Home > Notícias
08/06/2017 11h34min

Ex-alunas de design de interiores contam como se tornaram empreendedoras

Ex-alunas do curso Técnico em Design de Interiores do Senac Santana, Priscila Canova San Martin, Fabiana Lirio Montandon com a docente Janine Nemeh Nogueira (Foto: Lize Shinagawa)

Ex-alunas do curso Técnico em Design de Interiores do Senac Santana, Priscila Canova San Martin, Fabiana Lirio Montandon com a docente Janine Nemeh Nogueira (Foto: Lize Shinagawa)

Das pranchetas da sala de aula para o universo do empreendedorismo. Essa foi a trajetória de Fabiana Lirio Montandon e Priscila Canova San Martin, que cursaram o curso Técnico em Design de Interiores no Senac Santana.

As duas concluíram a formação em 2015 e decidiram iniciar o próprio negócio. Fabiana trabalha como autônoma em art design e recentemente participou do evento Archathon, considerado a maior maratona de arquitetura e design das Américas.

Já Priscila, que além de designer de interiores é jornalista, divide suas atividades entre produção de conteúdo para seu site de decoração e a própria loja on-line de almofadas.

Mesmo após se formarem, as ex-alunas mantiveram contato com a docente Janine Nemeh Nogueira que, observando a atuação delas no mercado de trabalho, convidou a dupla para compartilhar experiências com os alunos da unidade.

Assim, em 27 de abril, Fabiana e Priscila voltaram ao Senac Santana e apresentaram suas trajetórias profissionais aos estudantes do Técnico em Design de Interiores e do Técnico em Processos Fotográficos.

Rotinas, projetos e networking
Após a abertura da palestra, feita pela docente Janine Nemeh Nogueira, Fabiana fez uma apresentação interativa, dividindo sua história em etapas no formato de uma linha do tempo.

O objetivo foi mostrar sua rotina como designer de interiores, as etapas do processo de trabalho e dar dicas sobre esse mercado. Para isso, ela explicou como negocia propostas, identifica as necessidades dos clientes e como funciona o acompanhamento de obras.

Depois apresentou projetos de interiores residenciais e comerciais que desenvolveu. Ela ainda destacou a importância do networking para ampliar oportunidades e recomendou a participação nas redes sociais da internet e em eventos da área, como Revestir, Expolux e Feicon.

Para finalizar, Fabiana apresentou o projeto que realizou em um MaxHaus, imóvel conhecido pelo conceito de arquitetura aberta e flexível. Por ser grandioso e detalhista, o trabalho permitiu que ela participasse do evento Archathon, considerado a maior maratona de arquitetura e design das Américas, cujo objetivo é revelar novos talentos do mercado.

Na competição, entre os mil projetos enviados, apenas 30 foram escolhidos pelos selecionadores do evento e o trabalho da ex-aluna estava entre eles.

Comunicação com design
Por sua vez, Priscila apresentou a relação que faz da profissão de designer de interiores com a mídia, sobretudo a on-line.

Fundadora do portal Decor Adorabile e da loja de almofadas on-line ligada ao mesmo site, a ex-aluna comentou sobre suas atividades como designer de interiores e jornalista.

O objetivo foi promover um debate com os alunos sobre o trabalho do designer de interiores e como ele pode divulgar seu portfólio e obter novos clientes, sem ficar exclusivamente na dependência da indicação para conseguir novos trabalhos.

Pensando nisso, explicou a construção do seu site, como ele funciona e descreveu como os profissionais de arquitetura e decoração fazem para divulgar seus trabalhos na mídia virtual e na impressa.  Para finalizar, falou sobre a importância de redes sociais, como o Facebook e o Pinterest, para os profissionais da área.

Ao final, os alunos interagiram ativamente com as convidadas e trocaram experiências e conhecimentos.

“Adorei a experiência. Fui muito bem recebida pelos professores e alunos e falar do que gosto é sempre muito bom”, comentou Fabiana.

Priscila completa: “Adoro debater sobre a profissão de designer de interiores com estudantes. Acho muito importante o Senac fazer esse paralelo entre profissionais que estão no mercado de trabalho e seus alunos, pois além dos ensinamentos teóricos, a escola também está empenhada em mostrar como as coisas funcionam na prática”.

Janaina da Silva, aluna de design de interiores, elogiou a iniciativa. “Estamos no final do curso e o bate-papo abriu novas ideias. Vimos que é possível trabalhar sozinha e ter sucesso. Elas falaram sobre a importância de ter parcerias com marceneiros e fotógrafos para ter um resultado positivo e vender o seu serviço e reafirmaram o que os docentes dizem sobre a necessidade de estudar sempre e estar em eventos sobre o mercado”, finaliza.

Conheça o curso Técnico em Design de Interiores que o Senac Santana oferece.

Notícias relacionadas:
- Turma de design de interiores faz planta residencial em escala real
- Turma de design de interiores faz planta residencial em escala real
- Turma de design de interiores faz planta residencial em escala real
- Pensar, criar e vender: cadeiras de alunos de design de interiores viram atração
- Pensar, criar e vender: cadeiras de alunos de design de interiores viram atração


Tags: Senac SP, autônomo, curso de design de interiores, decor, decoração, design de interiores, designer de interiores, empreendedoras, empreendedorismo, ex-aluna, ex-alunas, mercado de trabalho, projetos


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)