Home > Notícias
26/04/2017 17h51min

Turma de design de interiores faz planta residencial em escala real

Planta de apartamento desenhada pela turma do Técnico em Design de Interiores, em tamanho real, com fita crepe em chão preto do Senac Ribeirão Preto

Com fita crepe e conhecimentos de desenho técnico, turma projetou ambientes no chão da unidade

O desenho técnico é uma importante ferramenta de trabalho do designer de interiores, pois representa graficamente a dimensão, forma e o posicionamento de objetos e ajuda a projetar espaços.

Além de exercitar os conhecimentos no assunto em sala de aula, os alunos do Técnico em Design de Interiores do Senac Ribeirão Preto participaram de aulas práticas que desafiaram as turmas a ir além das pranchetas.

De 21 de março a 3 de abril, eles exploraram a área de convivência da unidade para elaborar a planta, em escala real, de um apartamento residencial de aproximadamente 70 metros quadrados.

A ação mostrou aos estudantes a importância do conhecimento em representação gráfica manual, que são desenhos técnicos elaborados com esquadros, escalímetro e lapiseiras.

Desenho técnico colaborativo
Para o desenvolvimento do trabalho, os docentes Fabiana Rodrigues, Renata Tozzi Marçal e Rodrigo Gutierrez entregaram aos alunos a planta de um apartamento, fita crepe e trena.

Os futuros técnicos foram divididos em grupos, que deveriam interpretar e montar, em escala real, a planta desse apartamento e mobiliá-lo pensando em um indivíduo ou grupo de pessoas que utilizassem o espaço de forma funcional e criar uma atmosfera agradável ao cliente.

Em seguida, os grupos se mobilizaram e iniciaram a atividade desenhando, no chão, com a fita crepe as paredes, portas e janelas.

Cada equipe ficou responsável por projetar uma área do apartamento, sendo que uma delas executou a sala, varanda, cozinha e área de serviço, a outra fez dormitórios e ambientes de circulação e a terceira elaborou os sanitários.

Durante a atividade, os alunos exercitaram as relações de escalas, conhecimentos de ergonomia (estudo e adaptação do ambiente às características psicofisiológicas do usuário), de circulação funcional (medidas mínimas necessárias para a melhor utilização e circulação do espaço) e em desenho de mobiliário.

A aluna Marília Carosia comenta a experiência: “tivemos a oportunidade de planejar, desenhar a planta, calcular medidas do espaço e definir a posição de mobiliário. Consegui observar e entender a real medida e proporção de tudo que envolve um projeto, vivenciando, assim, como seria um projeto em equipe”.

A docente Renata Tozzi Marçal destaca que a atividade foi realizada na etapa inicial do curso, quando os alunos estão conhecendo a linguagem do desenho técnico, e favoreceu os raciocínios lógico e espacial necessários ao profissional da área.

“Esse conhecimento exige do aluno a capacidade de abstração e racionalização dos ambientes construídos, por isso adotamos uma atividade que permitisse explorar vários sentidos e inteligências. Por um lado, a racionalização do desenho e, de outro, a experiência espacial, estimulando a imaginação e a percepção dos espaços reais”, explica.

Conheça os cursos na área de arquitetura e urbanismo que o Senac Ribeirão Preto oferece.

Tags: Arquitetura e Urbanismo, Técnico em Design de Interiores, desenho técnico, design, exercício de design, planta arquitetônica, projeto de design de interiores, prática, trabalho em equipe


Últimas notícias

22/05/2019
22/05/2019
22/05/2019
10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
Turma organiza evento gastronômico para praticar versatilidade de formatos
06/05/2019
Pós-graduação: Processo de Ingresso - 2º semestre 2019 está com inscrições abertas
03/05/2019
Festival organizado por alunos integra moda e arte
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)