Home > Notícias
16/05/2017 13h35min

Dedicação e coragem são determinantes para o sucesso na profissão

Da esq. para dir.: Ana Zanovello, executiva de contas do Senac; Alex Marques, diretor geral da Cruzada Bandeirante São Camilo; Cristiane Mendes, gerente no Hospital Santa Joana e Selma Santos, gerente na Congregação Santa Catarina

Da esq. para dir.: Ana Zanovello, executiva de contas do Senac; Alex Marques, diretor geral da Cruzada Bandeirante São Camilo; Cristiane Mendes, gerente no Hospital Santa Joana e Selma Santos, gerente na Congregação Santa Catarina

"O talento não foi feito para se desperdiçar. É a semente de vida querendo desabrochar. É pedra não lapidada escondida por camada, pedindo para brilhar! Talento afinal, foi feito para dar expressão à canção que sempre ecoa do fundo do coração. É vida que vai fluindo, beleza que vai surgindo. Essência do ser em ação!". Poesia, de Vânia Portela, presente no livro Talento para a Vida, declamada por Maurício Pedro, gerente de Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, na abertura do evento que marca o lançamento, no dia 27 de abril, do Programa de Formação Inicial em Gestão de Saúde.

Nessa ocasião, os especialistas Alex Marques, diretor geral do Hospital São Camilo, e Cristiane Carvalho Mendes, gerente de hotelaria do Hospital Santa Joana e 
Selma da Costa Santos, gerente corporativa de faturamento da Associação Congregação de Santa Catarina São Paulo, para um debate sobre a importância da formação em gestão de saúde para estudantes que pretendem ingressar na área.

O curso, resultado da parceria do Senac e o Banco J.P Morgan,foi desenvolvido para qualificar profissionais que realizam trabalhos administrativos na área da saúde, como atendimento ao cliente, departamento pessoal e departamento financeiro.

Com aulas realizadas no Senac Tiradentes e com carga horária de 560 horas, o programa qualifica jovens e os auxilia na busca pelo primeiro emprego no segmento. 
O objetivo é capacitar jovens nessa área e encaminhá-los para o mundo do trabalho mais bem preparados. “Após o término do curso, eles serão direcionados para processos seletivos em empresas do setor que fazem parte da rede de relacionamento que o Senac possui”, afirma Maurício Pedro.

Mercado de trabalho
Cristiane de Carvalho Mendez é presidente da sociedade brasileira de hotelaria hospitalar e reforça a importância de estar sempre se preparando para o mercado. “Ninguém entra para o mercado se não for de uma forma sólida e com convivência”.

Ela lembra que, muitas vezes, aparecem 30 ou 40 pessoas para uma vaga. E apenas uma será contratada. “Por isso, a qualificação faz a diferença diante de seus concorrentes. Apenas aquele que estiver vem preparado será considerado capacitado para preencher aquele cargo”.

A profissional destaca as oportunidades que esses jovens podem ter dentro da área de hotelaria. “O profissional de gestão da saúde poderá atuar em vários segmentos dentro de um hospital, consultório, ambulatório, posto de saúde, entre outros. Do agendamento até a saída do paciente. Podem trabalhar com hospitalidade, na hotelaria, atendimento ao cliente, serviço de concierge...Há um leque de opções, mas é imprescindível ter organização, hospitalidade e gentileza nas ações. Para ser gestor de saúde, é preciso saber lidar com o cliente”. 

“Meus estudos me trouxeram onde estou hoje”. Assim Selma Santos 
se apresenta ao público de jovens estudantes. Ela conta que começou como aprendiz aos 16 anos. “Sou filha de pais semianalfabetos e tenho muito orgulho deles porque sempre me incentivaram a estudar”. 

A profissional atribui o sucesso na carreira ao amor pelo que se faz. “Antes de qualquer coisa, se forem se interessar por finanças ou pela área de hotelaria, o importante é vocês se identificarem pelo que, de fato, vocês vão ter prazer em fazer. Isso é que faz a diferença”.

“Garanto para vocês que dentro de um hospital, há várias áreas e uma delas você vão ter afinidade para seguir. E outra coisa: nunca parem de estudar. Isso faz muita diferença”, acrescenta.

“Na área de saúde, temos uma dificuldade muito grande de encontrar pessoas preparadas para podermos contratar. Por isso, para uma instituição de saúde, um hospital ou qualquer empresa, se tiveram formação e qualificação vai ser muito mais fácil entrar e permanecer na empresa", relata 
Alex Marques.

Esse programa também chamou a atenção de Max Dante, que atua no serviço de Proteção Social Especial (SMSDS) da Prefeitura de São Paulo e vê esse curso como uma grande possibilidade de motivação e aprendizado àqueles que estão em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. “Vim para ver se há a chance de, quem sabe, fazer uma parceria, e dar esse estímulo aos jovens. Entendo esse programa como uma oportunidade de contribuir para o futuro desse público que atendemos”.

Dedicação e esforço
Luana Pereira Miranda tem 19 anos, já trabalha na área de hospedagem em Barueri e está cursando esse programa no Senac Tiradentes. “Tenho o sonho de fazer o curso de enfermagem. Não vejo a hora. Esse curso só veio para confirmar a minha vocação. E de um jeito que eu pudesse fazer mesmo por ser gratuito. Se assim não fosse, não teria como fazer”. 

Luciano Sousa Rocha é um dos pais que acompanharam o evento. “Esse programa se encaixou perfeitamente ao cotidiano do meu filho. Ele que está terminando o ensino médio, trabalha e agora preencheu o seu dia com esse curso. Para nós, que temos poucas condições financeiras de arcar com altos custos com ensino, essa é uma grande oportunidade de desenvolvimento”.

Seu filho Isac de Araújo Rocha, 17 anos, aos 14 anos já trabalhava, como aprendiz, no Instituto do Câncer e foi lá que sentiu seu dom e vontade de atuar na área de saúde. “Sei que posso ajudar e me capacitando, sentirei confiança no que fizer ao lidar com pessoas”.

Para finalizar, Carlos Magno Marcondes, gerente regional da Central Nacional da Unimed, em vídeo, conta sua trajetória profissional, que começa em um hospital de Taubaté de deixa a mensagem para os jovens: “busca constante de aprimoramento, estar sempre preparado para as oportunidades, ter humildade e respeito pelo trabalho e colegas, senso de justiça, fazer cursos, treinamentos, ter foco e coragem e não medir esforços para alcançar os objetivos”.

Leia também: Formação gratuita em Gestão de Saúde está com inscrições abertas

Conheça o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo.

Tags: Senac São Paulo, atendimento corporativo, carreira na área de saúde, como ser gestor de saúde, curso de gestão em saúde, curso gratuito no Senac, desenvolvimento social, estudar é fundamental, jovens iniciantes na profissão, parceria, primeiro emprego


Últimas notícias

18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
04/09/2019
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços
07/08/2019
Evento Farmácia em Cena discute relação entre a saúde e a agenda da ONU

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)