Home > Notícias
02/05/2017 16h06min

Mostra Diversidade na Arte: evento totalmente desenvolvido por alunos

Alunos reunidos em sala de aula

Turma se organiza e cumpre todas as etapas para a realização de um evento

Provocar reflexões e discussões sobre inclusão, diversidade de gênero, sexualidade, raça, tolerância religiosa, utilizando como ferramenta: a música, a dança, o grafite e outras ações. Esse foi o desafio proposto à turma do curso Organizador de Eventos do Senac Lapa Tito.

Assim, os alunos criaram a Mostra Diversidade na Arte. Mas, não foi tão simples. Para que um evento fosse realizado, eles tiveram que trazer à prática todas as etapas necessárias para que a iniciativa pudesse atender aos requisitos e exigência do mercado da área. Para isso, estabeleceram as tarefas, pensando na qualidade das atividades e no prazo.

As etapas são:
- o pré-evento, que consistiu na turma ter que formar grupos de trabalho para elaborar o briefing
- montar cronograma e check-list
- levantar orçamentos das ações e possíveis apoiadores. (Esses grupos eram coordenados pelos próprios alunos se revezando na função de líder). 
- evento - os estudantes teriam que ficar atentos para cumprir as ações previstas e a correção de possíveis contratempos, como por exemplo a ausência de última hora de algum palestrante ou mudança de tempo para eventos previstos ao ar livre.
-  pós evento - fechamento do orçamento e da entrega de um relatório para a gerência e área de comunicação da unidade.

Roberto Halfin, docente desse curso, conta que a abertura do evento contou com um flash mob, no qual os a turma se juntaram com os alunos do programa Aprendizagem e começaram a dançar, motivando a todos que estavam no ambiente a participarem da festa. Logo em seguida, aconteceram diversas atividades de interação, que tiveram como proposta integrar o o público.

No dia 5 de abril, a cantora Lisa König e banda cantou músicas envolvendo um repertório que retratava a diversidade nas letras. Houve ainda a roda de conversa com a drag queen Melissa Babalu e com o ativista de direitos humanos Pierre Freitaz - oportunidades de debater o tema LGBT e tirar dúvidas a respeito.

No dia seguinte, a CIA Capoeira fez uma demonstração dessa dança/luta, que é parte da cultura brasileira e contou um pouco sobre a sua representação e importância no país. Teve ainda o workshop de dança africana e a exposição da arte de cinco grafiteiros diferentes, sendo que dois deles realizaram um live-painting (grafite ao vivo) juntamente com uma apresentação de dois DJs de hip-hop, ao mesmo tempo, os participantes puderam deixar sua marca grafitada em um painel.

O docente explica que a experiência de uma mostra para as turmas desse curso foi uma oportunidade para que vivenciassem todas as etapas e percalços que o desenvolvimento desse tipo de evento exige. Ele acrescenta que a prática aliada à teoria permite que o aluno sinta na pele as dificuldades e consiga transformar suas experiências em ações planejadas e, assim, entendam a importância de cada etapa.

"Para que essas etapas fossem cumpridas, os estudantes deveriam se conscientizar que a hierarquia e liderança tem como objetivo o resultado final e não a superioridade pessoal. Os egos devem dar lugar ao objetivo do grupo e ao sucesso do evento. Essa consciência treina o aluno a não levar discordâncias profissionais para o lado pessoal. A prática propicia o senso de responsabilidade do aluno para o compromisso final que é o sucesso do evento e do grupo. Os resultados têm se mostrado muito eficazes e temos bons profissionais atuando na área”, finaliza Roberto.

Conheça o curso Organizador de Eventos e o programa Aprendizagem, oferecidos pelo Senac São Paulo.


Tags: Senac Lapa Tito, como organizar um evento, debate sobre diversidade sexual, diversidade é tema, elaborar uma mostra, grafite, música e dança


Últimas notícias

20/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
16/09/2019
12/09/2019
12/09/2019
Concurso cultural elege a mais nova drag queen do Vale do Paraíba
04/09/2019
Quais são os riscos de ansiedade e depressão em profissionais de saúde?
03/09/2019
Centro Universitário Senac apresenta o Programa de Parcelamento Estudantil
29/08/2019
Em treinamento para copeiras, alunos falam sobre hotelaria hospitalar
29/08/2019
Editora Senac São Paulo representa Brasil na Feira Internacional do Livro de Macau
28/08/2019
Mulheres trans de Araçatuba recebem noite de beleza e ensaio fotográfico
27/08/2019
Conferência discute a logística do Vale do Paraíba e Litoral Norte
23/08/2019
Projeto de design de interiores leva cores e nova vida a instituição social
22/08/2019
Senac é destaque no Top of Mind de Proteção; alunos também são premiados
21/08/2019
Ação destaca importância da criatividade para profissionais da área de eventos
16/08/2019
Natureza e engenharia inspiram criação de moldes de flores de açúcar
15/08/2019
Aplicativo criado por alunas facilita atendimento podológico domiciliar
15/08/2019
Alunos participam de conferência de desenvolvedores da Apple na Califórnia
07/08/2019
Aprendizes compartilham possibilidades com jovens em diferentes espaços

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)