Home > Notícias
22/06/2017 14h22min

Ações aliam empreendedorismo e inclusão de pessoas com deficiência

Alunos e funcionários no palco do auditório do Senac Largo Treze durante atividade de empreendedorismo para inclusão

Alunos foram incentivados a identificar oportunidades de negócios que considerassem a inclusão e a acessibilidade

Incluir é sinônimo de integrar ou fazer parte. Assim, a inclusão social de pessoas com deficiência significa promover a participação dessa população na sociedade respeitando seus direitos e gerando igualdade de oportunidades.

Esse é um processo complexo que pode ter o empreendedorismo como grande aliado. Pensando nisso, o Senac Largo Treze promoveu, nos meses de abril e maio, oficinas e palestras para discutir o tema.

Oficina Empreenda

Para mostrar que a criatividade e o empreendedorismo podem ajudar a eliminar as barreiras que dificultam a inclusão de pessoas com deficiência, a Oficina Empreenda promoveu, em 22 de maio, um bate-papo entre alunos do programa Aprendizagem e dois funcionários com deficiência.

Lucivane Nascimento da Silva, da equipe de Atendimento ao Cliente e Tadeu Lima, funcionário da secretaria, apresentaram depoimentos sobre suas histórias de vida, experiências, dificuldades e as barreiras que enfrentam diariamente.

Eles também contaram como é importante o reconhecimento de seus talentos pela equipe da instituição e, principalmente, a contribuição que trazem no processo de empatia.

O objetivo foi estimular que os aprendizes identificassem oportunidades de negócios que considerassem a inclusão e a acessibilidade e atendessem, de fato, as necessidades de pessoas com deficiências.

Por meio da metodologia do Design Thinking, os alunos desenvolveram propostas e, ao final da oficina, apresentaram ideias de ações inclusivas.

Os projetos elaborados foram: semáforos com sons; sensibilização para funcionários de outras empresas; projetos de inclusão nas escolas com palestras, jogos e esportes; conscientização por meio das redes sociais da internet; aplicativos especializados para pessoas com deficiência e sensibilização nos transportes públicos.

Tadeu conta que foi gratificante ver os estudantes motivados a melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência. “Foi bacana passar um pouco das nossas experiências. Ver todos aqueles alunos pensando e desenvolvendo ideias para criar algo que possa melhorar um pouco mais o nosso dia a dia foi muito bom. Mostraram que grandes ideias podem sair do papel sem muito investimento, basta querer”, destaca.

A oficina foi uma iniciativa dos representantes do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da unidade em parceria com o Empreenda!,
 competição de empreendedorismo promovida entre estudantes do Senac.

Atitude Empreendedora
Em abril e maio, a unidade também promoveu três palestras sobre atitude empreendedora, ministradas por Marina Sierra de Camargo, coordenadora da área de empreendedorismo do Senac São Paulo.

O objetivo das atividades, que integraram alunos dos cursos técnicos e do programa Aprendizagem, foi incentivar o empreendedorismo entre os alunos e fomentar a participação no Empreenda! 10.

Os eventos esclareceram o perfil do empreendedor citando características como criatividade, proatividade, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, trabalho em equipe e assumir riscos calculados, ter uma visão de futuro, aproveitar as oportunidades e encarar os possíveis fracassos para aprender e ser melhor.

“Lembrando que tais comportamentos são benéficos tanto para abertura de uma empresa quanto para atuar internamente nas empresas, como intraempreendedor”, destaca Ranulfo Soares da Fonseca Junior, docente de administração e negócios e interlocutor de empreendedorismo na unidade.

Conheça os cursos com inscrições abertas na unidade.

Tags: Empreenda! 2017, Senac Largo Treze, atitude empreendedora, características do perfil do empreendedor, cursos técnicos, empreendedorismo, oficina de empreendedorismo, programa Aprendizagem


Últimas notícias

18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)