, as visitas técnicas realizadas durante o curso apresentam ao aluno algumas das possibilidades de atuação e permitem a aproximação da turma com produtos, ferramentas e equipamentos que atendem à cadeia produtiva do setor de alimentação.

A ex-aluna Nida Favaro afirma que sua formação no Senac Penha foi enriquecedora. Ela lembra que em um dos módulos, a turma elaborou um jantar para pacientes diabéticos e em outro momento, acompanhou o controle higiênico sanitário da Base Aérea da Aeronáutica de São Paulo.

“Quando estudamos alimentos nutricionais para jovens, foi a hora de usar produtos à base de farinhas de amêndoas, de jabuticaba, mirtilo, chocolate e uma geleia de jabuticaba para preparar um biscoito, que foi tema de artigo para congresso científico”, enfatiza Nida.

Depois de tantas experiências e projetos, a docente Isabel declara orgulhosa que profissionais formados no Senac estão obtendo sucesso e destaque em diversos segmentos.

Confira os depoimentos de sete desses ex-alunos do Técnico em Nutrição e Dietética do Senac Penha que revelam diferentes possibilidades de atuação no mercado de trabalho:

1- Restaurante corporativo
Selma de Oliveira Barros - técnica em nutrição no Tribunal de Contas do Município de São Paulo:  “Atuo na área desde 2013, na empresa Convida Refeições que é parte do Grupo De Nadai.  A unidade que trabalho está localizada no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Fornecemos uma média de 450 refeições por dia. Na minha rotina, desenvolvo controle de temperatura e recebimento de insumos, controle de temperatura de equipamentos; controle de temperatura de cocção, resfriamento e distribuição de alimentos, treinamento de equipe, controle de distribuição de refeições, testes de receitas, distribuição e controle de equipamento de proteção individual (EPI). A formação técnica do Senac me inseriu no mercado de trabalho, me deu conhecimento para atuar e ser reconhecida como profissional capacitada na área e me mostrou a realidade do trabalho proporcionando segurança quanto ao conhecimento de equipamentos e processos necessários para desenvolver um trabalho de excelência”.

2- Serviço de catering em aeroporto
Ellen Silva - técnica em nutrição que atua no serviço de catering (alimentação e refeições a bordo) no aeroporto de Congonhas: “Já atuei na área de nutrição em creches e na área clínica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde desenvolvi tanto a área de produção quanto a clínica. Hoje, atuo na área de gestão da qualidade no serviço de catering do aeroporto de Congonhas, conhecendo um novo mundo corporativo por meio de uma multinacional que aplica qualidade, excelência e segurança alimentar tendo como base do serviço o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Estou apenas no começo da jornada para o aprendizado, porém com condições suficientes pelo aprendizado obtido no Senac Penha”.

3- Rede de mercado
Flavio Monteiro - técnico em nutrição e gerente de unidade do Minuto Pão de Açúcar: “Em fevereiro de 2014. iniciei o curso no Senac Penha. Foram quase dois anos de aprendizados onde foi possível a construção do saber da forma mais adequada as exigências do mercado de trabalho. Foi importante para a construção da minha formação e atuação no mercado de trabalho mais especificamente dentro da empresa que atuo hoje, o Pão de Açúcar. Atualmente exerço o cargo de chefe de loja (gerente) do Minuto Pão De Açúcar, um formato que tem como objetivo estar próximo das residências e ser aquele conhecido mercado de bairro. Estou à frente de uma equipe de 16 pessoas que exercem suas atividades em dois departamentos: perecíveis e mercearia. A qualidade é fator importantíssimo nesses setores, pois há o envolvimento como o produto final que, desta forma, exige a manipulação dos alimentos de forma responsável e técnica. É no tema qualidade que a presença e o conhecimento do técnico em nutrição e dietética faz-se importante, pois garante que os princípios básicos da manipulação de alimentos estão sendo praticados conforme orienta a legislação vigente”.

4- Lactário
Priscila Valentim - supervisora de lactário: “Quando escolhi fazer o Técnico em Nutrição e Dietética sabia que não bastava escolher o curso com o qual eu mais me identificava. Era necessário também buscar uma instituição de ensino renomada, com professores bons e infraestrutura adequada. Escolhi o Senac e posso dizer que desde a recepção no primeiro dia de aula até o final do curso me encantei por tudo. Encontrei docentes dispostos a acreditar na minha capacidade e serei eternamente grata por cada ensinamento. Três meses após o término do curso consegui um emprego, no qual já estou há três anos. Atualmente, sou supervisora de lactário. Além disso, esse ano finalizo minha graduação em Nutrição, o que me faz ser ainda mais grata ao Senac por me apresentar às primeiras nutricionistas que tive contato em minha vida. Podem passar muitos anos, mas elas jamais serão esquecidas, pois despertaram em mim o amor pela minha profissão”.

