Home > Notícias
02/06/2017 17h

Combinações inesperadas despertam paladar no Circuito de Bebidas

Degustação ainda contou com cobertura fotográfica que integrou diferentes áreas e unidades

Taças de cerveja sobre sousplat do Circuito de Bebidas

Master Class abriu programação do Circuito de Bebidas no Senac Penha

Um jantar italiano regado a muitas taças de... cerveja! Essa foi a experiência proposta pela Master Class Senac: degustação para quebrar paradigmas de harmonização, realizada em 15 de maio, no Senac Penha. 

“Geralmente, relacionamos gastronomia italiana ao vinho e cerveja à comida de boteco. Mas esse menu apresentado foi uma grata surpresa”, afirma a fonoaudióloga Suzana Veloso Rodrigues, que esteve presente no evento. 

A atividade marcou a abertura da programação da unidade no Circuito de Bebidas, que chega em sua quarta edição com o objetivo de inspirar novas combinações e despertar o paladar do público para diferentes possibilidades de harmonização. 

Conduzida por Elton Rico, docente dos cursos de gastronomia do Senac São Paulo, e Marcelo Mensch, docente dos cursos de cerveja do Senac Penha, a noite lembrou um grande jantar entre amigos, no qual os anfitriões finalizavam os pratos enquanto conversavam com os convidados sobre detalhes e curiosidades das receitas e bebidas escolhidas. 

Uma salada de rúcula, presunto parma e figos caramelizados deu início à degustação, composta por uma cerveja diferente para cada item do menu. O título escolhido para harmonizar com a entrada foi a Trappistes Rochefort 6, de estilo Belgian Dubbel. “Pensei nessa cerveja belga para trazer um aroma de frutas. Acho que ela vai dar um peso suficiente, sem atropelar a salada, mantendo o equilíbrio”, afirma Marcelo. 

Como prato principal, Elton serviu um risoto de aspargos, abobrinha e ervilha-torta com queijo de cabra. “Dizem que o risoto é a maior relação entre o cozinheiro e a comida”, diz o docente sobre o preparo da receita, que exige dedicação integral para que chegue à mesa na cremosidade e ponto corretos do arroz. Para a harmonização, foi sugerida a Urthel Saisonnière, uma cerveja de estilo Belgian Saison com toque seco e fermentação condimentada, trazendo a lembrança de pimenta ao paladar.

Tradicional sobremesa italiana, o tiramisù acompanhado da Harviestoun Raspy Engine, de estilo Porter com frutas, encerrou as harmonizações da noite, ficando entre as mais elogiadas pelos participantes. Sozinha, a cerveja tem um leve sabor de chocolate, que ficou mais presente ao encontrar o mascarpone que compõe a sobremesa. 

“A gente vê esses pratos no dia a dia e não consegue imaginar uma combinação de cerveja com sobremesa ou risoto, por exemplo. O evento serviu realmente para quebrar esses paradigmas, foi maravilhoso”, diz a participante Greice dos Santos Miovec.  

Ao longo da degustação, o público também foi estimulado a experimentar todas as cervejas com os três pratos, identificando se havia harmonia, convivência ou desacordo nas combinações. Marcelo explica que os elementos presentes em uma comida ou bebida têm diferentes pesos, e que a ideia da harmonização é encontrar um equilíbrio entre eles. “Claro que o gosto pessoal também entra em questão. Não existe algo totalmente perfeito ou imutável. A ideia da harmonização é ser uma brincadeira de mistura de sabores, fazendo com que as pessoas continuem futuramente com essas experiências”, diz o docente. 

É o que Suzana tem feito ao receber os amigos em casa, após participar de uma série de workshops na instituição. “Eles já confiam nas combinações que proponho. Desmistifiquei muitas harmonizações nos eventos que participei no Senac e tenho ficado fascinada com esse universo. Pode ser que vire uma profissão, quem sabe?”, afirma. 

