Home > Notícias
22/06/2017 10h51min

Bate-papo sobre gestão começou e acabou com pizza, mas com muita seriedade

cenas de público atento às falas de ex-aluno e professor e de pizzas serem servidas

Ao sabor de pizzas, profissionais abordam o tema gestão no segmento da alimentação

A expressão “acabar em pizza” surgiu com o radialista Milton Peruzzi que, nos anos 1950 e 60, usava o termo para dizer que depois de algum conflito, nos bastidores do futebol, tudo ficava bem. Depois, essa maneira de falar teve seu significado estendido a uma denúncia que não ‘dava em nada’ e tornou-se popular desde então.

No Senac Bauru, a pizza foi a protagonista de um bate-papo que foge a esse conceito. Com muita seriedade, a unidade recebeu, em 31 de maio, 
Zucchini Pizzas Artesanais, empresa focada em produzir e servir pizzas no local do evento. O empreendimento é de Leonardo Stingaci, ex-aluno da pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados.

Leonardo participou do workhop Conversa com Pizza, mediado por Flávio Mangili Ferreira, professor dessa pós. Os profissionais ofereceram dicas sobre oportunidades, sustentabilidade, produtos e serviços, consumidor, ambiente, empresa, marketing e vendas, equipe e finanças, considerando o segmento de alimentação.

Enquanto as pizzas eram preparadas e servidas aos participantes, Flávio falava sobre eventos já realizados pela unidade sobre gestão de negócios em serviços de alimentação. E 
Leonardo compartilhava sua educacional e profissional nessa área. Em seguida, utilizou-se o plano de negócio circular como roteiro de perguntas para abordar os instrumentos de gestão aplicados por ele em seu empreendimento.

Flávio mencionou também as principais ferramentas que possibilitam melhores resultados dos negócios em serviços de alimentação: ficha técnica dos produtos e serviços, treinamento da equipe; missão, visão, valores, pontos fortes e fracos da empresa; controle e relatórios de finanças; etapas e segurança alimentar na produção e operações; saber exatamente quem são os consumidores e suas expectativas; mapeamento de concorrentes, oportunidade e ameaças do ambiente; e comunicação e preço para o marketing e vendas.

"O mercado consumidor deseja qualidade, determina o preço que aceita pagar e os investidores desejam lucros que assegurem o retorno do risco assumido. Neste contexto, a eficiência na operação pode garantir que os custos estejam adequados, possibilitando praticar preços de mercado e dar retorno ao investimento. Os instrumentos de gestão podem contribuir para decisões que visam à eficiência na operação”, acrescenta o professor.

Mercado
Nos últimos 10 anos, o mercado de foodservice cresceu 13,5% ao ano, em média, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia). Mesmo em períodos de crise econômica, a alimentação fora do lar representa 33% das despesas das famílias, conforme pesquisa da GS&MD – Gouvêa de Souza. “Existe também uma mudança social, a urbanização, o envelhecimento da população, a redução do tamanho das famílias e a liderança das mulheres que correspondem a alguns dos fatores que sustentam este crescimento”, considera Flávio Mangili Ferreira, professor da do Senac Bauru.

Esses dados demonstram, de acordo com o docente, que existe uma forte tendência relacionada a estabelecimentos do setor de alimentação e, consequentemente, que denotam a importância da busca por conhecimentos específicos nessa área. 
Por conta desse movimento, a unidade Bauru realizou, em 31 de maio, o workshop Conversa com Pizza, mediado por Flávio e pelo ex-aluno dessa pós.

Especialização 
Flávio avalia que, nessa pós, o aluno aprende a buscar oportunidades e a ter atitudes que farão dele um profissional diferenciado. Conhece o mercado de alimentos e bebidas, sua história, detalhes de arquitetura, design, legislação, gestão e estratégia de empreendimentos do segmento. Desenvolve as finanças sob uma perspectiva estratégica e operacional.

Para Leonardo, a graduação de Tecnologia em Gastronomia proporcionou uma formação para criação, planejamento e execução de cardápios, “mas a especialização foi motivada pela busca de um conhecimento mais aprofundado sobre a gestão de negócios em serviços de alimentação”.

“A pós-graduação foi fundamental para o sucesso da Zucchini Pizzas, pois aprendi a enxergar a empresa como um organismo vivo, em que tudo está interligado e precisa funcionar corretamente. No curso, tivemos contato com professores com muita experiência, que nos ajudaram a compreender toda a estrutura de uma empresa da área de alimentação, desde seu nascimento até legislação, marketing, arquitetura, gestão financeira etc”.

Ele acrescenta que em qualquer área não basta apenas paixão ou talento, é preciso conhecimento técnico e teórico e na área da alimentação não é diferente. “Hoje as faculdades de gastronomia focam a área prática e não se aprofundam na gestão de negócios, o que acarreta em muitos empreendimentos fecharem as portas em pouco tempo por falta desse conhecimento, como aconteceu comigo, ao abrir uma pizzaria com um sócio, um ano antes do início da empresa”, afirma Leonardo.

Conheça a pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados
, que está com inscrições abertas nas unidades Aclimação, Bauru e no campus Águas de São Pedro


Fotos de Silvie Liane Alves de Mello, coordenadora de pós-graduação do Senac Bauru.

Notícias relacionadas:
- Alimentação: setor demanda profissionais multidisciplinares
- Alimentação: setor demanda profissionais multidisciplinares
- Alimentação: setor demanda profissionais multidisciplinares


Tags: Empreendedorismo e Inovação, Senac São Paulo, como gerir no segmento do foodservice, empreender em alimentos, ex-aluno empreendedor, gestão em alimentação, pós-graduação em gestão, serviços de alimentação


Últimas notícias

22/08/2019
21/08/2019
16/08/2019
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar
05/08/2019
Alunos de moda produzem peças para Santa Casa de Araçatuba e vivenciam rotina de confecção
05/08/2019
O jeito de aprender que todos ganham
05/08/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos técnicos EAD
05/08/2019
Vencer limites e agarrar oportunidades cabem em qualquer idade
05/08/2019
Organização de evento temático promove integração e novos aprendizados
02/08/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
01/08/2019
Projeto em São José dos Campos instiga o interesse de alunos pela ciência
26/07/2019
Centro Universitário Senac divulga resultado do processo seletivo para professores
24/07/2019
Turmas praticam conhecimentos e levam serviços de beleza a idosos

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)