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23/06/2017 11h54min

Turma elabora pizza e sobremesa para vivenciar gestão de produtividade

Alunos das duas equipes mostram pizzas e sobremesas produzidas no laboratório de cozinha do Senac Penha

Atividade simulou processo de fabricação de um produto, desde o recebimento da encomenda até a entrega ao cliente

Aprender os conceitos de gestão de equipe e de produtividade teve um sabor especial para os alunos do curso Administração e Planejamento de Produção do Senac Penha. Isso porque os alunos foram para o laboratório de cozinha colocar em prática os conceitos estudados.

A ideia partiu dos próprios alunos que, orientados pela docente Rosangela Batista, foram divididos em dois grupos e simularam todo processo de fabricação de um produto, desde o recebimento da encomenda até a entrega ao cliente. A partir da integração com a área de gastronomia, foram produzidas duas receitas: pizza de frigideira e pavê de chocolate.

Cada aluno ficou responsável por parte do processo. Na turma que produziu as pizzas, as tarefas incluíam o pré-aquecimento da massa, temperar o recheio, montar e fritar as pizzas para depois embalar e entregar o produto.

Já para o grupo que elaborou o pavê foi necessário montar o creme, triturar o chocolate, controlar o tempo de resfriamento, montar as embalagens, decorar e entregar o resultado.

Nesse processo, realizado recentemente, aplicaram na prática o que aprenderam sobre gestão do tempo de produção e da quantidade de insumos necessários, a produtividade da mão-de-obra e a atuação do líder de produção.

A inexperiência na cozinha foi um dos desafios superados pela turma. Na produção da pizza, por exemplo, as primeiras massas queimaram e foi necessário ajustar o tempo de pré-aquecimento.

Para a equipe do pavê, o imprevisto foi achar o ponto certo da clara em neve, que acabou desandando por erro de ajuste na potência da batedeira.

A docente explica que houve planejamento para que tudo saísse perfeito na primeira tentativa, porém nem sempre isso ocorre na prática. “Pode acontecer de temperar demais o recheio, tendo que repetir o processo do zero, também pode quebrar algum utensílio ou o equipamento falhar. Essas situações são tratadas como imprevistos de produção”, afirma.

Diante disso, segundo Rosangela, a turma entendeu como lidar com falhas no processo e perda de produção, vivenciando a importância de promover um ambiente equipado para melhorar a produtividade da equipe e a eficiência da área de planejamento e controle.

Ela destaca que sair da teoria e conhecer o processo de produção por meio dessa simulação foi primordial para a turma. "Foi possível trazer a realidade do mercado de trabalho para a sala de aula, pois mesmo os alunos sem nenhuma experiência puderam exercitar seus conhecimentos e tirar as dúvidas que surgiram durante a atividade", conta a docente.

Integrante da equipe que preparou o doce, a aluna Mayara Sena ficou responsável pelo gerenciamento de pessoas e comenta a experiência. “Confesso que foi muito mais difícil do que pensei, pois, administrar operações é fácil, mas incluir pessoas e tarefas nem tanto. Com a orientação da docente, conseguimos concluir com êxito o trabalho”.

Proatividade
Ao final das produções, a turma e a docente discutiram os pontos principais vivenciados na atividade, considerando as percepções dos alunos sobre a teoria e a prática e a importância da atuação proativa dos colaboradores em ajudar ou dar ideias.

Para a docente Rosângela Batista, a proatividade percebida durante a ação é um diferencial para a carreira e também faz parte do perfil intraempreendedor, ou seja, empreendedor que não é o dono da empresa, mas faz parte dela.

“São os funcionários que trazem inovação para as organizações, promovendo o crescimento, maior produtividade e até mesmo reduções de custos em suas estruturas, viabilizando maior competitividade de mercado”, justifica.

Nesse contexto, finaliza a docente, o funcionário hands-on (ou colaborador mão na massa) se destaca nas organizações, pois entende a sua importância dentro da empresa e executa as tarefas sem que o líder precise cobrar ou delegar.

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Tags: Administração e Planejamento de Produção, Senac Penha, controle de produção, curso livre, gestão de pessoas, prática profissional


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