5- Food service
Nida Favaro - técnica em nutrição em food service (mercado de alimentação fora do lar): “O Senac contribuiu para minha formação desde as aulas teóricas até as visitas que a nossa turma fez, como ao Ceagesp e ao Hospital do Câncer. Desenvolver um trabalho a cada módulo do curso, contribuiu para o meu aprendizado e me deu segurança para agir, falar e ter conhecimento com propriedade diante de qualquer situação. O técnico em nutrição e dietética deve ter uma postura higiênica e saudável. Usar touca, avental branco, usar luvas para manusear alimentos e álcool para higienização. No meu cotidiano de trabalho em um food service faço o controle higiênico sanitário. Uma vez por semana, verifico os vencimentos das mercadorias, se realmente está tudo etiquetado, faço um check list de todas as carnes congeladas nas câmaras. Na cocção dos alimentos também temos a aferição das temperaturas”.

6- Nutrição hospitalar
Roseli Duarte - técnica em nutrição em hospital: “Trabalho há 20 anos no setor de nutrição de um hospital. Comecei como copeira, quando nasceu o meu amor pela profissão. Recebi promoção para auxiliar de cozinha e sabia que a minha dedicação e comprometimento estavam contribuindo para o tratamento do paciente. Aí veio a terceira promoção: escriturária do serviço de nutrição. E para entender melhor as suas necessidades dietéticas e hábitos alimentares, resolvi buscar o curso técnico. Escolhi o Senac e minha realização foi plena. Mais dedicação, mais responsabilidade, mais comprometimento, menos tempo com a família, menos tempo de sono e veio a formatura. Pensam que parou por aí? Recebi minha quarta promoção: técnica em nutrição. Hoje, além da parte técnica que o curso me trouxe, compreendo o significado da humanização na gestão de pessoas”.

7- Empreendedorismo
Camila Obeid – técnica em nutrição que realizou o sonho de abrir o próprio negócio durante o curso e, hoje, é proprietária da loja Açai Bowl: “A maioria dos alunos que tivemos contato nos contou das suas experiências e de tudo que usam no dia a dia em seu trabalho. Hoje, me encontro em uma situação de colocar em prática as nossas aulas. Realmente, vejo a importância de seguir os passos corretamente e o quanto isso faz a diferença no produto final.  Penso que se não tivesse feito o curso Técnico em Nutrição e Dietética os meus clientes e colaboradores não teriam excelência no produto final que temos hoje”.

Conheça o curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac Penha.

Notícias relacionadas:
- ''Nutrição está diretamente relacionada com emoções'', diz especialista
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Nutrição: conheça a diferença entre profissionais e as oportunidades no setor
- Turma de nutrição surpreende na criação de pratos saudáveis
- Turma de nutrição surpreende na criação de pratos saudáveis
- Turma de nutrição surpreende na criação de pratos saudáveis
- Turma de nutrição desenvolve requeijão vegano e empanado de jaca
- Turma de nutrição desenvolve requeijão vegano e empanado de jaca
- Turma de nutrição cria produtos com foco na alimentação saudável
- Turma de nutrição cria produtos com foco na alimentação saudável


Tags: Dia do Técnico em Nutrição e Dietética, Senac Penha, Técnico em Nutrição e Dietética, atuação do técnico em nutrição, lactário, mercado de trabalho técnico em nutrição, nutrição hospitalar, o que faz o técnico em nutrição, projeto em nutrição, rotina de trabalho em nutrição, visita técnica do curso técnico


Últimas notícias

18/08/2017
17/08/2017
15/08/2017
Criação de rede para jogos proporciona aprendizado na prática a alunos de TI
15/08/2017
Cursos técnicos a distância ampliam oferta de polos em São Paulo
14/08/2017
Dia da Transformação feito por alunos de moda eleva autoestima de mães
14/08/2017
Alunos vivenciam práticas tradicionais de culinária oriental no Festival do Japão
14/08/2017
Senac compartilha sabores e receitas no Festival Fartura São Paulo 2017
14/08/2017
Fotografia documental: a arte de contar histórias com a imagem
11/08/2017
Visita a uma aldeia indígena inspira alunos do curso Educador Social
11/08/2017
Senac Vila Prudente celebra 30 anos de atividades
10/08/2017
Turma de RH debate relações trabalhistas
09/08/2017
Chef apresenta as tendências do setor da alimentação para 2020
09/08/2017
Alimentação: entender os momentos de consumo para atrair mais clientes
09/08/2017
Panzanella com cerveja e pudim com vinho. Aprenda a fazer e a harmonizar
09/08/2017
O glúten é mesmo um vilão?
09/08/2017
“O azeite é a melhor de todas as gorduras”
08/08/2017
Inscrições abertas para as provas agendadas do Vestibular 2017 - 2º semestre
08/08/2017
Alunos e ex-alunos têm 50% de desconto na Editora Senac São Paulo
07/08/2017
Docente compartilha com alunos construção de projeto vencedor do Prêmio POY Latam
07/08/2017
Projeto de alunos dá início à horta comunitária no Senac Taboão da Serra

Próximos Eventos

6º Encontro Senac de Conhecimento Integrado: criatividade e colaboração
Concurso Cultural Fotográfico: Presidente Prudente - fotografando sua história
Atendimentos: Massoterapia
Caminhada Fotográfica: 200 anos de Araraquara
Exposição: Cuba – por Eduardo Marchesan
Exposição: Pequenos Detalhes, Grandes Lembranças
Semana Senac de Sustentabilidade
Senac Vila Prudente – 30 anos de história
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.