Home > Notícias
14/06/2017 12h23min

Da TV para o prato: Senac Penha leva experiências gastronômicas a shopping

Visão aérea do Espaço MasterChef Brasil Dicas Gastronômicas, promovido pela EndemolShine Brasil  em parceria com o Complexo Tatuapé

Uma cabeça inteira de alho levada ao forno. Essa era a receita secreta da avó do chef e docente do Senac Penha, Diego Barreto, que usava o truque quando recém-casada para surpreender e instigar a vizinhança. O aroma intenso do alho assando se espalhava entre as casas e, mesmo que ela ainda nem tivesse começado o preparo da refeição, dava a impressão de que estava cozinhando algo delicioso.

Comfort food é o nome dado a pratos que remetam aos aromas e sabores de comida feita em casa, capazes de provocar sensação de aconchego e reminiscências. O cheiro do alho ao forno, da cebola refogada e das ervas aromáticas frescas são suficientes para transportar qualquer um através da estrada da memória.

Por isso, Diego escolheu receitas carregadas desses ingredientes para a ação Cozinha Quente e Seus Acompanhamentos, oriunda das dicas oferecidas pelo Senac São Paulo durante o Espaço MasterChef Brasil Dicas Gastronômicas, projeto inédito desenvolvido pelo Complexo Tatuapé em parceria com a EndemolShine Brasil. O espaço, inspirado na cozinha mais famosa do Brasil, ficou montado no Shopping Metrô Boulevard Tatuapé por mais de 20 dias com dicas gastronômicas diárias de docentes da área de gastronomia do Senac Penha.

O chef explica: “A proposta do curso é ensinar pratos quentes, como o nome sugere. Ele pode ser uma carne assada, um frango assado, alguma proteína que vai ser o prato principal de uma refeição, e todas as possibilidades de acompanhamentos para essa proteína. Risotos, por exemplo, ou ainda pratos feitos com batatas, uma salada quente ou morna, legumes grelhados, molhos...”

Com inspirações da Tailândia à Irlanda, Diego foi buscar nas feiras brasileiras os elementos necessários para incrementar os pratos apresentados, sem fugir da realidade de uma pessoa que cozinhe despretensiosamente. Nada de ingredientes raros ou utensílios específicos: o abacaxi se une à sobra de arroz cozido, o repolho se une ao bacon e a criatividade está servida.

“Foi como democratizar, ou popularizar, esse tipo de gastronomia. Que fique claro: de maneira muito mais básica do que a receita de seu país de origem, mas é um jeito de trazer algo diferente e muito distante para a realidade do dia a dia”, diz o chef.

Além da receita, também foram apresentadas dicas profissionais e conceitos da alta gastronomia que podem facilitar o preparo de inúmeros pratos, como o cozimento de vegetais na própria água, a maneira perfeita para preparar um molho bechamel, quando usar ervas frescas ou desidratadas e até a diferença entre uma conserva de legumes e um confit.

Aprenda com ele como fazer o colcannon, prato tradicional irlandês à base de batata e repolho, que pode ser servido como acompanhamento para carnes e aves assadas. Quando complementado com legumes assados com ervas, ele vira até prato principal, como Diego mostrou na ocasião.




A ação
Técnica, repertório, sabor e apresentação impecáveis. Na TV, no restaurante ou no almoço de domingo, esses são os ingredientes para um chef de sucesso e, por esse motivo, fazem parte de todos os cursos da área de gastronomia do Senac São Paulo.

Isso foi comprovado pelos participantes do Espaço MasterChef Brasil Dicas Gastronômicas, na prática e na degustação. O espaço inédito, inspirado na cozinha mais famosa do Brasil, fez parte de um projeto desenvolvido pelo Complexo Tatuapé em parceria com a EndemolShine Brasil e ficou montado na praça de eventos do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé de 19 de abril a 14 de maio. Comandado diariamente por docentes do Senac Penha, o ambiente ofereceu dicas gastronômicas com temas que foram desde cozinha quente e sopas, passando pela confeitaria e chegando às bebidas, como drinks, cerveja e café.

Confira os cursos da área de gastronomia oferecidos pelo Senac Penha.

Tags: Abóbora Assada, Acompanhamentos, Alecrim, Alho, Bacon, Colcannon, Comfort food, Como Fazer, Confit, Conserva, Cozinha Afetiva, Cozinha Irlandesa, Cozinha Quente, Culinária Afetiva, Culinária Irlandesa, Dicas, Dicas Gastronômicas, Dicas de Gastronomia, EndemolShine Brasil, Espaço MasterChef Brasil Dicas Gastronômicas, Legumes Assados, MasterChef, MasterChef Brasil, Molho Bechamel, Molho Branco, Orégano, Purê de Batata, Receita, Repolho, Senac Penha, Shopping Boulevard Tatuapé, Temperos, Tomate Assado, Tomilho


Últimas notícias

24/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)