Cobertura em tempo real
A Master Class ampliou não apenas o repertório gastronômico dos participantes, como também a bagagem profissional dos alunos do curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac Tatuapé, que ficaram responsáveis pela cobertura fotográfica do evento. 

Composta por 21 estudantes, a turma foi supervisionada pelo docente Milton Mansilha, que também gerenciou a transmissão ao vivo de parte do evento nas páginas oficiais no Facebook do Senac São Paulo, Senac Penha e Senac Tatuapé.

“Por meio de ações como essa, na qual podemos reproduzir fielmente o mercado de trabalho, aprimoramos tanto o conhecimento do aluno quanto sua atitude no trabalho. Eles foram extremamente dedicados e profissionais”, elogia.

Para que todos os detalhes estivessem alinhados durante a atividade, os estudantes chegaram ao local com duas horas de antecedência para que pudessem se ambientar ao espaço e receber as orientações iniciais de Milton. 

O docente alertou os alunos sobre a importância da rapidez e objetividade durante as coberturas, assim como a sutileza para percorrer os espaços sem prejudicar a experiência do público presente. Compartilhou ainda um planejamento estratégico com as demandas e prazos a serem cumpridos na atividade. 

Uma hora antes do início da Master Class, os alunos já estavam a todo vapor, fotografando retrato dos palestrantes e algumas das harmonizações que seriam apresentadas naquela noite. O objetivo era gerar conteúdo para as redes sociais da instituição, engajando o público antes mesmo do início do evento. 

Divididos em grupos durante todo o evento, os estudantes revezaram as responsabilidades e estações de trabalho, que ocorreram em três espaços diferentes: a sala do evento, um estúdio adaptado para fotografia dos pratos e um laboratório de informática, usado para o tratamento de imagens e gerenciamento de publicações nas redes sociais. 

Atualmente no módulo de Fotojornalismo, a turma teve a oportunidade de vivenciar pela primeira vez uma cobertura jornalística. “A pressão de ter a responsabilidade de entregar algo rápido assustou um pouco no começo, mas o Milton empurra a gente para frente, dando bastante coragem e confiança. Foi muito gratificante quando notamos que conseguimos realizar um trabalho sério”, afirma a aluna Camila Gomes de Almeida. “A cobertura também ajudou as pessoas a perceberem se elas realmente querem atuar com isso, e eu confirmei que quero”, completa.

Circuito de Bebidas
Mais de 70 atividades movimentam as 16 unidades que recebem a quarta edição do Circuito de Bebidas. O evento, que segue até 30 de junho, ainda contará com a realização de outras Master Classes, explorando diferentes temas e harmonizações. Confira a programação completa e acompanhe as ações do evento nas redes sociais por meio da hashtag #CircuitodeBebidas.

Conheça os cursos na área de gastronomia que o Senac Penha oferece e o curso Técnico em Processos Fotográficos, oferecido pelo Senac Tatuapé. 

Notícias relacionadas:
- O registro fotográfico na cultura popular: Carnaval e suas nuances
- O registro fotográfico na cultura popular: Carnaval e suas nuances
- Profiteroles, trufas, mousse, cookies e panna cota são apreciados com bebidas
- Profiteroles, trufas, mousse, cookies e panna cota são apreciados com bebidas
- Desafio aceito: harmonizando cervejas e sobremesas
- Desafio aceito: harmonizando cervejas e sobremesas
- Desafio aceito: harmonizando cervejas e sobremesas


Tags: #CircuitodeBebidas, Circuito de Bebidas, Senac Penha, Senac São Paulo, Senac Tatuapé, Técnico em Processos Fotográficos, cerveja, cobertura em tempo real, cobertura fotográfica, cobertura jornalística, comida italiana, degustação, fotografia, fotojornalismo, gastronomia, gastronomia italiana, harmonização, harmonização de comida italiana com cerveja, master class, risoto com cerveja, salada com cerveja, sobremesa com cerveja, tiramisù com cerveja, tratamento de imagens


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
Bombeiro compartilha experiência na operação de salvamento em Brumadinho
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)