Home > Notícias
28/03/2017 13h57min

Dinâmica desperta diálogo e troca de experiências entre gerações

Jovens e idosos conversam durante dinâmica

Aprendizes fizeram questões que remetiam à memória afetiva dos participantes

É no diálogo que o ser humano se constrói, desenvolve a capacidade de se comunicar e de ouvir o outro e, assim, se forma e se transforma.

Quando a conversa é entre diferentes gerações, a experiência é ainda mais enriquecedora.

Buscando proporcionar essa vivência, o docente do Senac Santana, Thiago Fescina Ribeiro, convidou os alunos do programa Aprendizagem para uma atividade diferente.

Em 23 de fevereiro, o grupo saiu da sala de aula e aproveitou a presença dos idosos que faziam agendamento para atendimentos de podologia na unidade para exercitar o diálogo.

Os jovens elaboraram uma dinâmica com o tema Bailinho de Carnaval, tocaram marchinhas de época e passaram de mão em mão alguns balões com perguntas que remetiam à memória afetiva.

Quando a música parava, os balões eram estourados e os idosos respondiam às questões. Eles contaram histórias e deram conselhos aos jovens, que os ouviam atentamente.

Entre as perguntas estavam: Qual o seu sonho? Qual é sua melhor lembrança? Qual foi o seu maior desafio? Você usa redes sociais?

Muitas das respostas surpreenderam os aprendizes. “Uma senhora disse que teria aceitado o seu primeiro pedido de casamento em vez de ter aproveitado a juventude como aproveitou. Me surpreendi, pois foi totalmente o oposto dos demais, já que a maioria disse que aproveitaria mais a vida antes de se casar”, comenta a aluna Fernanda Batista dos Santos.

Histórias de pessoas que saíram de casa ainda jovens para buscar oportunidades na cidade grande ou de uma mulher que foi obrigada a se casar ainda adolescente, assumiu a responsabilidade de cuidar dos filhos e se separou do marido para encontrar felicidade foram exemplos de coragem e superação.

“Conversamos e enxergamos com outros olhos o que eles estão vivendo. Cada vez que fazíamos uma pergunta, eles contavam tudo e mais um pouco. Riam muito, não tinham tempo para tristeza. Percebi que ser idoso não é estar perto do fim, mas estar mais vivo e cada dia mais feliz por estar com as pessoas que gosta e fazendo o que ama, sem arrependimento ou rancor”, destaca a aprendiz Marina Leme Soares.

O aluno Thiago Luan Chaves Silva perguntou a uma idosa o que faria se tivesse 18 anos hoje e também recebeu uma resposta inesperada. “Ela disse que não mudaria nada porque se formou, teve filhos e se casou. Apesar de ter passado por muitos altos e baixos disse que tudo valeu a pena. Me senti muito feliz por ter participado dessa atividade, pois ouvi histórias de outra geração e pude pensar na minha vida”, relata o aprendiz.

Após a dinâmica, a turma fez uma roda de conversa em sala de aula e compartilhou impressões e sentimentos sobre a atividade.

“A ação proporcionou, de maneira prática, o desenvolvimento da empatia e despertou o entendimento sobre a importância do respeito à convivência entre as gerações contribuindo para a formação cidadã de diversidade e tolerância”, explica o docente Thiago.

Conheça o programa Aprendizagem.

Tags: Senac Santana, atividade intergeracional, diversidade, diálogo, formação cidadã, idosos, programa Aprendizagem, tolerância


Últimas notícias

10/05/2019
10/05/2019
08/05/2019
06/05/2019
06/05/2019
03/05/2019
03/05/2019
7 dicas para manter a empresa segura no ambiente digital
03/05/2019
Turma de enfermagem acompanha procedimentos em centro cirúrgico
03/05/2019
Exposição promove reflexão sobre a beleza do envelhecimento
03/05/2019
Alunos aprofundam teorias da administração em projetos sustentáveis
02/05/2019
Com mão na massa, turmas refletem sobre logística e produção alimentícia
02/05/2019
Senac oferta cursos de cuidador de idosos em parceria com a Central Nacional Unimed
02/05/2019
Senac está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação a distância
02/05/2019
Centro Universitário Senac abre processo seletivo para professores
26/04/2019
Alunos de logística percorrem bastidores de indústria de capacetes
23/04/2019
Senac Francisco Matarazzo completa 40 anos de história
17/04/2019
Turma de fotografia expõe registros e retratos da cidade de São Paulo
17/04/2019
Aprendizes realizam ações com foco no mercado de trabalho
17/04/2019
Alunos de confeitaria apresentam receitas das cinco regiões brasileiras
16/04/2019
Barba, cabelo e bigode: alunas vivenciam profissão em nicho em expansão

Próximos Eventos

Instagram (@senacsaopaulo)