Home > Notícias
08/06/2017 14h07min

Aprendizes compartilham experiências e poesias em projetos

Alunos do programa Aprendizagem enfileirados no palco do auditório da unidade, algumas cadeiras pretas aparecem à frente

A apresentação teatral foi bastante elogiada pelo público

Compartilhar sentimentos e experiências também ajuda a construir e ampliar conhecimentos. Pensando nisso, duas turmas do programa Aprendizagem do Senac Americana realizaram ações educativas na unidade.

Contar os desafios enfrentados diariamente pelos jovens foi a proposta da peça teatral Vida de Aprendiz, elaborada e encenada por um dos grupos. A outra turma explorou a criatividade e criou poemas para falar sobre cultura de paz. O resultado gerou a exposição Varal Literário.

Vida de Aprendiz
Um jovem que convive com a família em desarmonia, dificuldades financeiras e preocupado com a namorada grávida decide tomar uma atitude.  Em más companhias, quase participa de um assalto no desespero de levar dinheiro para casa. Um atraso dá a ele uma nova chance. No ponto de ônibus, conhece outro jovem que fala sobre o programa Aprendizagem.

Esse é o início da história contada na peça Vida de Aprendiz encenada pelos alunos, em 4 de maio, no auditório da unidade.

Baseado no tema  O Sentido da Vida, o texto foi criado pelos aprendizes a partir de suas experiências. Para isso, a turma teve aulas sobre roteiro teatral, técnicas de encenação e improvisação com o docente de comunicação e artes Bruno Smanioto.

Desde a elaboração até a apresentação ao público foram quatro meses de projeto. A ideia partiu da própria turma e teve como objetivo integrar conhecimentos e atitudes desenvolvidos durante o curso.

Nesse processo, os aprendizes desenvolveram habilidades como atitude empreendedora, organização, trabalho em equipe, comprometimento, comunicação, tomada de decisão e pró-atividade.

Os alunos organizaram-se em grupos e  dividiram funções: figurino, cenário, adereços, digitação do texto, pesquisa, operação de luz e som.

A apresentação foi bastante elogiada pelo público, que registrou suas impressões  em uma avaliação proposta pelos alunos.

Bruno também avalia positivamente os resultados, pois já observa mudanças significativas de atitude e postura dos jovens após o projeto. "Estão se comunicando melhor e acreditando mais no próprio potencial", ressalta.

Vitor Oliveira da Silva, que foi o protagonista da peça, conta que se surpreendeu com o projeto. “Quando entrei no Senac, sinceramente, não esperava realizar trabalhos assim. Achei que fosse igual escola comum, mas com logo percebi a diferença. Acredito que atividades como essa auxiliam no aprendizado, pois mostram que podemos criar e evoluir para o nosso futuro ser melhor que o passado”, relata.

Varal literário
Convivendo em sala de aula, os jovens da outra turma do programa notaram que precisavam melhorar o relacionamento interpessoal e o autoconhecimento. Iniciaram algumas atividades embasadas na cultura de paz e na metodologia Key Pranis de processos circulares - utilizada para  transformar conflitos, tomar decisões consensuais, criar acordos com base nas necessidades de todos os envolvidos e promover o reconhecimento e a compreensão mútua.

Uma das propostas dos processos circulares é a plena expressão das emoções numa atmosfera de respeito genuíno. Por isso, a docente utilizou dinâmicas de grupo para gerar empatia entre os aprendizes.

Em uma das ações, após assistirem a trechos do filme Escritores da Liberdade, os estudantes foram convidados a escrever suas histórias de vida em poesia. Os textos expressaram sentimentos que cada adolescente carrega consigo em virtude de fatos marcantes registrados na memória.

Foram necessárias 16 horas de trabalho para chegar ao resultado esperado. Nesse processo, a turma participou de atividades de escrita, reflexão e criação das poesias. D
epois, fizeram recorte e colagem de molduras para os poemas que geraram a exposição Varal Literário, realizada de 24 a 29 de abril na unidade durante a Semana Senac de Leitura.

A turma chegou à reflexão de que a história de vida de cada ser humano pode enriquecer uns aos outros, tornando todos mais tolerantes e solidários.

Além do varal, os poemas também foram publicados em um blog.

Para o aprendiz Lucas Freitas, o trabalho abriu a imaginação e a criatividade. “Aprendi sobre a composição de um poema e refleti sobre a vida e as coisas boas que faço e que posso fazer para o bem-estar de todos”.

Daniela Cristina de Queiroz Pavan, docente da turma, destaca que a partir da atividade os aprendizes se tornaram mais tranquilos e mais próximos uns dos outros. “Puderam ver e sentir a valorização de suas histórias de vida elevando a autoestima de cada um”.

Conheça o programa Aprendizagem do Senac São Paulo.

Notícias relacionadas:
- Centro de São Paulo vira sala de aula para alunos do programa Aprendizagem
- Centro de São Paulo vira sala de aula para alunos do programa Aprendizagem
- Centro de São Paulo vira sala de aula para alunos do programa Aprendizagem
- Centro de São Paulo vira sala de aula para alunos do programa Aprendizagem
- Segurança do trabalho é tema de atividade com jovens do programa Aprendizagem
- Segurança do trabalho é tema de atividade com jovens do programa Aprendizagem
- Ex-aluno do programa Aprendizagem torna-se empreendedor
- Ex-aluno do programa Aprendizagem torna-se empreendedor


Tags: Acontece na Unidade, Aprendizagem, Aprendizagem no Senac, Jovem Aprendiz, Peça de Teatro, Poesias, Programa Aprendiz, Senac SP


Últimas notícias

12/09/2019
12/09/2019
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU
06/08/2019
Visitas a empresas apresentam novas práticas de administração a alunos
05/08/2019
Vivência apresenta possibilidades profissionais a jovens da Fundação Casa
05/08/2019
Senac Registro oferece bolsas para indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira
05/08/2019
Sonho é para se realizar

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)