Home > Notícias
12/06/2017 16h48min

Aprendizes exploram história do Brasil e mercado de trabalho em visitas

Aluno em espaço do Museu do Tribunal de Justiça com togas e estátuas

Alunos conheceram museu e analisaram influência de contextos históricos da Justiça na sociedade

Proporcionar novas experiências e descobertas sobre a sociedade e o mercado de trabalho é uma das propostas das visitas técnicas realizadas pelo programa Aprendizagem do Senac São Paulo.

Pensando nisso, alunos desse curso das unidades Jabaquara e Santo André tiveram a oportunidade de construir conhecimentos fora de sala de aula durante atividades realizadas em maio.

Jabaquara
Em 24 de maio, os aprendizes do Senac Jabaquara visitaram a consultoria em recursos humanos Adecco, localizada na capital paulista.

Acompanhados do docente Paulo Cesar e sob monitoria da coordenadora de RH Luma Santos, os alunos conheceram a estrutura da empresa e observaram o funcionamento de alguns processos da organização, entre eles a terceirização de serviços e as dinâmicas de grupo realizadas durante processos seletivos.

O docente explica que a turma está estudando os dois assuntos em sala de aula, por isso, “vê-los de forma aplicada e com explicações de uma profissional da área tornaram os processos mais claros aos alunos”.

Para ele, “quando os jovens têm a oportunidade de vivenciar uma visitar uma empresa, torna-se melhor seu processo de aprendizagem, maturidade e crescimento profissional”.

Ainda durante a visita, os alunos participaram de uma atividade estratégica voltada à escolha de profissões. Cada jovem recebeu um baralho com cartas repletas de habilidades e deveria analisar o material para encontrar possíveis carreiras que poderiam seguir futuramente.

Santo André
Já a turma do programa do Senac Santo André foi até o Museu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, também localizado na capital paulista.

Antes da atividade, em sala de aula, os alunos conheceram e analisaram os Três Poderes que constituem o país e perceberam que o Judiciário era desconhecido por boa parte dos alunos. Para facilitar esse entendimento, participaram da visita, em 4 de maio, acompanhados da docente Natalia Seolin. A ação buscou desenvolver o protagonismo juvenil, por meio da análise dos contextos históricos e sua influência na sociedade.

A turma chegou ao museu com a tarefa de registrar o que via em um Diário de Bordo. Assim, em cada espaço, aprofundaram conhecimentos sobre a Justiça e detalhes da história do Brasil.

Viram a evolução do Poder Judiciário Paulista, os Tribunais de Alçada, a relação entre o Tribunal de Justiça e a Revolução Constitucionalista de 1932, o Palacete do Conde de Sarzadas e a trajetória da escravatura no país.

Ao final, foram surpreendidos com a apresentação de um violonista do evento Quintas Musicais, que mostrou um estilo musical que os jovens não conheciam. Também conheceram um Desembargador do Estado e alguns juízes que estavam presentes.

De volta ao Senac, em uma roda de conversa, os alunos apresentaram as anotações do diário de bordo e compartilharam suas percepções sobre a experiência. Para o aprendiz Julio Cesar de Poli Pirez, a atividade “mostrou uma parte importante da história brasileira”.

O colega Marcelo Ikaro Ferreira Santos completa: “mudou muito meu conceito de política e me fez pesquisar mais sobre a história do Brasil. Percebi que tinha muitas coisas a descobrir”.

Conheça o programa Aprendizagem do Senac São Paulo.

Tags: Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, Senac Jabaquara, Senac Santo André, cidadania, dinâmica de grupo, história do Brasil, programa Aprendizagem, rotina de trabalho em RH, visita técnica


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
06/05/2019
03/05/2019
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)